Ahh, o verão! A estação da perdição? Que nada! É a estação de colocar as leituras em dia e finalmente conseguir cumprir aquela meta de leitura anual almejada, que em 2016 ficou prejudicada, não é mesmo? Quem é que tinha tempo para ler em um ano tão caótico? Melhor garantir e começar a ler logo em 2017! Vai que no final das contas ele é um 2016? Deus que nos livre!

Na coluna de hoje vou te sugerir cinco livros para ler no verão, seja na praia ou no transporte público! São livros que retratam o espírito com maestria e nos fazem sonhar alto!

Avalon High – Meg Cabot

É claro que eu começaria as indicações de leituras com minha autora favorita: Meg Cabot! Ela é autora do bestseller Diário da Princesa e de outras 80 (!!) obras igualmente incríveis. A minha sugestão para esse verão é um dos meus livros favoritos dela! Eu já falei dele aqui na Woo, na minha coluna sobre livros que viraram filmes. Sendo assim, você já sabe que não pode assistir esse filme horrendo e achar que já sabe a história do livro, porque não só não sabe como ainda está perdendo uma história fabulosa e cheia de verão! O livro é uma releitura da história de Rei Arthur… no Ensino Médio! E uma das minhas cenas preferidas ocorre na beira de uma piscina… então, já viu! Uma maravilhosa pedida para os dias quentes desse verão!

 

 

 

Férias – Marian Keyes

Muito se engana quem pensa que Férias! é um livro sobre… férias. Eu sei que parece contraditório, mas a verdade é que a história da Marian Keyes conta a história de uma passagem por uma clínica de reabilitação (!). A personagem, Rachel, desconta a raiva que sente pela vida nas drogas e, depois de uma dosagem muito grande de remédios para dormir, seus pais simplesmente acham que tudo já passou dos limites e a encaminham para o rehab.

Parece dramático? Nem tanto. Marian Keyes tem um talento nato para falar sobre as dificuldades da vida de modo cômico e verdadeiro. Eu até acredito que você vai derramar algumas (talvez muitas) lágrimas, mas aposto que você também vai dar belos sorrisos com esse chick-lit. E o mais importante de tudo: pensar sobre suas decisões, sobre sua vida e entender um pouco mais sobre você.

 

 

Amor Plus Size – Larissa Siriani

Quanto mais perto fica o verão, mais paranoias começam a surgir nas nossas cabeças. Mais dietas malucas estamos dispostos a fazer, mais vezes clicamos em links estranhos de “como secar 10 quilos até o verão” e mais inclinados estamos a fazer uma matrícula na academia, sendo que não a frequentaremos por mais de uma semana (a quem estamos tentando enganar?).

Maitê, protagonista de Amor Plus Size, chega para nos ensinar que nosso corpo é perfeito do jeitinho que ele é e se quisermos desfilar na praia com biquini, é isso que devemos fazer! Ela é uma menina de mais de 100 quilos, que sofre de baixa auto-estima e com as dietas loucas que sua mãe a faz fazer. Sua vida muda de cabeça para baixo quando ela recebe uma proposta irrecusável que a faz acreditar mais em si mesma e ser feliz, do jeito que é! Uma delícia para esse período do ano e para todos os outros!

 

 

Os 13 porquês – Jay Asher

Talvez você já tenha ouvido falar do livro “Os 13 Porquês”. Ele está sendo adaptado para uma série da Netflix e produzido por ninguém menos que Selena Gomez. Essa é a indicação mais pesada que eu tenho para te dar nessa lista, mas se você – assim como eu – gosta de refletir um pouco sobre a vida nessa época do ano e repensar suas ações para o ano que começa, é uma ótima pedida! O livro conta a história de Clay, um adolescente normal que recebe um pacote de fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, uma menina importante em sua vida e que cometeu suicídio recentemente. Nas fitas, Hannah explica o que a levou a cometer suicídio: 13 motivos. Clay é um deles e uma das suas missões ao receber as fitas e ouvi-las é passar adiante, para mais um motivo… Uma história tensa, mas altamente conectável! Você precisa ler o livro antes dele estrear na Netflix!

 

 

Ninguém vira adulto de verdade – Sarah Andersen

Se você é do tipo preguiçoso, que não gosta de muitas letrinhas, te ofereço uma opção incrível em forma de tirinhas!! E que tirinhas! As tirinhas de Sarah Andersen já tem mais de 1 milhão de fãs no Facebook e agora foram imortalizadas em forma de livro. Elas contam histórias e dilemas sobre a “vida adulta” de uma garota que está lidando com essa nova fase, cheia de estranhezas e novas descobertas. As tirinhas não são conexas, então você pode lê-las fora de ordem e aleatoriamente. Um prato cheio de gargalhadas, mas com identificação garantida! Afinal, ninguém vira adulto de verdade mesmo… Pode perguntar pra sua mãe!

 

 

O que eu estou lendo nesse verão:

Por enquanto, minha lista de leituras é:

  • Extraordinário – R. J. Palacio
  • Memórias da Princesa – Carrie Fisher
  • Fireworks – Brunham, Myracle, Haft e Mlynowski
  • Boston Boys 2 – Giulia Paim
  • Anexos – Rainbow Rowell
  • Kindred Spirits – Rainbow Rowell
  • Um Amor de Detetive – Sarah Dessen
  • Fingindo – Cora Camack

Quero terminar todos eles ainda esse mês e montar uma nova para fevereiro! E vocês, o que andam lendo?! 🙂

Por Clara Savelli