Os assuntos que envolvem o espaço sideral, o universo, as constelações e as viagens espaciais sempre chamaram a atenção da humanidade, desde os primórdios dos estudos da astronomia, quando o humano olhou para o céu e se encantou encontrando mais perguntas do que respostas, passando pela descoberta da astrofísica, até os dias de hoje.
E por ser uma ciência tão encantadora, que tem inúmeros seguidores, entusiastas, pesquisadores e curiosos amadores e profissionais, é que merece ser homenageada hoje. Como nenhuma comemoração pode ser boa sem música, preparamos uma lista de músicas com a temática “espacial” para um homenagem divertida.
- Space Oddity (David Bowey)
A música, que foi o primeiro grande sucesso de David Bowie, virou hit, pois foi lançada na mesma época da missão Apollo 11 (que chegaria à Lua).
- Blue Sky (Big Head Todd And The Monsters)
Essa canção foi escrita especialmente para a Missão Discovery (2005) que foi a primeira depois do desastre que ocorreu com a Missão Columbia (2003).
- The Galaxy Song (Monty Python)
É uma canção do grupo Monty Python escrita para o sketch “Transplantes de órgãos vivos” que faz parte do filme “O Sentido da Vida”.
- The Observer (Haggard)
A banda Haggard gravou um disco inteiro em homenagem ao multitalentoso Galileu Galilei. Essa faixa traz alguns fatos da vida do astrônomo como observador.
- Countdown (Rush)
A música de 1982 foi uma homenagem da banda Rush para o primeiro ônibus espacial, o Columbia, construído pelos Estados Unidos, projetado com base no ônibus espacial de testes Enterprise.
- Pluto (2 Skinnee J’s)
A letra de Pluto faz uma comparação da situação das minorias da sociedade atual com a decisão que foi tomada de excluir Plutão da categoria de planeta.
BÔNUS!
- Star Wars Theme
É uma música instrumental, não fala sobre astros e planetas, mas não tem como ouvir e, logo no comecinho, já vão se sentir como um especialista em vida em outros planetas ou um piloto de naves espaciais.
Falando Nisso…
O Planetário Ibirapuera ainda vive
Para continuar a alimentar o gostinho pela astronomia e pela astrofísica dentro de cada um, além da nossa playlist espacial, o “Planetário Professor Aristóteles Orsini” (mais conhecido como Planetário Ibirapuera) continua “firme e forte” depois de completar 60 anos de existência em Janeiro. Continua ensinando e divertindo para contagiar as pessoas com suas sessões educativas e fantásticas.
As sessões tem duração média de 40 minutos e vão muito além do entretenimento, que aliás é um espetáculo a parte, pois também estão preocupados em ensinar sobre a ciência que ali é a “rainha”. As senhas para participar são distribuídas uma hora antes e uma vez começada a sessão, com certeza, sairá de lá conhecendo muito mais sobre o assunto.
Alem do planetário, existe também a “Escola de Astrofísica Aristóteles Orsini” que oferece cursos e palestras sobre o tema. Também é possível fazer observações do céu, basta conferir a programação do local pelo site.
[divider] Serviço [/divider]
Local: Av. Pedro Álvares Cabral – Pq. Ibirapuera (Portão 3)
Telefone: 11 5575-5206
Ingressos: Gratuito (entregues antes da sessão)
Classificação: Acima dos 5 anos
Por Beatriz Bertolli Paulini
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.