Connect with us

Hi, what are you looking for?

Geek

Ugra Fest – Quadrinhos e Publicações Independentes

Hoje a coluna está um pouco diferente! Ao invés da tradicional resenha de alguma HQ Nacional, vamos falar de um evento dedicado às HQs independentes que já está em sua sexta edição! É o Ugra Fest – Quadrinhos e Publicações Independentes, que será realizado neste final de semana (8 e 9 de julho de 2017) no SESC Belenzinho (SP), com entrada gratuita para todas as suas atividades.

A primeira edição deste evento ocorreu em 2011 com o título de Ugra Zine Fest. Contando com boa participação de artistas e visitantes, o evento teve 5 edições consecutivas realizadas até 2015, sendo que três delas foram indicadas ao Troféu HQ Mix. Entretanto, os organizadores Daniela e Douglas Utescher enxergaram que esse cenário era maior do que apenas fanzines. Existe um universo de artistas independentes produzindo quadrinhos em publicações com propostas diferentes dos fanzines. Com o objetivo de proporcionar espaço a estes trabalhos autorais. O Ugra Fest ressurge em 2017 após um período de reformulação, colocando em primeiro plano as HQs nacionais, independentes e autorais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Feira

A partir dessa premissa, a principal atividade do UgraFest é a feira de editores e autores que vêm de diversas partes do país. Os artistas e coletivos terão espaços exclusivos para expor e comercializar seus trabalhos, além de conversar com o público presente. Para os visitantes essa é uma excelente oportunidade para conhecer de perto a efervescente produção impressa contemporânea de quadrinhos.

Exposições

Advertisement. Scroll to continue reading.

O UgraFest deste ano contará com duas exposições simultâneas no ótimo espaço disponibilizado no SESC Belenzinho. Marcatti 40 é uma justa homenagem às quatro décadas de carreira de Marcatti, o mais icônico autor de quadrinhos underground do Brasil. A mostra reunirá 40 interpretações do personagem Fráuzio, o mais conhecido personagem do autor, cada uma delas assinada por um artista brasileiro distinto. A outra mostra é o Panorama Nacional de Zines e Publicações Independentes, um retrato da produção impressa independente contemporânea no país. Para quem faz ou pretende iniciar na produção de fanzines, está aí uma chance de conhecer os principais títulos dos artistas, além de obter ótimas referências de trabalho.

Palestras

“O que são Quadrinhos Independentes?” Este é o tema da palestra de Liber Paz que vai discutir a força que as HQs conquistaram nos últimos anos graças uma série de fatores, como o barateamento e diversificação de métodos de impressão, o surgimento de ferramentas online para a venda e divulgação, a popularização das plataformas de financiamento coletivo, dentre outros. Na palestra “OuBaPo” a tradutora e doutoranda Maria Clara Carneiro irá falar sobre as origens do movimento, seus criadores e desdobramentos.

O Ugra Fest também contará com uma apresentação do coordenador do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, Afonso Andrade, sobre as duas décadas do evento realizado em Minas Gerais no ano em que chega a sua 10º edição, prevista para novembro. Outro palestrante será o editor Sérgio Chaves, falando sobre os 10 anos e as 17 edições da revista independente Café Espacial.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Bate-Papo

Um dos debates que fazem jus à promessa é o bate-papo “O Legado de Toninho Mendes e da Circo Editorial”, homenagem à lenda do mercado editorial brasileiro, falecido em janeiro de 2017. A conversa terá como debatedores os quadrinistas Laerte, Luiz Gê, Fernando Gonsales e Franco de Rosa e será mediada pelo editor e criador do prêmio HQMix, Gualberto Costa.

O debate “Quadrinhos para Momentos de Turbulência: Abordagens Políticas na HQ Brasileira Contemporânea” reunirá os quadrinistas Diego Gerlach, Ricardo Coimbra, Fabiane Langona e Rafa Campos Rocha em uma conversa sobre como a política é representada nos quadrinhos e como estes podem influenciar no debate.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Participando de todas estas atividades, está uma lista recheada de Artistas Convidados, entre eles: Al Stefano, André Diniz, André Toral, Bira Dantas, Camilo Solano, Chico Felix, Escape HQ, Fabiane Langona, Fábio Zimbres, Felipe Bezerra, Flávio Luíz, Floreal, Franco de Rosa, Galvão Bertazzi, Germana Viana, Gilmar Machado, Guilherme Petreca, Juscelino Neco, Kellen Carvalho, Kiko Garcia, Laudo Ferreira, Lobo Ramirez, Luciano Salles, Luiz Berger, Marcos Batista, Miolo Frito, Pablo Carranza, Paulo Batista, Paulo Crumbim, Pedro Cobiaco, Pedro D’Apremont, Pietro Luigi, Ruis Vargas, Shiko, Thiago Ossostortos, Tiago Elcerdo, Victor Bello, Victor Freundt, Walmir Orlandeli e Will.

Além de toda essa programação intensa e diversificada, o evento ainda vai ter Oficinas práticas de Carimbo em EVA, Auto-Publicação, Lettering e uma atividade intitulada “Todo Mundo Pode Fazer Quadrinhos”. As inscrições para as oficinas devem ser realizadas pelo site do evento. Para quem vai acompanhado dos filhos, as atividades para crianças serão as Oficinas de OuBaPo e de Estêncil.

O Ugra Fest é uma iniciativa da Ugra Press, editora e livraria independente paulistana especializada em quadrinhos e contracultura. A arte do cartaz deste ano é assinada pelo quadrinista paraibano Shiko, autor de álbuns como Lavagem (Mino) e Piteco – Ingá (Panini).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para outras informações, acesse nossa agenda cultural:

[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”https://woomagazine.com.br/ugra-fest-2017/”]Agenda[/button]

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Tercio Strutzel ama ler, escrever e desenhar histórias em quadrinhos. Foi editor do fanzine Paralelo, mas hoje quase não consegue tempo pra desenhar. Se especializou em Presença Digital, mas tem diversos projetos fervilhando na mente. Está sempre em busca de atividades culturais por São Paulo. Também é serial reader de Ficção, Fantasia e Terror e viciado em séries.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Listas

Os quadrinhos de uma turma que atravessa gerações As histórias daquela menina baixinha, gorducha e dentuça, ensinou milhares de brasileiros a gostar de ler....

Geek

Entre os dias 18 de maio e 1 de junho, serão revelados os próximos títulos para Marvel, DC e muito mais No dia 18...

Filmes

A Sequência de “Avatar” sairá já em janeiro de 2021, mas em quadrinhos. Parece que os fãs do filme de James Cameron vão ter...

Geek

Enganaram-se aqueles que acharam que o Coronavírus pararia os Nerds do mundo. Vários eventos da cultura pop, que não puderam ter suas versões físicas,...

Advertisement