Pois é, novembro acabou. Agora estamos entrando em dezembro e, apostamos que você já está ouvindo os sinos e a cantoria. Várias luzinhas já estão espalhadas pela cidade e os shoppings já montaram suas árvores gigantescas que enchem nossos olhos de brilho. Já está aquele clima das festividades de final de ano no ar, principalmente para aqueles que ficam empolgados com o natal desde o mês de outubro. Na sessão da tarde você já tem “Esqueceram de mim” 1 e 2 garantido, além de outros filmes clássicos dessa época. Mas, como isso aqui é Bookland, que tal entrar no clima natalino através da literatura?

Ainda que não estejamos no inverno, temos uns dias de chuva que traz até um friozinho, não é mesmo? Então prepare seu chocolate quente, pegue uns marshmallows e faça de conta que o seu natal tem neve, afinal, a imaginação permite tudo. Então, sente-se na poltrona ou se jogue no sofá para conferir cada leitura dessa lista que está maravilhosa.

“Um Conto de Natal” (Charles Dickens)

Comecemos pelos clássicos. Talvez você conheça essa história por um título diferente: “O Natal do avarento”, ou “Os fantasmas de Scrooge”, que dá nome à adaptação para o cinema.

Trata-se da história de Ebenezer Scrooge, um homem de negócios extremamente rabugento, avarento, egoísta e solitário. O homem, que parece ser desprovido de sentimentos, não demonstra compaixão e não parece se emocionar com nada, nem com a época de natal que costuma aquecer os corações no inverno de Londres. Certo dia ele recebe a visita do fantasma de Marley, seu sócio já algum tempo falecido. Ele vem avisar sobre mais três visitas que irão fazê-lo repensar sua vida.

“Um Conto de Natal” já foi adaptado diversas vezes, inclusive para televisão e teatro, entro outros veículos.

“O Presente do Meu Grande Amor: Doze Histórias de Natal” (Organizado por Stephanie Perkins)

Se uma dessas histórias não te fizer entrar no clima de final do ano com direito a te deixar mais romântico, não sabemos mais o que fará. O livro traz contos de doze autores, todos falando sobre o amor acontecendo bem nessa época. Embora o tema seja o mesmo, cada autor conseguiu trazer algo completamente diferente. Assim como na realidade, cada casal tem sua história, nada se repete. E você ainda tem o bônus de ver como essa data é comemorada por várias culturas. É uma leitura que vale muito a pena.

“O Natal de Poirot” (Agatha Christie)

Esse é para quem quer passar o natal com um tipo diferente de emoção. “O Natal de Poirot” traz mais uma vez o detetive de mente brilhante criado por outra brilhante mente: Agatha Christie. A investigação se dá em uma noite de Natal de família que terminou em assassinato. O crime acontece na casa de Simeon, o patriarca dos Lee, que resolveu convidar seus familiares na intenção de se divertir às custas de sua parentela gananciosa, começando com algumas alterações no testamento. Até que ocorre um assassinato em um quarto trancado por dentro. O detetive Poirot oferece ajuda para investigar, e encontra muitas suspeitas no lugar do luto.

“A Pequena Vendedora de Fósforos”  (Hans Christian Andersen)

Antes de começar essa leitura, prepare uma caixa de lenços. O conto é mais um clássico de natal que foi adaptado para diversos meios de comunicação, como animações e um musical. Trata-se da história de uma menina que tentava vender alguns fósforos na rua para tentar levar alguns míseros trocados para casa. Sem sucesso e na tentativa de se aquecer, começa a acender alguns fósforos. A fome e o frio fazem com que a menina comece a delirar, imaginando uma cena diferente a cada fósforo aceso. É muito triste, mas vale a pena a leitura.

“Cartas do Papai Noel ” (J. R. R. Tolkien)

O autor de “O Senhor dos Anéis” Também sabe entrar no clima natalino! Em “Cartas do Papai Noel”, ele reúne cartas vindas diretamente do Polo Norte, escritas pelo bom velhinho contando várias de suas aventuras, como a vez em que todas as renas se espalharam por todo o lado ao se soltarem, ou quando um urso polar caiu no telhado de sua casa. As cartas foram escritas entre 1920 e 1943 e foram reunidas nesse livro.

Existe uma infinidade de títulos para fazer você querer compra milhares de pisca-piscas e se reunir com sua família para uma bela ceia. Escolha um conto e aumente um ponto.

E claro, feliz natal adiantado.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Gleicy Favacho

Gleicy Favacho é uma maquiadora com alma de artista. Quando pequena sonhava em descobrir um mundo fantástico através do armário muito antes de se ouvir falar em Nárnia. Essa imaginação a levou a seguir uma profissão onde ela pudesse participar da construção de vários mundos e histórias diferentes, sendo apaixonada por cinema, teatro e outras artes. Claro que, sendo adulta, já mantém um pouco mais os pés no chão, mas sempre olha dentro de um armário ou outro, afinal, vai que… né?

Previous The Game Awards: Os Melhores Jogos de 2017
Next Luan Santana lança clipe cliente em cinema do Rio de Janeiro

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close