Já diziam os mais velhos: se conselho fosse bom, vendia. E não é que essa premissa mostrou-se verdadeira? Hoje, frequentemente, vemos livros com os mais diversos conselhos sobre tudo: como morar sozinha, como consertar algo, como fazer nossos dias mais produtivos, como nos tornarmos melhores pessoas… Ou seja, alguém realmente capitalizou a sabedoria antiga.
Hoje, livros de auto-ajuda, categoria que mais dá conselhos para as pessoas, tornou-se um negócio que não parou de crescer mesmo em tempos de crise. Em 2015, a venda desse tipo de obra cresceu 42% se comparados ao mesmo período de 2014. E engana-se quem pensa que são escritos com bases religiosas: muitos deles, na verdade, são conselhos sobre carreira, dinheiro e vida profissional.
Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor, é autor de diversos livros de auto-ajuda e seus temas abrangem bastante conselhos de como ser um melhor profissional e como ter uma ocupação estável. Cury já escreveu cerca de 40 livros, que venderam mais de 25 milhões de exemplares e foram publicados em mais de 70 países. Entre suas obras mais famosas estão: “Bons Profissionais e Excelentes Profissionais”; “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”; e o “Vendedor de Sonhos”, que em 2016 ganhou uma versão cinematográfica, algo que já vem sendo tendência no cinema mundial: livros que visam aconselhar, agora também se tornam filmes.
Sem dúvidas, existem leitores ávidos à busca deste tipo de literatura. Nunca houve tanta pressão, a economia (nacional e mundial) passa por níveis baixíssimo de rendimentos, crianças, jovens, adultos e idosos sofrem com doenças causadas pelo estresse, depressão, ansiedade e outros males que nada mais são do que consequências. E ao precisarem de ajuda recorrem a auto-ajuda, visando conhecer e pôr em prática o que está escrito lá.
Outro livro que já gerou diversos documentários, filmes e debates é “O Segredo”, de Rhonda Byrne. O livro, muito mais que oferecer conselhos, faz uma verdadeira análise sobre a lei da atração, que diz que podemos ter tudo o que de fato desejamos, desde que saibamos como usar o universo para atrair as coisas. A primícia dele serviu como forma de catapultar outras centenas de livros que debatem sobre essa informação, bem como ensina a melhor maneira de usá-la e o que fazer com ela. O Segredo conversa também com a baixa auto-estima, a falta de confiança, a depressão e o medo, e ainda que não mostre caminhos seguros de vencê-los, mostra que existe lugares diferentes do que as pessoas estão hoje.
E é justamente sobre a mudança o que os livros mais falam atualmente. Até mesmo grandes contadores de histórias, como Paulo Coelho, volta e meia colocam em seus escritos temas que dão conselhos, mas bem disfarçados em seus contos. Não é incomum vermos obras de Coelho misturadas entre os livros de auto-ajuda justamente pelas temáticas que o escritor trabalha. Ele conquista um público que entende a mensagem que está intrinsecada no material, mas ao mesmo tempo não se sente a vontade buscando ajuda nesse tipo de conteúdo. O conselho é passado, mas de forma indireta.
Outra obra que há pouco tempo chegou no cinema foi o sensível (e religioso) “A Cabana”, de Willian P. Young. Lançado em 2007, só até 2009 já tinha vendido mais de 10 milhões de cópias pelo mundo. O enredo do livro é dramático e triste, mas pode ser enriquecedor: uma família perde seu membro mais jovem, a mãe se apega a Deus e o pai se afasta, culpando o ser divino pela morte da filha. A história é sobre perdão e compaixão. Bem como qualquer obra, essa não deixou de ser controversa: enquanto muita gente amou o livro, outras pessoas o odiaram e fizeram campanha contra. De qualquer forma, este é um dos produtos de auto-ajuda mais exitosos do mundo e constantemente está entre os livros mais vendidos.
Seja como for, dar conselho tornou-se algo bom porque ajuda milhões de pessoas mundo afora, mas, e de maneira obvia, transformou-se em algo lucrativo, já que todo mundo precisa de um conselho. Ainda mais se ele tiver ares de ajuda profissional.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.