O “Oscar dos VideoGames” está quase aqui! The Game Awards será transmitido direto do Microsoft Theather, em Los Angeles, no dia 07 de dezembro, às 21h30, e poderá ser acompanhado ao vivo através de sua página oficial.
A premiação reconhece os melhores jogos eletrônicos do ano, em suas mais diversas categorias, indo desde os tradicionais gêneros distintos de jogos, times e jogadores de eSports, e também games de impacto social. No entanto, o maior prêmio da noite, é o de Jogo do Ano. E hoje, vamos falar sobre os cinco indicados.
[divider]The Game Awards – Jogo do Ano[/divider]
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Seria este o favorito para Jogo do Ano? Se “Breath of the Wild” vencer, tudo indica que será merecido. O jogo se atreve a finalmente inovar, de forma mais sólida, a consagrada franquia de mais de três décadas de idade, entregando um título que foca na exploração de um (desta vez, verdadeiro) mundo aberto.
Outra característica marcante do novo “Zelda” é a ausência de excessiva ajuda e tutoriais, de forma que não deixa o jogador desamparado, simplesmente fazendo com que ele experimente mais as mecânicas e possibilidades do universo do game por si mesmo. Parece que a Nintendo finalmente entendeu que os fãs da série, a esta altura do campeonato, cresceram e têm uma noção de como jogos funcionam em geral, não?
O jogo contou com a unânime aprovação da crítica e do público, mas se você quiser jogá-lo, é claro que vai ter que investir num Nintendo Switch, caso já não tenha um WiiU. A versão de WiiU, aliás, já rendeu inúmeros prêmios em 2016. Neste ano, o hit concorre também nos Game Awards de Melhor Direção de Jogo, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora/Música, Melhor Design de Som e Melhor Jogo de Ação/Aventura. E sim, é muito provável que a maior aventura de Link fature vários destes.
Super Mario Odyssey
A nova aventura de Mario tem certas coisas em comum com “Breath of the Wild”, que acabamos de citar. “Odyssey” também se atreve a renovar uma longa e consagrada franquia da Nintendo, sendo de longe, a maior aventura de todas do encanador italiano.
OK, o jogo não inova ao confiar (de novo) no tropo da Donzela em Apuros, e ele tem que mais uma vez salvar a Princesa Peach das garras do Bowser. Desta vez, ele sequestra a princesa e decide se casar com ela. Quase inovação aí, nesta do casamento? Ou nosso vilão simplesmente está sendo sincero e entrou em contato com seus verdadeiros sentimentos?
O que interessa é que a aventura traz uma versão muito maior daquele consagrado gameplay de “Mario 64”, com muita exploração, mas desta vez com a ajuda de Cappy, seu boné, que agora tem poderes, podendo até “possuir” inimigos. Felizmente, não é sombrio como soa por escrito.
É o jogo com mais indicações do Game Awards de 2017 (sete, no total), sendo as outras: Melhor Direção de Jogo, Melhor Trilha Sonora/Música, Melhor Design de Som, Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Jogo para a Família.
PlayerUnknown’s Battlegrounds
Sabe aquele jogo que veio aparentemente do nada e se tornou uma febre? Podemos dizer que “PlayerUnkwnown’s Battlegrounds” é um desses. O hit dos PC’s, com mais de 10 milhões de unidades vendidas, chega agora em dezembro para Xbox One. O jogo consiste basicamente em pôr cem jogadores numa ilha remota, onde eles lutarão até a morte, com um arsenal daqueles à disposição, é claro. Ele poderá jogar pela vitória do time, ou, se for um daqueles lobos solitários, tentar ser o único sobrevivente.
A indicação do jogo, no entanto, vem com uma pequena polêmica: o título ainda está em desenvolvimento, no que chamamos de Acesso Antecipado (Early Access) – quando o jogo ainda não é considerado finalizado, mas já está disponível para aquisição e uso, de forma que os jogadores passem feedback constante para os desenvolvedores, que vão atualizando e moldando o produto final assim.
Por outro lado, não se pode ignorar 10 milhões de cópias e uma legião de fãs, também, afinal, se tem uma mídia que quebra certas regras, certamente é o videogame. O jogo já venceu dois Golden Joystick Awards, outra grande premiação da Indústria Gamer, por Melhor Multijogador e Jogo para PC do Ano.
No Game Awards, também está indicado a Melhor Multijogador e Melhor Jogo de Conteúdo Contínuo – categoria inédita, para o reconhecimento de títulos que continuam trazendo DLC’s e atualizações relevantes após o lançamento.
Persona 5
Lançado em originalmente em setembro de 2016 no Japão (e mundialmente em 2017), “Persona 5″ tem aquela pegada de JRPG que a galera ama, além de atributos inovadores, que diferenciam a franquia dos demais colegas de gênero. É basicamente a trama de um anime transformada em videogame: você é um estudante, que precisa lidar com suas obrigações e compromissos sociais (dentro do jogo, inclusive), mas paralelamente luta contra demônios no que parece ser uma dimensão paralela. Quaisquer semelhanças a Digimon serão meras e felizes coincidências.
As mecânicas de combate são mais tradicionais, desenvolvida em turnos, e você poderá convocar Personas, no melhor estilo Pokémon (só que bem mais “demoníaco”, digamos) que poderão afetar seriamente suas estratégias.
“Persona 5” também concorre a Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora/Música e Melhor RPG.
Horizon: Zero Dawn
Em “Horizon: Zero Dawn”, você encarna a habilidosa caçadora, Aloy. Ela vive no século XXXI, no qual a humanidade se reverteu às tribos primitivas, sobrevivendo de caça e colheita. Há três tribos predominantes: os Nora – da qual Aloy foi expulsa, desde seu nascimento, os Carja e os Oseram. Aloy poderá explorar um mundo gigantesco, relíquias do passado, mas a aventura não será tão simples como parece. O mundo também está tomado pelas Máquinas – robôs gigantescos em forma de animais primitivos, que provarão ser um verdadeiro desafio para a guerreira.
O hit exclusivo do PlayStation 4 está indicado também aos prêmios de Melhor Direção de Jogo, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte, Melhor jogo de Ação/Aventura e Melhor Atuação (para a atriz Ashly Burch, que interpreta a protagonista).
E estes são os indicados de 2017! No ano passado, foi “Overwatch” quem faturou o maior prêmio da noite, desbancando outro grande favorito, “Uncharted 4”! Enquanto aguardamos para saber se teremos outro momento destes nesta edição, finalizamos com o vídeo oficial do grande momento do Game Awards do ano passado.
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.