Connect with us

Hi, what are you looking for?

Especiais

Vem aí a 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira

No dia 29 de Julho no Theatro Municipal do Rio de janeiro, acontecerá a 28ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Este ano o evento vai homenagear o cantor Ney Matogrosso, que completa 76 anos do primeiro dia do mês de agosto, celebrando toda sua malemolência e gingado. O evento, segundo seus criadores, tem como objetivo premiar a variedade imensa de manifestações musicais do país, incentivando a descoberta de novos talentos e, ainda, de propiciar encontros produtivos entre as várias tendências da música procurando a mais alta qualidade na música brasileira.

A premiação teve sua primeira edição em 1988 com uma homenagem a Vinícius de Moraes. Em anos alternados um artista em vida e outro já falecido é homenageado. Já receberam o tributo as cantoras Elis Regina, Rita Lee e Maria Bethânia, assim como, os cantores Milton Nascimento, Lulu Santos, Jair Rodrigues, Tom Jobim e Gonzaguinha. A votação é realizada por um corpo de jurados formado por nomes representativos da diversidade musical, e a eleição do premiado em cada categoria se baseia estritamente no mérito artístico de cada artista e/ou obra.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O homenageado já participou por diversas vezes cantando, apresentando e iluminando a premiação. Ney Matogrosso é conhecido por seu jeito único e inigualável. Com 50 anos de carreira, fez parte da icônica banda Secos & Molhados (1973-1974) e foi considerado pela revista Rolling Stones a terceira maior voz da música brasileira. No palco, Ney se transforma com todo o seu figurino, coreografia e maquiagem, e com seu jeito cru e sincero de ser que cativa um enorme público que o acompanha.

Ney Matogrosso é um artista nunca visto antes no Brasil e dos raros que atravessa gerações ao longo de 5 décadas. O último show do artista, Atento aos sinais”, em cartaz desde fevereiro de 2013, permanece em turnê nacional com casas cheias há mais de quatro anos. Um recorde na trajetória do intérprete. Ney vai em busca do novo, e sempre surpreende a cada apresentação.

Em 2017, a festa ficará por conta da cantora Zélia Ducan e da atriz Maitê Proença. E terá apresentações musicais das cantoras Karol Conka e Ivete Sangalo que, provavelmente, interpretará a canção “Sangue Latino”, e dos cantores Pedro Luís, Lenine e Egberto Gismonti e a organização promete muito mais surpresas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O prêmio conta com um conselho permanente de oito personalidades ligadas à cultura brasileira, todos com poder de voto e responsáveis pelas diretrizes da premiação. São eles: Gilberto Gil, João Bosco, Zuza Homem de Mello, Carla Grasso, Zé Maurício Machline, Wanderlea, Antônio Carlos Miguel e Paulo Moura. As categorias incluem melhores albúns de MPB, Samba, Rock, Reggae, Funk, além de melhor arranjador, projeto visual e melhor canção.

Para burlar a crise, o criador do evento, Mauricio Machline, reuniu artistas, que fazem parte da história, e deram inicio à campanha #VaiTerPrêmiodaMúsica para manter a festa que estava sem patrocínio. Nas redes sociais foram publicados vídeos pedindo pela continuação do evento, amado por todos, que já dura quase 3 décadas. E, pela primeira vez, o público poderá conferir de perto a premiação no teatro. Cerca de 1800 ingressos estão sendo vendidos pelo site do IngressoRapido.com com preço variados dependendo dos lugares escolhidos.

Após a realização da cerimônia de entrega dos prêmios e dos tributos, o homenageado e convidados fazem uma turnê por capitais brasileiras apresentando o show nos moldes como foi apresentado na grande premiação. No ano passado as cidades de Porto Alegre, Brasília, entre outras, receberam o show que conta com um rodízio de artistas levando a festa da MPB para todo o Brasil, e contou com a apresentação de grandes nomes como: Gal Costa, Zeca Baleiro, Ivete Sangalo, Maria Gadú e Lenine.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Vamos aguardar o que vem por ai esse ano.


Por Carolina Gomes

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

1º prêmio machado Darkside vai selecionar projetos inéditos que contemplam as palavras de várias formas como álbuns de música, reportagens, games, e até livros...

Filmes

Joaquin Phoenix começa a fazer história O novo filme do vilão da DC “Coringa” quebrou um paradigma ao ganhar o prêmio principal no Festival...

Filmes

“Tio Tomas: A Contabilidade dos Dias“, de Regina Pessoa, vence o 27º Anima Mundi RJ Foi anunciado neste domingo, 21 de julho, no Rio...

Advertisement