Connect with us

Hi, what are you looking for?

Games

Alan Wake: o game que todo fã de Stephen King deveria conhecer

Quem é fã de Stephen King pode estar em um dos melhores (ou piores) anos de sua vida, com tantas adaptações a caminho: “A Torre Negra”, sempre sendo adiado (agora é em agosto), a primeira parte de “It – A Coisa”, que se também não for adiado, depois de um excelente trailer, sai em setembro, “Jogo Perigoso” sendo produzido pelo Netflix, e uma série de TV para “Mr. Mercedes”. De fato, o autor americano tornou-se uma das maiores inspirações para escritores e cineastas, e é justamente ele que influenciou na criação de um game clássico do Xbox 360, “Alan Wake”, lançado em 2010.

O game é um thriller psicológico com mecânicas de ação e aventura, contando com uma história bem estruturada, referências à cultura pop e personagens cativantes, que poderiam perfeitamente terem saído de uma das páginas de King. Foi desenvolvido pela Remedy Entertainment, também conhecida por “Death Rally”, os dois primeiros “Max Payne” e o mais recente, “Quantum Break”.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como em algumas histórias da principal fonte de inspiração, essa é uma sobre um escritor. Alan Wake é um autor consagrado por seus populares livros, mas sofre um bloqueio criativo e resolve trocar sua agitada vida em Nova York por férias na pacata Bright Falls com sua esposa, Alice. O que eles não sabiam eram da presença de forças malignas na bela e pacífica cidade. Assim que chegam, Alice é levada pela Escuridão e o restante do jogo retrata a jornada de Alan para resgatá-la. Sim: é um tanto batido usar o “resgate a princesa” como motivação, e outros clichês serão também utilizados, felizmente de maneira mais criativa: a luta de bem contra o mal, luz e segurança versus escuridão e medo.

O game desenvolve-se em episódios, nos moldes de séries de TV, o que viraria uma tendência nos anos seguintes por outros títulos com foco na história contada, como “The Walking Dead”, da Telltale Games e “Resident Evil: Revelations”.

O produto também se destacou na época por sua qualidade gráfica, evidenciada pelas lindas paisagens da fictícia Bright Falls, mostrando bem o potencial do bom e velho Xbox 360. Os personagens foram modelados para reproduzir o mais fielmente possível os atores reais e a trilha sonora responde bem às variações do jogo entre grandes paisagens e luz do dia, quando o jogador deve sentir-se seguro, e à sensação de pânico e claustrofobia, de lugares fechados e noite, quando o inimigo ataca.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O game ganhou um spin-off (ou uma “quase-sequência”, se você preferir) “Alan Wake’s American Nightmare”, que de forma menos envolvente nos dá uma história razoável dizendo o que pode ter acontecido com Alan e outros personagens após os eventos do jogo original. Até no último título da Remedy, Quantum Break, vemos referências ao famoso autor fictício que se tornaria uma espécie de lenda urbana.

No final, todo fã de Stephen King deveria conhecer Alan Wake, assim como todo fã de games com uma boa narrativa também. Não é todo dia que vemos um game de terror que, mesmo sem apelar para carnificina, consegue nos deixar tensos, e isso é algo que merece reconhecimento sempre. Quem ainda não jogou, pode fazê-lo no Xbox One, por retro compatibilidade, ou PC, via Steam. Por hora, fiquem com uma montagem de melhores momentos do jogo, feita com uma das faixas de sua excelente trilha sonora, carreguem sempre uma lanterna e até a próxima!

Advertisement. Scroll to continue reading.

Written By

Carioca por acidente e adepto do pop e rock dos anos 90 e 2000. Sobrevive de uma dieta não moderada de Stephen King e gostos que ele jura serem divergentes. Ama escrever e fotografar, é defensor e problematizador do videogame como forma de arte, e, acima de tudo, metido a engraçado.

20 Comments

20 Comments

  1. Clayci

    3 de abril de 2017 at 09:26

    Eu já ouvi falar sobre o jogo, mas não sabia da onde vinha a inspiração.
    Muito dez.. SK é o cara..

    • Cesar Rezende

      3 de abril de 2017 at 22:01

      Sou suspeito pra dizer porque sou apaixonado por Stephen King e por praticamente por tudo que ele faz. E ainda assim, o jogo em si e os personagens são ótimos!

  2. milca abreu

    3 de abril de 2017 at 12:37

    Eu amo Stephen King e o estilo de escrita dele. To bem ansiosa pelos lançamentos e espero que realmente não adiem It. Não conhecia esse jogo e agora to em uma busca frenética por ele hahah

    • Cesar Rezende

      3 de abril de 2017 at 22:02

      Milca, vale super a pena! É daqueles jogos com história que nos fazem viajar!

  3. Vickawaii

    5 de abril de 2017 at 10:31

    Sou fã de Stephen King (ansiosa pela estreia de A Torre Negra) e também gosto muito de games (que legal achar um blog que aborde games, por sinal!), então gostei bastante da dica. Não conhecia esse jogo e, para falar a verdade, não sou muito chegada em jogos de terror ahsudiahui, mas vou dar uma procurada.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    • Cesar Rezende

      5 de abril de 2017 at 20:22

      Pode procurar sim! O mais legal do terror em Alan Wake é que ele é mega psicológico, não usa de sangue nem nada assim, achei uma abordagem MUITO legal!

  4. Mari

    5 de abril de 2017 at 19:56

    Nunca ouvi falar sobre esse jogo, mas morro de vontade de jogar The Walking Dead, e pelo jeito a maneira que o jogo se desenvolve é bem parecida. Gostei da ideia.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    • Cesar Rezende

      5 de abril de 2017 at 20:25

      Ele é bem diferente do Walking Dead no que diz respeito à jogabilidade, que é bem mais complexa, mas o desenvolvimento da história, assim como no WD é impecável!

      Obrigado por comentar e AMEI suas dicas para planejar as leituras!

  5. Amanda Oliveira

    5 de abril de 2017 at 20:32

    Aiin, adoro esse tipo de jogo, mas eu ando tão sem tempo para games. Mas pelo que escreve é basante interessante e com certeza eu ficaria viciada. Adorei. Vou anotar o nome. Bjooos

    • Cesar Rezende

      5 de abril de 2017 at 20:34

      Uma vez que tenha tempo, te garanto que valerá a pena! Se for o caso, vale até assistir vídeo de gameplay, Amanda!

      Obrigado e um grande abraço!!

  6. Nilda de Souza

    5 de abril de 2017 at 22:13

    Fiquei realmente curiosa pra conhecer o game. E olha que não sou de jogos. O fato de ser inspiração de King deixa tudo mais interessante. Ah, tomara que não adiem mais A Torre Negra. Ansiosa.

    • Cesar Rezende

      6 de abril de 2017 at 08:40

      O King e sua obra são inspiração pra qualquer história boa em qualquer mídia, não? 🙂

      (E realmente, CHEGA de adiarem tanto o filme da Torre Negra!!)

  7. Cadu Pereira

    5 de abril de 2017 at 22:26

    Confesso que não tenho jogado muito. É complicado achar bons jogos para Mac e por isso estou cogitando comprar um console.

    Todos meus amigos que jogaram Alan Wake ficaram malucos com o jogo, ou seja, deve valer muito a pena.

    • Cesar Rezende

      6 de abril de 2017 at 08:41

      Oi Cadu!
      Uma vez que vc tenha um console, se for o Xbox One ou 360, vale a pena sim ter Alan Wake na lista!

  8. Ana Letícia

    6 de abril de 2017 at 08:58

    Olá,, tudo bem? Sou do tipo de pessoa que gosta de terror, mas que depois fica apavorada (rsrs). Por isso, não sou muito chegada a jogos do gênero, pois entro mesmo no clima e acabo ficando tensa, a intenção do jogo é essa, mas vou deixar para outra hora. Pelo seu post, parece ser um bom jogo , vou indicar para meus amigos.

  9. Nati Rabelo

    6 de abril de 2017 at 10:31

    Dica excelente de jogo!
    Eu sou meio atrasada nesse quesito, então esses novos gráficos e jogos com histórias não entram muito na minha cabeça hahahaha, mas preciso me aventurar mais por aí.

  10. Falkner Moreira

    6 de abril de 2017 at 11:38

    Só tive a oportunidade de jogar Alan Wake na casa de amigos mas, depois disso, fui atrás de gameplays no youtube só pra acompanhar a história toda dos jogos. Achei sensacional. Tô doido por uma promoçãozinha pra poder comprar algum e jogar do começo ao fim 🙂

  11. Bia Lourenço

    6 de abril de 2017 at 12:14

    Adoro jogos de thriller psicológico, passo o tempo todo me tremendo de medo, mas adoro. HAHAHA
    Ainda fico chocada com a qualidade gráfica desses jogos, são incríveis!
    Apesar de não gostar muito das histórias do King, fiquei muito interessada pelo jogo.

    Beijos

  12. Gislaine

    6 de abril de 2017 at 16:11

    Te contar que fui ler algo do Stephen King há pouco tempo e já me apaixonei totalmente! Gostei muito da proposta do game e, se surgir a oportunidade, vou querer jogar! Adorei essa faixa da trilha sonora.
    Literalize-se

  13. Andressa Souza

    7 de abril de 2017 at 20:52

    OMG, é muito King mesmo! Fiquei impressionada com o realismo desses gráficos, a qualidade é espetacular.