11 de dezembro de 2019

Lá em 2014, o mundo conheceu P.T.”, um game de PlayStation 4 que seria descoberto depois como uma demonstração jogável (ou seja, P.T – ‘playable teaser’) de “Silent Hills”, o próximo título da lendária franquia de games de terror surgida nos anos 90. Eis que o canal do YouTube 98Demake refez o jogo para um de seus vídeos, ou melhor, fez um demake: levou o jogo moderno de volta para a estética dos jogos da era do primeiro PlayStation. O mais legal de tudo, no entanto, é que o mini-jogo utilizado para a gravação do vídeo, foi disponibilizado na internet para todos! Pusemos o link no final deste post.

Vale lembrar que a demo não se trata necessariamente de um jogo real, afinal, o objetivo do 98Demake não é (re)criar e desenvolver games, mas reconstruir trailers ou trechos de jogos famosos.

É interessante sentir que a atmosfera sombria de ‘P.T.’ persiste mesmo com gráficos retrô. Talvez fique até mais assustador: vale repetir que o primeiríssimo ‘Silent Hill’ surgiu justamente em 1999. Infelizmente, ‘Silent Hills’ foi posteriormente cancelado, e o Playable Teaser’ removido da PlayStation Store, impossibilitando os usuários de voltarem a baixar o jogo por meios oficiais.

O Canal 98 Demake

Num mundo cheio de remakes – jogos antigos sendo refeitos com mecânicas e gráficos mais atuais – o canal 98Demake teve a brilhante ideia de seguir ao contrário.

Outros jogos, como “Assassin’s Creed” e “Resident Evil 7′” foram feitos como jogos do primeiro PlayStation, mas não para por aí! Sucessos como “Cuphead” e “Minecraft”, que são, de fato, jogos contemporâneos que surgiram com uma estética retrô, foram reimaginados como títulos de GameBoy, lançados em 1992!

Além da recriação de jogos e trailers, o canal também refaz os menus principais e até as capas, como se cada título tivesse sido, de fato, lançado na boa e velha capinha de CD’s do PS1. Nessas horas, percebemos como mídia física tem começado a sair de uso, até nos games!

Tanta criatividade já rendeu ao 98Demake mais de 200 mil inscritos. Vale a pena dar aquela força, se inscrevendo, curtindo e compartilhando seus vídeos, caso gostem!

Experimente o demake de ‘P.T.’

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Cesar Rezende

Carioca por acidente e adepto do pop e rock dos anos 90 e 2000. Sobrevive de uma dieta não moderada de Stephen King e gostos que ele jura serem divergentes. Ama escrever e fotografar, é defensor e problematizador do videogame como forma de arte, e, acima de tudo, metido a engraçado.

Previous Séries antigas na Netflix que sempre vamos assistir
Next Confissão do jogador O. J. Simpson será exibida pela Fox

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Crítica (2): Roda Gigante

13 de dezembro de 2017
Close