Connect with us

Hi, what are you looking for?

Filmes

Seis filmes imperdíveis para os amantes do rock

Para aqueles que são do rock, nós o saudamos! Esse post é para você.

O rock and roll surgiu em meados da década de 50, mas perdura até os dias atuais. Com transformações ao longo dos anos, o estilo musical representou principalmente nos anos de 1960 e 1970 uma bandeira revolucionária e influenciou pessoas do mundo inteiro. O ritmo tornou-se uma representação de rebeldia e contestação em relação a sistemas repressores, culturais, políticos e educacionais.

Além do impacto que teve historicamente, o estilo musical também possui como característica suas diversas subdivisões. Ao longo dos anos e das alterações da sociedade, o rock foi se expandindo. Podemos nomear alguns de seus subgêneros: rockabilly, folk rock, rock clássico, rock progressivo, rock psicodélico, glam rock, heavy metal, punk rock, grunge, indie rock, blues rock, entre tantos outros.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Sendo tão extenso e rico em conteúdo, o rock é um dos temas mais explorados no cinema quando o assunto é música. Por isso, aí vão algumas dicas de filmes para os roqueiros.

1 – Nowhere Boy

Ou então, o “Garoto de Liverpool” em português, o filme conta a história da juventude de John Lennon. Com foco na adolescência rebelde e solitária do músico, o drama busca mostrar principalmente sua relação com a mãe, Julia Lennon, e com sua tia Mimi Smith, quem o criou. Além de, claro, retratar o início de sua amizade com Paul McCartney e o surgimento de uma das bandas mais icônicas da história, os Beatles.

Baseado no livro “Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon” , com direção de Sam Taylor Wood e roteiro de Matt Greenhalgh, o longa concorreu a cinco Oscars, mas não conquistou nenhum.

2 – Shcool of Rock

Muitos devem conhecer, mas “Escola do Rock” é indispensável quando falamos de filmes sobre rock. Com direção de Richard Linklater, o enredo gira em torno do inigualável Dewey Finn, representado por Jack Black (escolha perfeita para o papel). Dewey era um músico desempregado e frustrado por ter sido expulso de sua banda “No Vacancy” que mora com o amigo Ned Schneebly. Quando recebe um telefonema em casa a respeito de um emprego de professor substituto, que na verdade era para Ned, o músico vê uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil. No entanto, o que ele não esperava era encontrar alunos tão talentosos musicalmente.

O filme fez muito sucesso e pode ser considerado um clássico dos anos 2000.

Advertisement. Scroll to continue reading.

3 – Almost Famous

“Quase famosos” é baseado na história real do diretor Cameron Crowe. O filme retrata um menino de 15 anos que consegue um trabalho na aclamada revista de música Rolling Stones, sem precisar comparecer na redação, ou seja, ele finge ser mais velho. Sua função era acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos.

Crowe acompanhou e escreveu sobre a turnê da banda Led Zeppelin e algumas cenas do filme foram baseadas em situações vividas pelo diretor. Personagens presentes no filme também existiram, como o crítico musical Lester Bangs, interpretado por Phillip Seymour Hoffman e a marcante Penny Lane, representada por Kate Hudson.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O longa foi um sucesso de crítica e levou o Oscar por Melhor Roteiro Original.

4 – The Boat That Rocked 

“Piratas do Rock” é um filme que propõe contar a história de uma rádio pirata nos anos de 1960. Amigos apaixonados por rock’n roll vivem em um barco atracado na costa da Inglaterra e decidem disponibilizar rock 24h por dia em uma época em que a principal rádio era a BBC, que só dedicava duas horas de rock a cada dia. Com personagens muito bem construídos e uma trilha sonora ótima, a comédia cumpre com o esperado.

5 – Across the Universe

O psicodélico “Across the Universe”, dirigido por Julie Taymor, utiliza as músicas dos Beatles para interpretar as guerras, a revolução, o amor e a paz vivenciados nos anos 1960. Com diversas referências da época, podemos associar os próprios personagens com artistas do rock. Sadie, por exemplo, remete à cantora Janis Joplin, enquanto, Jojo seria uma metáfora do músico Jimi Hendrix.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O filme consegue unir os acontecimentos factuais com psicodelia característica da década.

6 – Sing Street

O filme dirigido por John Carney conta o drama de Conor, um menino que encontra em Raphina, uma adolescente aspirante a modelo, a fuga de uma vida monótona. Para conquistá-la, ele a convida para ser estrela principal do videoclipe de sua banda. Só que ele esqueceu de um detalhe, ele não tem uma banda. A partir daí, Conor corre atrás de amigos para montar uma banda e descobrir seu verdadeiro estilo dentro da música.

Se você é amante do Rock você tem que assisti-los! Qual será o primeiro?


Por Manuella Neiva

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Música

Uma das maiores lendas do rock nos deixou hoje. Eddie Van Halen morreu na manhã de hoje (06/10) aos 65 anos vítima de câncer,...

Música

Live vai acontecer domingo, 5 de julho Para comemorar o mês do Rock, o Detonautas Roque Clube faz live neste domingo, dia 5 de julho, às 18 horas, diretamente do estúdio Mobília Space,...

Agenda

Data: 12 de julho Horário: 18hrs Canal: Omelete Atrações: Sepultura, David Ellefson (Megadeth), Titãs, Angra (com uma homenagem a André Matos), os Mutantes, Matanza Ritual,...

Advertisement