Não adianta. Não existe regra. Não existe um único caminho, nem “o” caminho das pedras. Pra você que pensa em ser um escritor, além de ler muito, a única receita a seguir é… Escrever. Simples assim! O segredo é sentar e colocar os dedos pra trabalhar em um teclado de computador ou em um papel com um lápis ou uma caneta e deixar a mente trabalhar. Tem que ter disciplina e comprometimento. E é preciso escrever sempre, todos os dias. Não tem pra onde fugir.
O que pode ajudar a dar uma respirada é que, hoje em dia, existem muitos sites e blogs que são focados no processo da escrita e trazem matérias e artigos com dicas de como escrever melhor. Essa é uma forma de você conhecer um pouco melhor esse processo, essa rotina e trocar informações com outras pessoas sobre o assunto.
Por isso, essa semana, a UBooks traz dicas de alguns desses endereços. Assim você vai poder encontrar tudo o que precisa para escrever suas histórias, aperfeiçoar sua técnica, dar destino editorial ao seu livro e se guiar pela carreira de escritor.
Então anote aí os links e se prepare pra colocar a mão na massa.
1. A jornada das palavras (por Matheus Prado)
Site totalmente dedicado à escrita, criado por Matheus Prado, que traz conteúdos com dicas para escritores em texto, áudio e vídeo.
Matheus Prado é estudante de jornalismo, escritor, músico, cineasta e crítico de cinema. Ele acredita que a vida é um oceano profundo e que devemos nos aventurar muito além da superfície.
2. Bibliomundi
O site traz dicas de como exercitar a escrita para escrever cada vez melhor. Também apresenta entrevistas com escritores e profissionais do meio e ainda fala sobre eventos e trata de temas importantes para o autor como a autopublicação.
3. Cafeína Literária
Um blog que passeia por entre resenhas, dicas, devaneios, críticas, tudo relacionado ao mundo literário. Além disso, também apresenta a prestação de serviços de editoria e de assessoria e tudo que é necessário para auxiliar o autor para a publicação de suas obras.
4. Fábio M. Barreto
Site criado por Fábio Barreto, com experiências e ensinamentos vividos por ele e compartilhados virtualmente, para enriquecer a vida do escritor.
Fábio é comunicador, roteirista, cineasta e especialista em cultura multimídia.
5. Homoliteratus
Matérias e artigos sobre literatura. Indicações de livros e outras leituras interessantes. Crônicas e críticas. Entrevistas e podcasts também fazem parte do menu desse site. Tudo para alimentar a fome de escrita e de leitura do autor.
6. Momentum Saga
O blog foi criado como um espaço para discutir ideias e divulgar um pouco mais o universo da ficção científica, da ciência e também da Geografia, que é a área de Sybylla, a editora do blog. O foco é trazer como conteúdo principal resenhas, críticas, dicas e listas, em uma ficção científica que não exclua e sim, inclua.
7. Ninho de escritores
O Ninho de escritores é uma escola de acolhimento para quem quer escrever. É um espaço criado para fomentar o desejo e a habilidade de escrever. O editor e fundador do site, Tales Gubes, acredita que, todos podem se tornar artistas criativos com a orientação e o cuidado adequados. Ele diz que “dentro do Ninho não há técnicas secretas nem ingredientes mágicos: há conexão, confiança e comprometimento”.
8. Revista Conexão Literatura
Indicações de livros, resenhas, dicas para escritores. Tudo o que acontece no mundo literário registrado nessa revista virtual.
9. Oxford Comma
Sugestões, crônicas, críticas, escrita criativa. Tudo isso faz parte do conteúdo do site criado pela jornalista e blogueira, Natália Becattini.
10. 2 mil toques
Site bastante inusitado, criado para divulgar como funciona o dia a dia de escritores e sua rotina de produção. É só clicar na imagem do autor que você chega direto na discrição de como tudo acontece no processo criativo da escrita.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Olá Erika!
Gostei muito de encontrar esse site é de ler seu artigo. Vou visitar um a um dos blogs indicados por você neste post.
Muito obrigado pelas suas dicas.
Oi José, tudo bem?
Sou editor chefe do site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo. 🙂
Abraços.
Oi, sou Joaquim Tavares,
Pretendo começar a escrever acho ser este o caminho.
Sds
Precisamos alta literatura: Kafka, Tcheckov. De educação de alta qualidade. Estilo Alemanha e Helsinki.
Há políticas que são puro populismo e mau gosto enorme em termos culturais e educacionais.
Há de se defender, sobretudo, nossa educação. Alta-cultura nas escolas. Villa-Lobos. Machado de Assis etc.
Educação! Sempre educação!
Mas as escolas estão paradas. EaD (à distância) não ensina nada a ninguém. É igual ao Partido dos Trabalhadores. o PT. Enganação.
Além disso do Corona, há a nossa enganação emotiva diária. Observe:
Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
E não esquecer. Eis:
Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados! apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta).
O PT é puro mau gosto enorme. Nivela tudo por baixo. Sobretudo a educação das curuminhas e dos curumins.
“Muito engana-me, que eu compro”.
Em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis.
E o PT®?
Qual o poder constante de sua propaganda ininterrupta?
Eis: Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros. Estilo do brilhante e talentoso João o Milionário Santana. Nada espontâneo.
Ótimas dicas. Muito bom o artigo.