A imprensa especializada que cobre a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo elegeu “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você“, de Roberto de Oliveira, como o melhor filme brasileiro e “Noite Exterior“, de Marco Bellocchio como o melhor entre os estrangeiros.
Neste ano em que o Brasil está se reconciliando com o amor e a esperança, o prêmio da crítica na Mostra para o melhor filme brasileiro de 2022 vai para um documentário que celebra a música de dois grandes, imensos artistas. Em 1974, eles se reuniram em Los Angeles para um disco raro, que fez história. Quase 50 anos depois, Roberto de Oliveira reconstitui os bastidores daquela obra-prima musical num filme belíssimo. Só tinham de ser eles, Elis e Tom – Só Tinha de Ser com Você.
Homenageado com o Prêmio Leon Cakoff em 2016, ele tem brindado a Mostra e seu público com grandes filmes que celebram o casamento da arte com a política. Depois de abordar o sequestro de Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas em Bom-Dia Noite, ele volta ao tema e agora por um viés muito mais abrangente. A família, o Parlamento, a imprensa, até o papa. Pela riqueza humana e complexidade política, mas poderia ser o contrário, pela complexidade humana e riqueza política, o prêmio da crítica para o melhor filme estrangeiro de 2022 na Mostra vai para Marco Bellocchio, por Noite Exterior.
Prêmio ABRACCINE
A Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema também realiza tradicionalmente uma premiação que escolheu o melhor filme brasileiro entre os realizados por diretores estreantes. Neste ano, o eleito foi À Margem do Ouro, de Sandro Kakabadze.
O filme foi escolhido “Pela capacidade de usar a linguagem do documentário direto para ajudar na compreensão de um tema controverso e multifacetado em seus aspectos culturais, sociais, econômicos, ambientais e políticos, o garimpo ilegal na Amazônia”.
Júri – Prêmio Abraccine: Beatriz Saldanha, Amilton Pinheiro, e Sérgio Rizzo
Prêmio Paradiso
O projeto premiado neste ano foi “Walala”, de Perseu Azul.
Walala é um filme que traz um frescor e modernidade na forma como trata temas tão atuais e relevantes como os povos indígenas, o meio ambiente e o agronegócio. É um projeto promissor, com grande potencial internacional. Todas as portas que o Prêmio Paradiso vai abrir serão muito importantes para a carreira do longa e dos profissionais envolvidos.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.