7 de dezembro de 2019

Aconteceu em julho em São Paulo e no Rio de Janeiro o Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina. Já em sua 25ª edição, o evento tem motivos de sobra para comemorar, visto que a produção de animações aqui no Brasil só cresce, não só em tamanho, mas também em qualidade. A Woo! Magazine conferiu parte da programação em São Paulo, recheada de coisas boas, e vamos mostrar para vocês algumas delas!

O Anima Fórum aconteceu no SENAC Consolação e foi o lugar ideal para quem pretende trabalhar na área e para os que já trabalham. Profissionais renomados no mercado estiveram lá em palestras, masterclasses e bate-papos! Nada como adquirir conhecimento de quem já está atuando:

Rob Feng, responsável pela abertura da série Game of Thrones, mostrou em uma masterclass a importância do processo criativo, desde o surgimento de uma ideia original, passando pela escolha de imagens de referência, o tipo de técnica que será melhor utilizada até o trabalho final, a abertura que agradou tanto os que não conheciam a série como os fãs dos livros (e sabemos o quanto é difícil agradar esse pessoal).

Rob Feng em uma masterclass sensacional!

Gustavo Steinberg, diretor da animação brasileira “Tito e os Pássaros” que chega aos cinemas em 2018, mostrou cenas inéditas de seu trabalho. Inspirado pela arte expressionista, grande parte do filme conta com pinturas a óleo, inclusive alguns dos efeitos especiais foram feitos utilizando essa técnica. Estavam presentes também Gustavo Kurlat e Ruben Feffer, responsáveis pela trilha sonora do longa, que mostraram como é criada a música para cada cena, e como cada uma exige um olhar diferente do compositor para passar a emoção necessária.

Juliano Enrico, criador do fenômeno Irmão do Jorel e o elenco de atores que fazem as vozes dos personagens estiveram presentes e não só passaram informações importantes sobre o processo de criação como divertiram o público com curiosidades sobre a série e a representação ao vivo de algumas cenas do famoso desenho animado do Cartoon Network.

Os talentos que fazem as vozes de Irmão do Jorel! (Da esquerda para a direita: César Marchetti, Hugo Picchi e Andrei Duarte)

Participamos também do Papo Animado com Robert Valley, que nos apresentou alguns trabalhos seus, como o curta “Pear Cider and Cigarettes”, indicado ao Oscar de melhor curta-metragem de animação na edição de 2017. O curta é baseado em fatos reais, e é na verdade a história de vida de um grande amigo de Robert, Techno, cujo principal objetivo era viver intensamente. O papo foi super divertido, ficamos sabendo de fatos e curiosidades da vida de Robert e de sua carreira como animador, passando por sua fase com os Gorillaz e a produção de um clipe para a banda Metallica.

No Centro Cultural de São Paulo, Rafael Ribas, criador de Lino – Um Aventura de Sete Vidas, apresentou ao público cenas inéditas dessa animação maravilhosa que chega aos cinemas no dia 7 de setembro. Com um visual incrível e cenas que fizeram o público chorar de rir, a ansiedade para ver o filme completo só aumentou após ver esses trechos! Ao sair da sessão, o próprio Lino estava esperando para tirar fotos com os participantes do evento!

Criador e Criatura: Rafael Ribas tira foto ao lado de Lino, que chega aos cinemas em setembro!

Para finalizar, participamos da concorridíssima Sessão Brutal do Irmão do Jorel, que aconteceu na Caixa Belas Artes, no último dia do evento, para fechar com chave de ouro. Com ingressos esgotados, foram exibidos dois episódios inéditos da série na sessão, que contou com a presença de Juliano Enrico e o time de atores de voz, que mais uma vez encantaram o público com uma atuação ao vivo e receberam uma homenagem do criador da série, que entregou medalhas para todos os responsáveis agradecendo pelo sucesso estrondoso que o Irmão do Jorel vem fazendo. Quem participou da sessão ganhou um pôster lindo com os personagens, e aqueles que tiveram a paciência de esperar aproximadamente um hora e meia em uma fila depois da sessão, tiveram o pôster autografado pelo time todo!

E assim foi a 25ª edição do Anima Mundi, ou pelo menos parte dela, já que são várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Essa é a única reclamação sobre esse evento, não ser possível participar de toda a programação por não conseguir estar em mais de um lugar ao mesmo tempo! Ano que vem tem mais! Vida longa ao maior e melhor evento de animação da América Latina!

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Tom Dutra

Tom Dutra é ator e formado em Artes Visuais. Além disso, faz desenhos e tem dificuldades em dizer se é cartunista, quadrinista, desenhista ou ilustrador! É apaixonado por animações e quadrinhos. Coleciona trilhas sonoras de desenhos animados e é comum encontrá-lo na rua cantando essas músicas.

Previous Recap: Game of Thrones (Episódio 63 – “A Justiça da Rainha”)
Next Crítica: Nunca me sonharam

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

NEXT STORY

Close

Crítica: O Último Amor de Casanova

21 de outubro de 2019
Close