Connect with us

Hi, what are you looking for?

Listas

10 sites e blogs para quem quer ser escritor

Não adianta. Não existe regra. Não existe um único caminho, nem “o” caminho das pedras. Pra você que pensa em ser um escritor, além de ler muito, a única receita a seguir é… Escrever. Simples assim! O segredo é sentar e colocar os dedos pra trabalhar em um teclado de computador ou em um papel com um lápis ou uma caneta e deixar a mente trabalhar. Tem que ter disciplina e comprometimento. E é preciso escrever sempre, todos os dias. Não tem pra onde fugir.

O que pode ajudar a dar uma respirada é que, hoje em dia, existem muitos sites e blogs que são focados no processo da escrita e trazem matérias e artigos com dicas de como escrever melhor. Essa é uma forma de você conhecer um pouco melhor esse processo, essa rotina e trocar informações com outras pessoas sobre o assunto.
Por isso, essa semana, a UBooks traz dicas de alguns desses endereços. Assim você vai poder encontrar tudo o que precisa para escrever suas histórias, aperfeiçoar sua técnica, dar destino editorial ao seu livro e se guiar pela carreira de escritor.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Então anote aí os links e se prepare pra colocar a mão na massa.

1. A jornada das palavras (por Matheus Prado)

Site totalmente dedicado à escrita, criado por Matheus Prado, que traz conteúdos com dicas para escritores em texto, áudio e vídeo.

Matheus Prado é estudante de jornalismo, escritor, músico, cineasta e crítico de cinema. Ele acredita que a vida é um oceano profundo e que devemos nos aventurar muito além da superfície.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2. Bibliomundi

O site traz dicas de como exercitar a escrita para escrever cada vez melhor. Também apresenta entrevistas com escritores e profissionais do meio e ainda fala sobre eventos e trata de temas importantes para o autor como a autopublicação.

3. Cafeína Literária

Um blog que passeia por entre resenhas, dicas, devaneios, críticas, tudo relacionado ao mundo literário. Além disso, também apresenta a prestação de serviços de editoria e de assessoria e tudo que é necessário para auxiliar o autor para a publicação de suas obras.

4. Fábio M. Barreto

Site criado por Fábio Barreto, com experiências e ensinamentos vividos por ele e compartilhados virtualmente, para enriquecer a vida do escritor.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Fábio é comunicador, roteirista, cineasta e especialista em cultura multimídia.

5. Homoliteratus

Matérias e artigos sobre literatura. Indicações de livros e outras leituras interessantes. Crônicas e críticas. Entrevistas e podcasts também fazem parte do menu desse site. Tudo para alimentar a fome de escrita e de leitura do autor.

6. Momentum Saga

O blog foi criado como um espaço para discutir ideias e divulgar um pouco mais o universo da ficção científica, da ciência e também da Geografia, que é a área de Sybylla, a editora do blog. O foco é trazer como conteúdo principal resenhas, críticas, dicas e listas, em uma ficção científica que não exclua e sim, inclua.

Advertisement. Scroll to continue reading.

7. Ninho de escritores

O Ninho de escritores é uma escola de acolhimento para quem quer escrever. É um espaço criado para fomentar o desejo e a habilidade de escrever. O editor e fundador do site, Tales Gubes, acredita que, todos podem se tornar artistas criativos com a orientação e o cuidado adequados. Ele diz que “dentro do Ninho não há técnicas secretas nem ingredientes mágicos: há conexão, confiança e comprometimento”.

8. Revista Conexão Literatura

Indicações de livros, resenhas, dicas para escritores. Tudo o que acontece no mundo literário registrado nessa revista virtual.

9. Oxford Comma

Sugestões, crônicas, críticas, escrita criativa. Tudo isso faz parte do conteúdo do site criado pela jornalista e blogueira, Natália Becattini.

Advertisement. Scroll to continue reading.

10. 2 mil toques

Site bastante inusitado, criado para divulgar como funciona o dia a dia de escritores e sua rotina de produção. É só clicar na imagem do autor que você chega direto na discrição de como tudo acontece no processo criativo da escrita.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Written By

Jornalista (com diploma), escritora metida a cronista e decoradora. Não necessariamente nessa ordem. É uma artista múltipla! Tem a arte no DNA e por isso é amante do mundo das artes. De todas as formas: Cênicas, Visuais e Plásticas. Carioca, já foi rata de praia, mas hoje prefere o inverno. É gateira de carteirinha e apaixonada por pinguins. Os livros fazem parte da sua vida e estão sempre por perto. Talvez tenha nascido no século errado porque ama o Vintage e o retrô. Adora assistir filmes e séries, sempre acompanhada por um baldão de pipoca. Torce para encontrar com o gato da Alice, pra ele indicar a estrada dos tijolinhos amarelos, que vai direto para a Fantástica Fábrica de Chocolate!!

4 Comments

4 Comments

  1. José Guimarães e Silva

    30 de março de 2020 at 16:54

    Olá Erika!
    Gostei muito de encontrar esse site é de ler seu artigo. Vou visitar um a um dos blogs indicados por você neste post.
    Muito obrigado pelas suas dicas.

    • Daniel Gravelli

      1 de abril de 2020 at 14:45

      Oi José, tudo bem?
      Sou editor chefe do site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo. 🙂
      Abraços.

  2. Joaquim Tavares

    4 de abril de 2020 at 08:42

    Oi, sou Joaquim Tavares,
    Pretendo começar a escrever acho ser este o caminho.
    Sds

  3. Martha Hirsch Aulete

    7 de março de 2021 at 20:15

    Precisamos alta literatura: Kafka, Tcheckov. De educação de alta qualidade. Estilo Alemanha e Helsinki.

    Há políticas que são puro populismo e mau gosto enorme em termos culturais e educacionais.

    Há de se defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Machado de Assis etc.

    Educação! Sempre educação!
    Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação.

    Além disso do Corona, há a nossa enganação emotiva diária. Observe:
    Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    E não esquecer. Eis:
    Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta).

    O PT é puro mau gosto enorme. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins.

    “Muito engana-me, que eu compro”.
    Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.

    E o PT®?

    Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
    
Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode ler...

Literatura

Muitos pensam que para se tornar escritor é preciso apenas ter dom e talento. É claro que essas duas coisas são importantíssimas, mas existe...

Literatura

“Eu era apenas a mão que escrevia” O escritor e jornalista mineiro, Autran Dourado, causou um grande rebuliço ao dizer essa frase lá pelo...

Literatura

Querido diário… Essa era a maneira mais comum de cumprimentar o queridinho das adolescentes de algumas gerações atrás. Depois dessa saudação, tudo de mais...

Listas

Querido leitor!! A coluna Bookland de hoje traz dicas para quem pensa em escrever crônicas, mas não sabe por onde começar. Então, prepare suas...

Advertisement