Entrar em uma daquelas livrarias enormes, sentir aquele cheiro de livro novo e ouvir aquela música sempre tranquila pode ser o passatempo favorito de muitos devoradores de livros.

Quem nunca comprou um livro tendo outros dez para ler, só porque entrou naquele lugar mágico chamado livraria e deu uma vontade imensa de ler tudo? Só por reunir dezenas (ou centenas) de livros e uma música quase sempre boa, as livrarias são um lugar mágico. Mas algumas são mais mágicas ainda. Já imaginou uma livraria com árvores de verdade do lado de dentro? E uma livraria aberta 24 horas por dia? Pois é, elas existem, e estão na nossa lista das 10 livrarias mais legais do mundo.

10- El Ateneo – Buenos Aires, Argentina

O Ateneo é parada obrigatória para todos que visitam Buenos Aires. Não é para menos! No século XX, a capital argentina era muito conhecida por seus tangos e suas óperas. Ainda continua sendo, mas a época de ouro das óperas portenhas acabou e o legado ficou. Essa livraria é localizada na construção onde ficava uma das grandes óperas da cidade. Pouca coisa da arquitetura original foi modificada. Além de poder tomar um café con leche onde os tenores e sopranos se apresentavam, El Ateneo tem um imenso acervo de livros em inglês e espanhol além de CDs e DVDs ótimos.

9-  Cafebreria El Pendulo – Cidade do México, México

O café-livraria tem seis lojas na capital mexicana, mas a mais legal é a do bairro de Polanco. Isso porque é uma livraria com plantas crescendo entre as prateleiras dando um clima bem de fantasia. Além disso, a livraria é famosa pela sua comida. Aos domingos, o café da manhã é acompanhado por um concerto de música clássica ao vivo.

8- 1200 Bookshop – Guangzhou, China

À primeira vista parece ser uma livraria como outra qualquer. É até bem ampla e com um belo design. Mas ela vai muito além disso. A 1200 Bookshop fica aberta 24 horas por dia. Ela é tão acolhedora que abriga gratuitamente os viajantes que se inscreverem mandando um e-mail para [email protected] e explicando o motivo pelo qual quer se hospedar no lugar.

7- Shakespeare and Company – Paris, França

Uma livraria que é especialista em Shakespeare e tem camas para quem quiser ler deitado parece um sonho, mas é verdade e ela está em Paris. As camas, além de servirem para quem quer ler deitado também podem ser usadas para dormir. Desde que você seja escritor ou artista e esteja disponível para trabalhar lá por algumas horas.

6- Livraria Lello – Porto, Portugal

A livraria com arquitetura neogótica parece ter saído de um filme. Não foi à toa que J.K. Rowling disse que se inspirou nesse lugar para criar a Floreios & Borrões, a livraria em que Harry Potter compra seus livros.

5- Livraria da Vila – São Paulo, Brasil

A livraria da Vila tem ao todo 10 lojas, mas a mais conhecida é a de Lorena. É famosa por sua arquitetura criativa e moderna, e também pelos eventos culturais que promove. São 790mde livros em três andares. Logo na entrada o visitante já é surpreendido: as portas são estantes. No primeiro e segundo andares encontramos livros das mais diversas categorias. No terceiro, um andar totalmente dedicado à literatura infantil, com puffs gigantes e sem teto.

4- 10 Corso Como– Milão, Itália

Inaugurada em 1990, o espaço pertencia à Carla Sozzani, uma importante figura do mundo do jornalismo de moda. Inicialmente, era um lugar dedicado à arte, mas hoje é uma livraria, uma galeria e restaurante. É considerada a melhor livraria de moda e fotografia do mundo. Além disso, é conhecida por sua loja de roupas e acessórios e por suas exposições de arte. Quase uma Colette italiana.

3- Strand Bookstore – Nova Iorque, Estados Unidos

É simplesmente a maior livraria de segunda mão do mundo. Um paraíso para quem gosta de sebo. A livraria tem um acervo de nada menos que 3 milhões de livros, alguns custando apenas um dólar.

2- Barts Books – Califórnia, Estados Unidos

Quem disse que a ensolarada Califórnia não combina com livros? O estado famoso por Hollywood e por suas praias tem também uma das livrarias mais incríveis do mundo. É a Strand Bookstore, a maior livraria em espaço aberto do mundo. Algumas prateleiras estão voltadas para a rua, para quando a livraria estiver fechada ainda assim os leitores puderem comprar seus livros – basta deixar uma moeda e o livro é seu!

1-Atlantis – Santorini, Grécia

Só o visual da livraria já compensa. Tem um clima bem intimista, isso sem falar da linda vista para o mar. Mas o mais legal dessa livraria é que ela produz alguns livrinhos com pequenas narrativas para os visitantes enviarem para seus amigos e familiares como um cartão-postal. Criado por americanos, a maioria dos livros está em inglês, não é preciso saber grego para curtir o lugar.

Agora, você já conhece as livrarias mais legais do mundo. São os 10 lugares perfeitos para quem gosta de leitura.


Apoia-se

Show Full Content

About Author View Posts

Avatar
Cecília Quevedo

Cecília é brasileira sofredora de 7x1, eterna admiradora da seleção de 82 e de um futebol bem jogado. Gosta de samba, moda, literatura, artes plásticas e coisas que envolvam a América Latina de uma forma geral. No mais, acha extremamente difícil falar de si na terceira pessoa.

Previous Social Comics: Os quadrinhos de Boule e Bill com humor bom pra cachorro!
Next “Nu de Botas”, da obra de Antonio Prata, está em cartaz no SESC Belenzinho

1 thought on “As 10 livrarias mais legais do mundo

  1. Tive a oportunidade de conhecer a n° 7 e a n° 6, realmente são maravilhosas. Cada uma no seu estilo. Todavia, colocaria um bônus na matéria: a livraria Cultura do Rio de Janeiro. Além de ser um belo espaço, abriga muitas histórias interessantes e possui um teatro no subsolo. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close