Nossos títulos favoritos têm em comum a proeza de emocionar em vários momentos da vida
Selecionamos 6 títulos especiais para se apaixonar pela arte do mangá, escolhidos entre diferentes gêneros, lançados pela Editora JBC no Brasil. Seja para fazer você chorar, ou simplesmente voltar aos anos noventa. Cá entre nós? O próximo é também o nosso favorito particular.
Orange
Uma premissa excelente, tema extremamente delicado e que não desemboca no clichê de cura ex amore. Poucos títulos conseguem deixar uma impressão positiva tão impactante como “Orange”, e ao que a sinopse por si só seja atrativa, é o desenvolvimento que deixa esse mangá tão fresco (ainda que tão triste), sobretudo quando, uma década após seu lançamento, depressão se tornou uma preocupação tão cara para nossa sociedade.
Leia Também: Os Melhores Mangás da JBC
Sinopse: Apesar de inicialmente cética, Naho Takamiya se vê seguindo os conselhos de uma série de cartas que começa a receber, supostamente escritas pelo seu eu dez anos no futuro, narrando sobre seu “grande arrependimento”, relacionado com a morte de seu colega de colega de classe Kakeru Naruse, por quem se sente responsável pela morte e tentará fazer o possível, junto a seus amigos, para evitar que o rapaz tire a sua própria vida.
Akatsuki no Yona
Serializado no Brasil como “Yona – A Princesa do Alvorecer”, o título é um dos maiores sucessos do gênero shoujo, aliás ainda em publicação. Para além, o principal diferencial de Akatsuki no Yona é sua ambientação feérica a misturar referências tanto sino quanto coreanas, que obras japonesas têm uma resistência em retratar, além da lenta, mas recompensadora, jornada da protagonista aprendendo a ser uma boa líder.
Sinopse: Princesa herdeira do Reino de Kouka, Yona é a figura que você esperaria de uma futura monarca ingênua e alienada pela própria riqueza, mas sua vida e a do próprio estado estão em ameaça quando, após seu pai recusar sua paixão de infância, o traiçoeiro Su-won, como pretendente à sua mão, uma trama de assassinato se desenvolve com um golpe de estado, obrigando-a a fugir de sua terra.
A esperança de Yona agora está na mão de uma antiga lenda que diz que os cinco grandes reinos foram fundados por dragões guerreiros, que seriam capazes de restaurar a ordem. Porém, encontrá-los não será o suficiente: a princesa deverá se provar uma forte guerreira e líder se quiser salvar seu povo e trazer a paz para as tribos elementais.
Another
Absolutamente não dá para falar de animes de horror sem mencionar “Another”, mas por um outro motivo precisávamos incluí-lo nessa lista. Os curiosos com sua produção já sabem que a obra original é uma light novel, posteriormente adaptada para animação e também mangá.
Ao que cada uma das três mídias tenha a sua peculiaridade, o mangá se atém mais aos acontecimentos da fonte, o que se torna mais perceptível ao comparar suas finalizações. Sendo um clássico do horror trash moderno japonês ou não, os aspectos que o público mais “cult” tem resistência no mangá se apresentam mais sóbrios e sem a correria da reta final do anime de 2012.
Sinopse: A morte de Misaki Yomiyama causa grande comoção entre seus colegas de classe no ano de 1972. Porém, ao invés de agirem normalmente, os estudantes passam a agir como se Misaki nunca tivesse morrido, entregando-lhe provas e deixando seu lugar vago. Para surpresa de todos, Misaki dá as caras na foto de graduação.
Esses acontecimentos deram surgimento a um aluno extra, “o outro”, com todo ano alguém voltando dos mortos, afetando a memória coletiva, e convivendo naturalmente entre os alunos, uma maldição que a classe 3-3 já tentou de tudo para dar fim, tendo criado um comitê para tomar medidas para que uma série de mortes inexplicáveis de alunos e familiares ocorra, causadas pela mera existência desse aluno extra. 26 anos mais tarde, a maldição voltou mais forte do que nunca…
Ranma ½
Completo em 38 volumes, o clássico dos anos 80 que ganhou o Brasil nos anos 2000, “Ranma ½” está voltando em nova adaptação em anime ainda esse mês de outubro, o que é uma excelente pedida para revisitar esse clássico que mistura comédia romântica e artes marciais, influenciando uma nova geração de mangakás com seu teatro do absurdo.
Sinopse: Em um treinamento para melhorar suas habilidades em artes marciais, Ranma Saotome e seu pai acabam caindo em duas diferentes fontes amaldiçoadas. Agora, toda vez que entram em contato com água fria se transformam respectivamente em uma garota e um panda.
Fullmetal Alchemist: Edição Especial de Aniversário
Ok, este não é bem um mangá, mas vale a menção para a lista. Em comemoração aos 20 anos da publicação daquele que é tido para muitos como o “melhor shounen de todos os tempos”, essa edição de aniversário “Fullmetal Alchemist” é um databook com informações e histórias curtas inéditas sobre os personagens e universo da saga.
Por Hiromu Arakawa, FMA conta a história de dois irmãos que perderam a mãe e tentam trazê-la de volta usando o poder da alquimia, perdendo seus corpos no processo. Então com um braço mecânico, e a alma selada em um armadura, os irmãos Edward e Alphonse Eric se tornam alquimistas do estado, descobrindo da pior forma sobre a corrupção da corporação e um maligno plano envolvendo a criação da pedra filosofal.
InuYasha
Favorito incontestável entre garotos e garotas dos 90’s, “InuYasha” é a história de conforto balanceadamente entre elementos episódicos e progressão de narrativa que fazem você voltar para mais no capítulo seguinte.
Leia Também: Animes Clássicos | InuYasha
Sinopse: Kagome é uma colegial quase normal, mas vive nas terras de um antigo templo guardado pela sua família e por qual não entende a devoção. Um acidente a leva a mergulhar no poço local por acidente e voltar vários séculos no passado, destruindo um importante artefato que deve ter ser recuperado em cada uma das centenas de fragmentos espalhados pelo mundo, sob risco de perigosos demônios usarem-na para fins terríveis – e ela não estará só, talvez não na melhor das companhias, pois o meio-yokai InuYasha a ajudará na missão.
Imagem Destacada: Reprodução/JBC
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.