Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Wheelman

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
21 de novembro de 2017 3 Mins Read

Wheelman posterDesde que Steve McQueen desceu as colinas de São Francisco com seu Mustang em alta velocidade em “Bullitt” (1968), filmes sobre carros e perseguições se tornaram um sucesso de público e praticamente viraram seu próprio gênero. Nos anos 2010, esse subgênero continua forte, com várias continuações de “Velozes e Furiosos”, além de produções aclamadas como “Drive” (2011) e “Em Ritmo De Fuga” (2017). Mais semelhante a esses dois últimos, pelo menos em relação à premissa, surge “Wheelman”, produzido e lançado em 2017 pela Netflix.

A trama é sobre “wheelman” (Frank Grillo), um motorista de fuga que, após ser enganado em um assalto a banco, se encontra em um impasse entre dois chefes de gangue que querem o dinheiro que está no seu carro. Ele deve, então, descobrir o que aconteceu e o que fazer para sair dessa situação, sem por a sua família em perigo.

A história se passa quase toda dentro do carro, e a direção, do estreante Jeremy Rush, é bem sucedida em transmitir isso de maneira estilizada, já que a câmera nunca se afasta do veículo. Desse modo, cenas de diálogo são vistas com planos mais fechados, contidos nos bancos da frente, enquanto as cenas de ação são mostradas pelas janelas e através de planos “subjetivos” do automóvel, quase como se ele fosse um personagem e o filme se passasse no seu ponto de vista.

Rush também usa de muitos planos diferenciados, como planos zenitais e close-ups, para evitar que o espaço limitado da produção se torne cansativo. Enquanto esse estilo funciona na maior parte – principalmente em cenas como a introdução do filme, que é vista do banco de trás, em um plano longo – em certos momentos sua montagem pode ser confusa, como a sequência de planos detalhes que servem para mostrar que o protagonista é um bom motorista, mas que não mostram claramente o que ele está fazendo, tornando essa habilidade mais uma qualidade informada do que realmente vista.

A fotografia também consegue lidar bem com a falta de locações do longa, mantendo-se minimalista e utilizando muito bem do espaço para priorizar o diálogo, que é quase sempre entre o protagonista e seu celular. Por exemplo, em uma cena na qual “wheelman” descreve para sua filha onde achar as chaves do carro, o único elemento em foco é o próprio personagem, com os demais sendo apenas borrões escuros, o que transporta o telespectador para a situação que ele descreve.Wheelman 5

Por mais que o roteiro, assinado também por Rush, ainda tenha um pouco de tensão e mistério, os desenrolares da trama são previsíveis e apresentam algumas incongruências, como o plano final do protagonista que, em retrospectiva, não faz muito sentido. Outro ponto que poderia ser mais explorado é a relação do “wheelman” com sua filha, que se torna uma parte central da história no último ato, mas tem pouco preparo antes – frases que começam com “o que eu sempre costumo te dizer?” são mais efetivas quando de fato já foram ditas antes no filme.

Frank Grillo, porém, consegue carregar bem a produção que, quase o tempo todo, consiste no ator falando sozinho enquanto dirige. Às vezes sua performance perde a naturalidade pela falta de alguém com quem contracenar, mas quando finalmente interage com outros personagens, não deixa nada a desejar. O elenco também tem atores como Shea Whigham (“Death Note”) e Garret Dillahunt (“Onde Os Fracos Não Tem Vez”) em papeis menores, mas que são bem caracterizados o suficiente para serem memoráveis.

“Wheelman” pode não ter uma história muito complexa, mas compensa a simplicidade e as limitações de seu roteiro com uma direção criativa e diferenciada, que nunca deixa o filme cansativo. Apesar de alguns problemas de roteiro e montagem, a produção se mostra competente e é uma boa adição a esse subgênero que continua surpreendendo quase 50 anos após sua criação.

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AçãoNetflix

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

IMG 1781
Anterior

A vez e a voz das escritoras estrangeiras

Gnut 00
Próximo

GNUT, uma HQ que explora os limites da narrativa

Próximo
Gnut 00
21 de novembro de 2017

GNUT, uma HQ que explora os limites da narrativa

Anterior
21 de novembro de 2017

A vez e a voz das escritoras estrangeiras

IMG 1781

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Ryn e seu parceiro Abram Finlay de costas em uma paisagem com árvores douradas ao redor e diante de uma paisagem com uma construção em arquitetura no estilo clássico meio a uma cadeina montanhosa, de dia, no jogo "Echoes of the End".
    Echoes Of The End | Trailer Tem 17 Minutos e Gameplay Limpa
    Nick de Angelo
    Olivia Rodrigo, cara blasé, segurando os braços com suas luvas compridas de látex pretas, e uniforme de colegial em um corredor de highschool no clipe de "Good 4u".
    20 Músicas Internacionais que Viralizaram no Tik Tok
    Cesar Monteiro
    Caleb, Will, Dustin, Finn, em refeitório na quinta e última temporada de "Stranger Things", encarando a câmera.
    Stranger Things – 5ª Temporada | O Final Definitivamente Está Próximo
    Roberto Rezende
    Imagem Destacada: Divulgação/Tony Iommi (via Instagram/Fotografia: @rosshalfin, @yvette_uhlmann, @metal__dave)
    Black Sabbath | Tony Iommi Revela Músicas que Ficaram de Fora na Despedida
    Cesar Monteiro
    Himmel, Frieren, e Heiter, do anime "Sousou no Frieren", de noite ao redor de uma fogueira. Os rapazes conversam enquanto a elfa come pão.
    Frieren | Mangá Retorna do Hiato Após 6 Meses
    Hugo Santiago

    Posts Relacionados

    Caleb, Will, Dustin, Finn, em refeitório na quinta e última temporada de "Stranger Things", encarando a câmera.

    Stranger Things – 5ª Temporada | O Final Definitivamente Está Próximo

    Roberto Rezende
    16 de julho de 2025
    Abracadabra 2

    Abracadabra 3 | Elenco Comenta Atualizações Sobre Sequência

    Nick de Angelo
    14 de julho de 2025
    David Corenswet como o protagonista do longa "Superman", de 2025. Personagem está com o traje e cabelo característicos do homem de aço, com um olhar sério, irritadiço, cheio de foligem, e uma multidão o fotografa.

    David Corenswet Comenta Acidente em Superman: “Meu Testículo!”

    Nick de Angelo
    13 de julho de 2025
    Porta aberta, com silhueta ao fundo, e dois caixões em destaque, no longa "Nosferatu" (2024), de Eggers.

    Nosferatu (2024) | Terror de Robert Eggers Entra na Prime Video

    Nick de Angelo
    11 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner Prime Day Amazon