Nos anos 2000, as crianças – e pré-adolescentes – não tinham acesso tão fácil e instantâneo a computadores e a internet. O que existia na época e era responsável por deixar inúmeras crianças vidradas era a televisão e os conteúdos que existiam nela. Seriados infantis como os eternos “As visões da Raven”, “Hannah Montana”, “Lizzie McGuire”, “Kenan e Kel”, “Zack e Cody – Gêmeos em Ação”, “Drake e Josh” e “Zoey 101” (entre muitos outros) marcaram a vida de uma geração, que constantemente lembram com muito carinho e nostalgia desses programas – o que é visível ao pesquisar esses conteúdos do YouTube e ler os comentários.
Programas de TV muitas vezes tem o poder de marcar determinadas épocas da vida das pessoas. Quando a nostalgia vem, bate aquela saudade do tempo que não volta mais. Como sabemos, grande parte dos seriados da época para o público infanto-juvenil era de origem norte-americana (e, na maioria das vezes, são esses que ficam em evidência na nossa memória), mas a Austrália foi responsável por diversos programas – não tão lembrados constantemente – que fizeram parte da tão querida infância e lembrá-los traz aquelas memórias gostosas e pensamentos como “Caraca, esse programa era um dos meus preferidos!” e “Nossa, eu ficava contando os minutos para esse começar.”. E, curiosidade: Alguns desses programas tinham em seu elenco atores e atrizes que, hoje em dia, estão brilhando – ou já brilharam – seriados como “The 100”, “The Vampire Diaries” e “The Originals”, “The Fosters”, “Reign” e “Power Ranger: RPM”.
Com isso, aqui vai uma lista nostálgica com quatro séries australianas que fizeram parte da vida das crianças dos anos 2000.
H2O: Meninas Sereias
O programa conta a história de Cléo, Emma (ou Nanda, na dublagem brasileira) e Rikki (ou Drika, na dublagem brasileira) que são interpretadas, respectivamente, por Phobe Tonkin, Claire Holt e Cariba Heine. Elas, ao acidentalmente pararem em uma ilha – a Ilha Mako – num dia de lua cheia, tropeçam e caem em uma caverna que tem uma piscina natural, onde elas mais tarde descobrem terem sido transformadas em sereias. O programa conta como elas lidam diariamente com essa nova característica, seus novos poderes e os empecilhos da vida delas, além seus relacionamentos – amorosos e fraternais. Na terceira temporada, Emma sai da série e uma nova menina da cidade, a sereia Bella (Indiana Evans), entra como a terceira protagonista.
Dona de uma música tema chiclete, “H20: Meninas Sereias” fez tanto sucesso que dois programas passados no mundo de sereias da Ilha Mako surgiram, produzidos pela Netflix. Além disso, a Rede Globo juntou vários episódios e transformou a série em um filme para a sessão da tarde, que está constantemente na grade da emissora.
O seriado infanto-juvenil estreou em 2006 e teve três temporadas, cada uma com 26 episódios. No Brasil, ele foi exibido pelo canal Boomerang e pela Rede Record, além do filme passado na Rede Globo.
Claire Holt e Phobe Tonkin se encontraram e contracenaram de novo em outras duas séries. As atrizes brilharam nos papéis de Rebekah Mikaelson e Hayley em “The Vampire Diaries” e “The Originals”.
Clube do Travesseiro
O seriado, baseado na série de livros best-seller internacional da autora Rode Impey, conta a história de um grupo de cinco meninas de que fazem parte de um clube chamado “Clube do Travesseiro”, cujo o lema principal é “deixar os meninos e pais de fora”.
Rosie (Eliza Taylor-Cotter), Frankie (Caitlin Stasay), Fliss (Ashleigh Chisholm), Kenny (Hannah Wang) e Lindz (Basia A’Hern) são as integrantes do grupo na primeira temporada e se reúnem uma vez por semana em nome do clube. Elas enfrentam diversos problemas típicos de pré-adolescentes, como responsabilidades escolares e romances, além de terem que se preocupar com os M&M’s, grupo rival formado pelo irmão gêmeo de Lindz, Michael (Blake Hampson), e seus dois melhores amigos, Matthew (Ryan Corr) e Marco (Stefan La Rosa).
A segunda temporada tem Charlie (Morgan Griffin), Tayla (Rachel Watson), Maddie (Emmanuelle Bains), Brooke (Katie Nazer-Hennings) e Jess (Monique Williams) como as integrantes do Clube do Travesseiro. O formato e os problemas continuam similares aos da primeira temporada. Agora, o grupo dos meninos se chama Blockheads e é formado por Jason (James Bell), Simon (Nathan Coenen) – meio irmão de Brooke – e Declan (Shannon Lively).
Eliza Taylor-Cotter e Caitlin Stasey, protagonistas da primeira temporada, tiveram papéis notáveis em “The 100” e “Reign”, respectivamente. Eliza é Clarke Griffin, a protagonista de “The 100”, e Caitlin interpretou Kenna, uma das damas de honra da rainha Mary da Escócia (Adelaine Kane).
O programa, exibida na época no Brasil pelos canais Boomerang e Canal Brasil, estreou em 2002 e teve duas temporadas, cada uma com 26 episódios.
Ninguém Merece!
O programa conta a história de Taylor Fray (Marny Kennedy), uma menina de 11 anos, muito criativa e com uma imaginação infinita. Ela passa por diversas situações constrangedoras e se sente diferente dos seus amigos e sua família, a qual ela considera brega. No seriado, vemos Taylor lidar com os clássicos problemas da pré-adolescência, como o primeiro amor, as mudanças corporais, ente outros.
“Ninguém merece” estreou em 2006 e teve duas temporadas com 13 episódios cada. No Brasil, a série foi exibida pelo Disney Channel e pela TV Cultura, além de estar disponível agora na Netflix.
Maia Mitchell, a Callie da série “The fosters”, interpretou Brittany, amiga da Taylor, no programa.
Galera do Surf
A série conta a história e o dia a dia dos adolescentes selecionados para treinar na prestigiada e concorrida academia de surfe “Blue Water High”, um sonho para inúmeros surfistas. Ela é a porta de entrada para o circuito profissional, mas somente dois dos sete (primeira temporada) ou seis (segunda e terceira temporada) surfistas da academia são selecionados esse circuito.
Galera do Surfe é um seriado que, além de retratar a competição e os desafios da caminhada dos jovens profissionalmente, mostra a vida pessoal deles, os sentimentos, os romances, as amizades, as responsabilidades e os empecilhos.
O programa tem três temporadas com 26 episódios cada. A cada temporada há um novo grupo de surfistas na “Blue Water High”, que protagonizam a história. Alguns personagens aparecem em mais de uma temporada, mesmo que mudando o papel que desempenha na série, como Bec Sandersen (Kate Bell), que faz parte do grupo principal na primeira temporada e volta nas outras duas temporadas, apesar de não como competidora.
Eka Darville, o Adam da terceira temporada, interpretou Scott Truman, Ranger Operador Série Vermelho em “Power Rangers”. Cariba Haine, a Rikki de “H2O: Meninas Sereias”, interpretou Bridget na terceira temporada o programa.
E aí, assistiam algum desses? Lembraram? Sabiam que eles eram da Austrália? Conta pra gente aí nos comentários!
Por Carolina Sá
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.
Mortified (2006) marcou minha infância assim como a série “Round the twist” que é dos anos 90.