A 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecerá entre o dia 22 de outubro e 4 de novembro, com uma programação majoritariamente online através da plataforma Mostra Play. A seleção deste ano conta com 198 filmes de diversos países, alguns premiados em festivais internacionais e de diretores consagrados.

Mesmo em casa, é praticamente impossível assistir a tudo, por isso preparamos uma lista com 5 filmes imperdíveis. Veja abaixo:

 

“Nova Ordem”

O novo filme do diretor mexicano Michel Franco (“Chronic”, 2015), que venceu o Grande Prêmio do Júri no 77º Festival de Cinema de Veneza, aborda temas polêmicos ao se passar durante um casamento da alta sociedade que é interrompido pela chegada de convidados indesejáveis.

 

“Não Há Mal Algum”

Vencedor do Urso De Ouro no Festival de Cinema de Berlim em 2020, o iraniano “Não Há Mal Algum”, dirigido por de Mohammad Rasoulof – proibido pelo governo de sair do Irã – conta quatro histórias que são variações dos temas cruciais da força moral e da pena de morte, que perguntam até que ponto a liberdade individual pode ser expressa sob um regime despótico e suas ameaças aparentemente inevitáveis.

 

“Uma Noite Na Ópera”

O cineasta russo Sergei Loznitsa é bastante conhecido na Mostra de Cinema de São Paulo, já que alguns de seus filmes estiveram presentes em edições anteriores. Na 44ª, ele traz “Uma Noite na Ópera”, um documentário em curta-metragem que reúne imagens de arquivo da Opera de Paris entre os anos 1950 e 1960, quando grandes artistas se apresentavam no local.

 

“Sibéria”

Abel Ferrara e Willem Dafoe mais uma vez juntos em uma fantasia que faz seu protagonista viajar por mundos imaginários através de uma cabana isolada. Fez parte da seleção oficial do Festival de Berlim deste ano.

 

“DAU. Natasha” e “DAU. Degeneration”

Os cineastas russos Ilya Khrzhanovsky e Jekaterina Oertel não fizeram apenas um filme, eles ocuparam um galpão em Paris onde recriaram a União Soviética totalitária de 1938 a 1968. Dessa instalação saíram “DAU. Natasha” e “DAU. Degeneration”. O primeiro conta a história de Natasha, que trabalha na cantina de um instituto de pesquisa soviético secreto. Ela bebe muito, gosta de falar de amor e embarca num namoro. A segurança do Estado intervém. Um conto de violência que é tão radical quanto provocativo começa. Já o segundo se passa em um instituto soviético secreto que conduz experimentos científicos e ocultos em animais e seres humanos para criar a pessoa perfeita. O general da KGB e seus assessores fecham os olhos às aventuras eróticas do diretor do Instituto, às orgias escandalosas de cientistas proeminentes e suas pesquisas cruéis e insanas. Os dois causaram muita polemica no último festival de Berlim.

Acompanhe nossa cobertura da 44ª Mostra de Cinema de São Paulo, com críticas e matérias especiais.


Imagem: Divulgação/Phenomen Films

 


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Previous Veja o trailer de “Monster Hunter”
Next Série “Dexter” voltará como minissérie

2 thoughts on “5 Filmes imperdíveis da 44ª Mostra de Cinema de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close