Desde o tempo em que os projetores digitais dominaram o mercado cinematográfico e os blockbusters cada vez mais atingem a popularidade, os cinemas de rua passam por um momento de crise em aspecto nacional. Tratam-se de resistência e cultura em meio a tantos outros programas nas capitais do país, e representam a sétima arte de forma honrosa. Os filmes variam para todos os gostos e formas. O ambiente reconfortante e de qualidade recebem o publico mais acolhedor possível com preços justos e inferiores aos dos shoppings. Quer mais que isso? Confira aqui dicas de 5 cinemas de rua que você não pode perder em São Paulo!

  1. Espaço Itaú de Cinema

Com um grande casarão e um belo jardim dando boas vindas, o antigo Cine Majestic tem mais de vinte anos de história. A programação é inteiramente focada em filmes alternativos e produções independentes de quesito nacional e europeu. O cinema conta com um grande espaço de convivência que, por muitas vezes, é local de debates, lançamentos de livros, cursos, festivais ou até mesmo só um cafézinho acompanhado de um bom livro.

Os preços variam, porém são na média de 20 reais, a inteira, por sessão. A bilheteria funciona das 13h30 às 22h todos os dias.

Rua Augusta, 1.475 (Salas 1, 2 e 3) – Consolação

Rua Augusta, 1.470 (Anexo, salas 4 e 5) – Consolação

Site Oficial

  1. CineSala

Por trás deste tradicional cinema de rua, tem uma grande ideologia. A busca da diversidade de filmes e públicos, a combinação de filmes independentes e populares, e as diferentes idades e estórias que frequentam o lugar é o que faz do CineSala uma parada obrigatória em São Paulo.

Em 2016, ele foi eleito o cinema com melhor bomboniere pela Folha de São Paulo e, no ano anterior, a de sala mais confortável, e não foi por falta de mérito.

Desde 1962 na Rua Fradique Coutinho o antigo Cine Fiammetta passou por diversas fases até chegar ao nome CineSala. Seu local também é espaço para diversos eventos corporativos, shows e até aniversários que conta com a gelateria Stuzzi para o serviço de alimentos e bebidas.

Rua Fradique Coutinho, 361 – São Paulo (entre Teodoro e Artur de Azevedo)

Convênio com estacionamento vizinho na R. Fradique Coutinho, 377

5 minutos a pé do metrô – Estação Fradique Coutinho (linha amarela)

Site Oficial

  1. Reserva Cultural

Seus dez anos de existência sempre foram muito bem frequentados por filmes europeus e brasileiros. O cinema é localizado no coração da Avenida Paulista. Suas quatro salas oferecem um ambiente aconchegante com livraria, restaurante e espaço para diversos eventos.

O local é um encontro da sétima arte com a gastronomia. Conta com um bistrô recheado de boa culinária e variedade. Foi eleita cinco vezes pelo Estado de São Paulo, a melhor programação de cinema de São Paulo.

Aberto todos os dias das 12h às 22h, e aos sábados até meia-noite.

Av. Paulista 900 – Térreo Baixo.

Próximo ao metrô Trianon-Masp

Site Oficial

  1. Caixa Belas Artes

O Caixa Belas Artes, sem dúvidas, é um dos cinemas de rua que carrega mais história em São Paulo. Com seis salas de cinema, ele conta com uma grande programação de filmes blockbusters e alternativos.

Depois de fechar por falta de verba, foi reaberto graças ao movimento para recuperação e reinauguração do local.

Seu mais novo espaço é o drive-in. Inspirada em cinemas antigos, ela é uma sala personalizada que conta com bancos de carro restaurados, duas fileiras de poltronas tradicionais e uma cozinha montada na carcaça de um trailer

Rua da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP, 01301-100

Próximo ao Metrô Paulista

Site Oficial

  1. Cine Marabá

Inaugurado em 1944, em um local tradicional dos cinemas de São Paulo, ele seguiu aberto por 63 anos. Em 2007 fechou por diversos aspectos até que a Playarte, dois anos depois, resolveu financiar o local, que atualmente abriga cinco salas. O espaço conta com uma decoração estilo Belle Époque de maneira elegante e confortável, que mistura o charme e a história de um dos mais antigos cinemas de rua com a modernidade que o mercado cinematográfico trouxe para as salas de exibição.

Avenida Ipiranga, 757 – Próximo ao Metrô República

Site Oficial

Por Julia Reis