“Squid Game”, da Netflix, se tornou o assunto mais comentado nas redes sociais nos meses de setembro/outubro de 2021.
A série coreana de suspense e sobrevivência, “Squid Game”, que mostra um grupo de pessoas participando de uma misteriosa competição onde eles jogam jogos infantis mortais por dinheiro, foi lançada em 17 de setembro de 2021 e desde então se tornou popular em todo o mundo.
Depois de apenas onze dias do lançamento, o K-drama se tornou o maior programa não-inglês da Netflix, superando a série francesa “Lupin” e a série espanhola “Money Heist” (La casa de papel).
Após isso, foi afirmado em um evento público pelo co-CEO e chefe de conteúdo da Netflix, Ted Sarandos, que “Squid Game” está na seleta lista dos programas da Netflix mais assistido de todos os tempos.
O mais popular de todos os tempos?
Atualmente há sete meses do lançamento, apenas nas primeiras quatro semanas a série acumulou 1,65 bilhão de horas de visualização, de acordo com os dados mais recentes da Netflix. Isso consolida “Squid Game” como a série Netflix mais popular de todos os tempos.
Ainda entre setembro e outubro de 2021, no total, as pessoas passaram cerca 182.000 anos assistindo “Squid Game” na Netflix – somando o tempo de reprodução da obra globalmente.
A série tem apenas nove episódios e, com exceção do penúltimo, todos têm cerca de uma hora de duração. Anteriormente o maior lançamento de série do serviço de streaming era “Bridgerton”.
Entretanto, “Bridgerton” só tinha esse título desde janeiro de 2021, e havia algumas dúvidas sobre quantas pessoas realmente assistiram a série por completo, já que a Netflix tinha uma política confusa de contar dois minutos como uma “visualização”.
Isso significa que um assinante poderia, teoricamente, desistir de um programa depois de alguns minutos e ainda se juntar às pessoas que assistiram a tudo. Além disso, assinantes que assistem filmes e séries com VPN para Netflix também não entram na conta.
Entendendo o método de contagem
A Netflix aplicou a mesma métrica em “Squid Game”, dizendo que 142 milhões de assinantes assistiram a série, entretanto, novamente, isso foi baseado apenas em quantas pessoas assistiram dois minutos ou mais.
Isso não é o mesmo que contar quantas pessoas compraram ingressos para um filme no fim de semana de estreia.
Nem é o mesmo que as classificações da popular empresa de auditoria americana Nielsen, onde temos uma visão mais completa da demografia e não apenas o que é popular, mas o que é impopular, como os programas menos vistos.
No entanto, após uma pesquisa mais elaborada, ao contar as horas de visualização agregadas e trazer uma empresa de contabilidade para auditar os resultados, a Netflix, pelo menos superficialmente, trouxe mais transparência e uma avaliação mais precisa do envolvimento geral do público em “Squid Game”.
Atualmente a Netflix conta com uma página dedicada que disponibiliza os dados em tempo real das séries e filmes mais assistidos (classificados por horas de visualização) ao redor do mundo.
Sobre o que é o Squid Game?
Caso você ainda não tenha assistido a série, aqui está uma breve explicação do que se trata a história.
“Squid Game” é uma série de suspense e sobrevivência que segue Seong Gi-hun, um homem azarado, viciado em jogos de azar e endividado, que acaba se juntando a um jogo misterioso ao lado de 455 outras pessoas para ganhar um prêmio bilionário.
Ao longo dos 9 episódios, descobrimos que os jogos são muito mais sinistros do que parecem –o que parecem jogos inocentes da infância se tornam competições mortais. Além disso, ao longo dos episódios acompanhamos a história de diferentes personagens e suas vidas antes de entrarem no jogo.
Pessoas mascaradas em capuzes vermelhos são a receita para o sucesso
Como os dados indicam o segundo programa não inglês mais popular da Netflix – com 619 milhões de horas de exibição – é o “Money Heist: Part 4” da Espanha.
Curiosamente, a série também apresenta pessoas mascaradas com capuzes vermelhos, então parece que essa é uma receita para o sucesso; ou apenas uma coincidência incrível.
A terceira temporada de “Stranger Things” e a primeira temporada de “The Witcher” são o segundo e terceiro programas ingleses mais populares e o quarto e quinto títulos de TV mais populares na Netflix em geral.
Ainda sobre a série coreana, a demanda pela segunda temporada disparou graças ao final da primeira temporada, mas o criador, escritor e diretor Hwang Dong-hyuk revelou em entrevista que ele “não tem planos bem desenvolvidos para Squid Game 2”.
Ele acrescentou:
“Mas se eu fosse fazer isso, certamente não faria sozinho. Eu consideraria usar uma sala de roteiristas e gostaria de vários diretores experientes para dar continuidade a franquia”.
Entretanto, recentemente, foi oficializada a segunda temporada da série, que ainda se encontra sem previsão de estreia.