A música, sempre participante ativa nas diversas manifestações de arte, deve ser exaltada. Como pensar em um filme ou nas séries sem considerar suas trilhas sonoras? Inconcebível. Ouvidos atentos aproveitam cada nuance das melodias complementando uma cena.

Seja amante de rock, pop, soul ou o que for, conhecer mais de perto o universo da música é sempre uma boa opção. Infelizmente, a lista de filmes com trilhas sonoras de arrepiar é muito extensa, por isso selecionamos 10 filmes/documentários/séries obrigatórias para colocar o som no último volume. Todos estão disponíveis na plataforma do Netflix. Confira!

#1. Kurt Cobain: Montage of Heck

Alguma dúvida que o furacão Cobain entraria na lista? Dificilmente. Documentário autorizado pela família que narra boa parte da história de Kurt, para além das notícias midiáticas de quando ainda era vivo. Explana algumas dificuldades vividas pelo líder do Nirvana durante sua infância/adolescência, algo que nos faz compreender (ou pelo menos ajuda) o porquê de sua vida ser tão intensa e tão breve.

#2. What Happened, Miss Simone?

É a cantora de blues/jazz que você mais respeita? Use o meme que quiser, mas Nina Simone jamais ficará de fora de um Top 10. A mulher é incrível, o que eu, uma mera mortal, posso fazer?

O documentário trás uma narrativa da história de Nina e sua ascensão. O nome da obra é uma pergunta, o que teria acontecido com dona Nina Simone? Porquê seu sucesso e fama foi se desmanchando aos poucos? Sem spoilers, segue a pergunta que só responde quem vai assistir: What happened, Miss Simone?

#3. Austin to Boston

O documentário narra a história de quatro bandas que, após se apresentarem em um festival (SXSW) que ocorreu em Austin. Eles decidem que é uma boa ideia pegar algumas kombis caindo aos pedaços e realizar todos os shows possíveis no caminho até Boston. É a música sendo o motivo central de uma grande aventura para todos, que também conta com muitos percalços.

#4. Can’t Stand Losing You: Sobrevivendo ao The Police

“O mesmo atrito que os levou ao topo, acabou provocando a separação de uma das maiores bandas do planeta.”

Dessa maneira a Netflix descreve o documentário. A narrativa se dá pelo guitarrista, Andy Summers e mostra um compilado de entrevistas, imagens e bastidores da relação dos músicos antes e depois do término.

#5. Janis: Little Girl Blue

Uma das mulheres mais importantes pra história da música. Janis Joplin, tem um legado único que serve de influência para muitas cantoras. Seguindo a “melhor” receita para realizar um bom trabalho, sempre colocou sua personalidade e suas ideologias frente a cada passo de sua carreira. Teve uma trajetória conturbada e toda narrativa nos permite entender sua vida grande, porém breve.

#6. Justin Timberlake + The Tennessee Kids

Eterno fã de Michael Jackson, esse documentário nos permite ver o quanto Michael inspira Justin. Acompanhado de Tennessee Kids, Timberlake realizou uma obra de arrepiar. Começando por apresentar cada integrante da enorme Tennessee até mostrar os momentos que antecedem o espetáculo musical. Foi uma apresentação planejada durante muito tempo que resultou numa obra visual e musical fantástica. Coreografias que tiram até o folego de quem está sentado no sofá. Dica: assista o espetáculo com volume máximo!

#7. Amy

Incompreendida por muitos. Seus vícios que deram vez a comportamentos desajustados eram motivos de riso e piada. Uma voz maravilhosa, músicas cheias de personalidade e acompanhada por músicos sensacionais. Aqui nós entendemos sua auto-destruição, relembramos as músicas de Amy Winehouse e lamentamos com pesar o dia em que foi encontrado seu corpo sem vida.

#8. A Um Passo Do Estrelato

Esse documentário tem uma proposta bastante interessante. São relatos de cantoras backing vocals, como é ardiloso e gostoso o percusso até a fama e o glamour. Que, no fim das contas, não é diretamente para elas.

#9. Hip-Hop Evolution

Como a tradução já diz, o documentário trás uma narrativa da história do hip-hop. Como se desenvolveu e onde, quem deixou o legado maior dentro dessa vertente. Há um compilado de vários depoimentos de lendas do hip-hop.

#10. Keith Richards: Under The Influence

Sem dúvida um guitarrista que é um verdadeiro mito. Um dos fundadores do The Rolling Stones, já foi considerado pela revista The Rolling Stone o quarto melhor guitarrista do mundo. Ele é um ícone. Sua trajetória na música é repleta de histórias loucas e emocionantes. Nesse documentário você vê de perto um Deus mitológico da guitarra.

Por Letycia Miranda


Apoia-se

Show Full Content
Previous Dos à Deux : Gritos
Next Incubus no Rock in Rio 2017

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close