No dia 5 de outubro de 2019, o Rock in Rio teve um dos melhores shows de sua história. A cantora P!nk foi a headliner da noite, enfileirando hits, com uma proposta circense que terminou com a artista sobrevoando o público. Já no Rock in Rio de 2022, foi a vez de Dua Lipa fazer um show memorável. Na ocasião, a cantora foi a headliner escolhida para encerrar o festival. Além disso, vale relembrar que todo o line-up do Palco Mundo e do Palco Sunset neste dia foi composto por mulheres. Isto não se repetirá no The Town.
Leia mais: O Dia Delas no Rock In Rio 2022
Infelizmente, o The Town não seguiu com a crescente representatividade feminina entre as atrações principais. O festival que começa neste final de semana em São Paulo não tem nenhuma mulher encerrando as noites no Palco Skyline.
Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, que organiza os dois festivais, afirmou em entrevista recente que isso se deve basicamente a conflitos de agenda e a uma mudança de postura das maiores artistas pop da atualidade. Segundo ela, popstars como Beyoncé, Taylor Swift e Rihanna se tornaram tão grandes que priorizam a realização de shows solo em estádios ao invés de participar de festivais.
Leia mais: Rock In Rio 2022: A grandeza de Dua Lipa em uma épica viagem disco pop
E de fato isso é uma verdade. Em 2023, Beyoncé deve arrecadar mais de 2 bilhões de dólares com a sua Renaissance World Tour, que se encerra em outubro. Já Taylor Swift passará pelo Brasil em novembro, com a elogiada The Eras Tour. Outra artista citada, Rihanna apareceu grávida no seu show de intervalo do Superbowl LVII, após um longo período longe dos palcos para se dedicar às suas empresas de cosméticos, maquiagem e lingerie. Parece que a diva não deve retornar tão cedo aos palcos.
O que esperar para as próximas edições do The Town?
Tudo indica que, se essa dinâmica não mudar, não teremos vozes femininas de destaque como headliners dos festivais da Rock World. Talvez seja necessário empreender o mesmo esforço que trouxe Bruno Mars para ser o headliner em dois dias do festival. O artista, que encerra as noites dos dias 3 e 10 de setembro, recebeu o maior cachê já pago pelos Medina. Quem sabe assim as grandes divas pop da atualidade venham para as próximas edições do festival.
Leia também: The Town: expectativas para os principais shows do Palco Skyline
Para além dos esforços financeiros, o Brasil está recebendo uma avalanche de festivais e de megashows em 2023. Isso ainda parece estar relacionado aos eventos que não foram realizados em função da pandemia. Somente no segundo semestre, o país receberá The Weeknd, Taylor Swift, Paul McCartney, RBD, entre outros. Isso certamente está acontecendo ao redor do planeta, o que pode reduzir as chances de trazer artistas que estão no topo das paradas, de um modo geral.
Por fim, resta a esperança de que, num futuro próximo, a organização do festival saia na frente na negociação de artistas com carreiras consolidadas e uma base sólida de fãs, como por exemplo, Miley Cyrus, Lana Del Rey e Billie Eilish. Todas essas artistas estiveram recentemente no país, em outros festivais, e certamente seriam ótimas atrações principais do próximo The Town.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.