7 de dezembro de 2019

Para quem cansou de ver as mesmas séries de detetive, a Netflix produziu em parceria com a BBC americana o programa “Dirk Gently’s Holistic Detective Agency”. A trama acompanha Todd (Elijah Wood), um rapaz recém-desempregado, sem  dinheiro e expectativas, que se  envolve num caso de assassinato e acaba como assistente do personagem  título.

A primeira temporada já está disponível na Netflix, e te damos cinco razões para assistir a série:

1. Material original

O seriado é uma adaptação do livro homônimo por Douglas Adams. Soa familiar? Adams é o autor da série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Originalmente um programa da rádio BBC, criado em parceria com Simmon Brett, a saga de ficção científica foi transformada em cinco livros por Adams e chegou a ganhar uma adaptação cinematográfica em 2005, com Martin Freeman, Sam Rockwell e Alan Rickman no elenco.

O apelo cultural de “O Guia…” e de  seu autor é tão grande que ambos ganharam uma data de celebração: O “Dia da Toalha” (25 de Maio), cujo nome vem de uma das piadas mais conhecidas da obra.

2. Personagens cativantes

Talvez o que tenha tornado séries policiais e/ou de detetives um tanto cansativas seja a pouca variedade de tipos humanos.

Como um detetive holístico; Dirk acredita  em conexões invisíveis entre todos os elementos do universo. Isso basicamente significa que o sujeito roda de um lugar para o outro, seguindo o acaso, pois existe  um motivo para cada acontecimento.

Além de Todd – um fracassado de bom coração – o detetive excêntrico conta com a ajuda de Farah – uma guarda-costas tão gente boa quanto habilidosa – e Amanda, irmã do protagonista, que assim como ele, possui uma doença fictícia chamada Pararibulitis, responsável por dolorosas alucinações que a impedem de sair de casa.

Outros  destaques são a assassina holística Bart, que arrasta o hacker Ken em sua jornada insana em busca de Gently. Com um elenco bem escolhido, cada personagem tem seu nível de nonsense e sua dose de carisma.

3. Humor peculiar

O senso de humor pouco convencional é uma das características mais marcantes  do trabalho de Adams. “Dirk Gently’s…” não poderia ser diferente.

As diversas tragédias e situações  violentas as quais os personagens estão submetidos é muito bem balanceada com um humor completamente absurdo e inteligente, que pega o público em cheio quando menos se espera.

Só o fato de Dirk e Bart serem holísticos é uma piada pronta dentro da série. Além disso, é interessante como muitos dos  personagens servem como desconstruções de ideias estabelecidas de suas profissões, como os confusos detetives Stevez e Simmerfield, e o coronel Scott Riggins.

4. Uma dose de pretensão saudável

Talvez o que mais encante em “Dirk Gently’s…” seja justamente o modo como o programa não se leva mais a sério do que deveria. Isso não significa uma falta de compromisso com a narrativa e seus personagens, mas um verdadeiro respiro no gênero.

Embora existam exceções, o que mais vemos são programas onde falta variedade e ousadia, e sobra uma pretensão com cara de requentada. “Dirk Gently’s…” nos cativa justamente  por  sua honestidade.

5. Temporada curta

Com apenas oito episódios de cerca de 50 min, a série é uma excelente pedida para quem quer algumas horas de entretenimento de qualidade, que desafie seu público ao mesmo tempo que o diverte horrores.

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Luísa Lacombe

Sua formação é em cinema, e os interesses incluem televisão e quadrinhos. Nas horas vagas, faz tirinhas.

Previous Viajando, aprendendo e vivendo sonhos!
Next O que faz o maquiador – Maquiagem da noiva

1 thought on “5 Razões para você começar a ver Dirk Gently’s Holistic Detective Agency neste minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Resenha: No mundo da Luna, de Carina Rissi

1 de janeiro de 2018
Close