Para quem pensa que a profissão de ator é só fama e glamour está redondamente enganado, nem tudo são flores nessa profissão que exige muito estudo, dedicação e disciplina. Ainda que o profissional esteja bem preparado as oportunidades são poucas e a cultura é a primeira que perde nessa bagunça que é a política do nosso país.
Todo ator que se preze já está careca de saber o quanto precisa da leitura para exercer com maestria o seu ofício. Logo, todo tipo de livro é bem-vindo, desde a psicologia até o espiritual. A seguir, livros que contribuem para o engradecimento não só do ator, mas também do artista profissional, estudante e/ou pesquisador.
1. “O Caminho do Artista” – Julia Cameron
Qual artista não se sente bloqueado criativamente? Que atire a primeira pedra aquele que nunca se sabotou. “O caminho do artista” reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.
Organizadas num programa de 12 semanas, essas técnicas vão guiá-lo por uma viagem de autodescoberta, ajudando-o a enfrentar seus medos, crenças e inseguranças – os maiores obstáculos para quem deseja expressar qualquer forma de arte. Este livro desmistifica a ideia de que o processo criativo precisa ser sofrido e extenuante, embora ele requeira uma boa dose de persistência e prática. Com este método, você vai aprender a abandonar as desculpas que o impedem de transformar suas ideias em realidade. Você vai descobrir como criar com mais liberdade e menos autocrítica, usando de forma consciente o potencial criativo que estava represado até agora.
2. “O Drama da Criança Bem Dotada” – Alice Miller
Para entender o psicológico de um personagem é necessário olhar para a história de vida dele. Como foi a infância do meu personagem? Sua relação com os pais? O que lhe faltou? O que nos foi privado na infância se torna o que tentamos preencher na vida – por conta disso também é necessário ter coragem de olhar para si próprio e encontrar em você aonde sua necessidade se assemelha a do personagem.
“O drama da criança bem dotada” é uma leitura simples, clara e perfeita para entender essa questão. Todos nós nascemos como crianças bem dotadas, com sensibilidade e possibilidade de uma vida emocional equilibrada. Alice Miller mostra como somos desviados dessa verdadeira natureza humana por um processo educativo alienante e caduco, obrigados a satisfazer exigências explícitas e dissimuladas de nossos pais para nos sentirmos merecedores do seu amor.
3. “The Power Of The Actor” – Ivana Chubbuck
Este best-seller, segundo a Los Angeles Times é onde a renomada professora de interpretação e coach Ivana Chubbuck revela minuciosamente sua técnica que alavancou a carreira de muitos astros de Hollywood como Charlize Theron, Brad Pitt, Elisabeth Shue, Djimon Hounsou, e Halle Berry. “The Power of the Actor” te guia para resultados dinâmicos e efetivos.
Para muitos dos artistas mais talentosos da atualidade a técnica de Chubbuck é líder no que se refere a atuação no século 21. A autora leva teorias de mestres já consagrados como Stanislavski, Meisner e Hagen a um passo mais elevado onde o ator utiliza suas emoções para conquistar um objetivo. Em conjunto com seus 12 poderosos passos, o livro contém roteiros conhecidos – tanto clássicos quanto contemporâneos – e demonstra como aplicar a esses textos os exercícios de Ivana Chubbuck de forma precisa. Além disso, é composto por histórias fascinantes e inspiradoras sobre como grandes atores se tornaram mestres da sua técnica e atingiram sucesso num meio tão difícil e competitivo. Para quem não fala inglês vale muito a pena pagar um tradutor e dividir o custo com um grupo de amigos.
4. “Técnica para o Ator – A Arte da Interpretação Ética” – Uta Hagen
A atriz e professora Uta Hagen pede “respeito pela interpretação” – uma referência explícita, no título original desta obra, “ao fato de que todo leigo se considera um crítico capaz”. O debate sobre a ética é uma marca do discurso da autora, que ressalta: o ator deve buscar o autoconhecimento e lutar pelo valor da arte. Hagen tampouco ignora aqui os problemas cotidianos vividos pelo profissional do teatro – a batalha dos testes de elenco, as pressões de produção, os jogos de poder. Uta Hagen propõe, com bastante clareza, exercícios eficientes, que nasceram das questões humanas e técnicas que vivenciou na prática. Uma obra para atores e profissionais da interpretação de todos os níveis.
5. “A arte cavalheiresca do Arqueiro Zen” – Eugen Herrigel
O filósofo alemão Eugen Herrigel, conta nessa obra a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão. O principal atrativo da história é a maneira como as duas visões de mundo, a ocidental e a oriental se chocam. Herrigel, um filósofo ocidental típico demora a compreender que o arqueiro zen procura fazer com que o arco e a flecha se tornem inconscientemente uma extensão de seu próprio braço – semelhante a relação entre ator e personagem. Esse é um livro que ajudará o leitor do Ocidente a penetrar na essência dessa experiência oriental. Além disso, consta nesta lista porque a nossa cultura precisa adotar uma postura de concentração, foco e disciplina para desempenhar a arte milenar da atuação.
Por Rayza Noiá
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.