Escalação de uma atriz branca para viver uma mulher negra em “Vitória” gerou debate nas redes sociais
Estreou neste final de semana o filme brasileiro “Vitória”, inspirado na história real de Joana Zeferino da Paz, uma aposentada que ajudou desmontar um esquema criminoso na comunidade Ladeira dos Tabajaras em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Nos cinemas, a escolhida para interpretá-la foi Fernanda Montenegro, o que gerou controvérsia quando imagens de Joana revelaram que ela era uma mulher negra.
LEIA MAIS
Vitória | Filme Estrelando Fernanda Mοntenegro Ganha Pôster; Longa Chega 13 de Março
Fernanda Mοntenegro fará apresentação gratuita de texto de Simone de Beauvoir em São Paulo
5 vezes em que Fernanda Mοntenegro mostrou que é a rainha das novelas brasileiras
Mas o motivo da escolha de uma atriz branca para interpretar o papel é bem simples e incontestável. Inconformada com a violência que testemunhava de sua janela, Joana decidiu filmar a atividade criminosa. Os registros foram usados para a denúncia dos envolvidos, o que levou à sua inclusão no programa de proteção à testemunha, permanecendo em anonimato por 17 anos, até o seu falecimento aos 97 anos.
A produção do longa iniciou quando Joana ainda era viva, portanto, os personagens tiveram detalhes como nome e aparência física alterados, por questões de segurança. Além disso, Joana soube das filmagens pouco antes de falecer e ficou muito feliz com a escolha, já que é uma grande fã de Fernanda Montenegro. “Vitória” está em exibição nos cinemas de todo Brasil.
Imagem Destacada: Divulgação/Conspiração Filmes
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Sem comentários! Seja o primeiro.