Nas duas últimas semanas, falamos aqui das escritoras nacionais que não podem faltar em nossas estantes. Hoje, as autoras estrangeiras invadem a nossa Bookland e pedem a vez para serem apresentadas.
Das clássicas às mais modernas. Americanas, britânicas, francesas. De todas as partes. Dez nomes que fizeram – e fazem – parte da história da literatura. Contamos um pouquinho da vida e da carreira de cada uma e de suas principais obras. Se você não conhece, aproveite a oportunidade. Essa é a hora!
Jane Austen
(16 de dezembro de 1775 – 18 de julho de 1817)
Escritora inglesa, que utilizava a ironia para descrever as personagens de seus romances. E foi exatamente isso que a colocou entre os clássicos. Utilizava o fato de pertencer à nobreza agrária como contexto para todas suas obras. Os meios acadêmicos a têm considerado uma escritora conservadora, apesar de a crítica feminina atual reconhecer uma dramatização em suas obras, a partir do pensamento de Mary Wollstonecraft sobre a educação da mulher.
Virgínia Woolf
(25 de janeiro de 1882 – 28 de março de 1941)
Escritora, ensaísta e editora britânica. Ficou conhecida como uma das principais romancistas do século XX e também uma das figuras mais importantes do modernismo. Filha do também editor, Leslie Stephen, vivia no mundo literário desde cedo. Mas foi em 1914, aos 33 anos, que estreou como escritora com o romance “A viagem”. A partir daí as portas se abriram para sua carreira e para uma série de obras notáveis. Apesar de todo o reconhecimento e sucesso, ela lutava há anos contra a depressão. E em decorrência disso, aos 59 anos, acabou cometendo suicídio.
Simone De Beauvoir
(09 de janeiro de 1908 – 14 de abril de 1986)
Escritora, Filósofa existencialista, Intelectual, Ativista política, feminista e teórica social francesa. Lecionou em várias instituições escolares entre 1931 a 1943. Nos anos 1940 ela integrava um círculo de filósofos literatos que conferiam ao existencialismo um aspecto literário. Esteve envolvida no polêmico manifesto “A Idade da Razão” que era a retirada da idade mínima para consentimento em relações sexuais. De Beauvoir escreveu romances, ensaios, biografias, autobiografia e monografias sobre filosofia, política e questões sociais. Ficou mais conhecida por seu tratado “O segundo sexo”, uma análise detalhada sobre a opressão das mulheres.
J.K. Rowling
(31 de julho de 1965. Hoje está com 52 anos)
Escritora, Roteirista e Produtora cinematográfica britânica. Conhecida por contar a saga do bruxinho Harry Potter, ela teve o insight para a história dentro de um trem, indo de Manchester para Londres. A partir desse dia não parou mais de escrever.
Rowling se reergueu financeiramente e alcançou uma riqueza multi-milionária em cinco anos. Ela é a autora britânica com o maior número de vendas, chegando a mais de 238 milhões de libras em livros vendidos. Os livros ganharam fama mundial e se tornaram a série literária mais vendida da história. A Warner Bros adaptou os livros para o cinema e os filmes entraram para a lista de maior bilheteria.
Chimamanda Ngozi Adichie
(15 de setembro de 1977. Hoje está com 40 anos.)
É uma escritora nigeriana, reconhecida como uma das mais importantes jovens autoras anglófonas. É responsável por atrair uma nova geração de leitores da literatura africana. Quando completou dezenove anos, deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos. Se formou na Universidade de Connecticut, fez cursos de escrita criativa, na Universidade Johns Hopkins, de Baltimore e cursou mestrado em Estudos africanos, na Universidade de Yale.
Alice Munro
(10 de julho de 1931. Hoje está com 86 anos)
Escritora de contos, canadense, considerada atualmente como uma das principais em língua inglesa. Começou a escrever crônicas bem jovem, aos 19 anos. Mas foi a partir de 1976 que sua carreira se consolidou. Foi por três vezes vencedora do prêmio de ficção literária do Canadá e em 2013 ganhou o Prêmio Nobel da Literatura.
Agatha Christie
(15 de setembro de 1890 – 12 de janeiro de 1976)
Escritora britânica, romancista, contista, dramaturga e poetisa. Destacou-se no romance policial e segundo o Guiness Book, é a romancista mais bem sucedida da história da liter popular mundial em livros vendidos. Foram cerca de quatro bilhões de cópias vendidas ao longo dos séculos XX e XXI, perdendo apenas para Shakespeare e para a Bíblia. Durante sua carreira publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
Mary Shelley
(30 de agosto de 1797 – 01 de fevereiro de 1851)
Escritora britânica, autora de contos, dramaturga, ensaísta, biógrafa e escritora de literatura de viagens. Filha de um filósofo e de uma escritora, Shelley ficou mais conhecida por seu romance gótico Frankenstein: O Moderno Prometeu, de 1818. Ela também editou e promoveu os trabalhos do seu marido, o poeta romântico e filósofo, Percy Bysshe Shelley.
Margaret Atwood
(18 de novembro de 1939. Hoje está com 78 anos)
Escritora canadense, romancista, poetisa, cronista e ensaísta. Muitos de seus poemas foram inspirados por contos de fadas europeus e mitologias euroasiáticas. É reconhecida por inúmeros prêmios literários internacionais. Recebeu a “Ordem do Canadá”, a mais alta distinção do país. Seu nome foi incluído na Calçada da Fama de Toronto. Desde 1976, é membro fundadora do Writers’ Trust of Canada, uma organização não governamental, que atua em apoio da comunidade de escritores canadenses ou que residem no país.
Stephenie Meyer
(24 de dezembro de 1973. Hoje está com 44 anos)
Escritora americana, mais conhecida pela série Crepúsculo (Twilight), que conta a relação entre a jovem Bella Swan e o vampiro Edward. Os livros venderam cerca 120 milhões de cópias pelo mundo. A adaptação para o cinema foi lançada em 21 de novembro de 2008, nos Estados Unidos e em 19 de dezembro, no Brasil.
Graças à repercussão da série, Meyer foi classificada como 49º na lista da revista Time das “100 pessoas mais influentes em 2008.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.