O universo cinematográfico parece gostar cada vez mais de adaptar obras literárias de sucesso para as telonas. Essa semana teremos a estreia de Inferno (baseado no livro homônimo, de Dan Brown), mas já estão em cartaz outros filmes baseados em livros, como o Bebê de Bridget Jones (livro da Helen Fielding), O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (livro de Ranson Riggs) e É Fada (baseado no livro “Uma Fada Veio Me Visitar”, de Thalita Rebouças). Aproveitando o momento, a coluna de hoje é sobre adaptações…
Tema polêmico, que sempre gera muita discussão nos grupos de amigos, nos fandoms e até nas salas de cinema. Vou trazer exemplos de filmes que foram bons e fiéis; filmes que foram bons, mas não tão fiéis; filmes que foram tão bons que acabaram sendo melhores que os livros e filmes que foram tão ruins que deu até vontade de desver, rs. Lembrando que a lista é baseada puramente nas minhas impressões e você tem todo direito (inclusive deve) de discordar. Bora fazer uma discussão nos comentários! 🙂
Filmes que foram bons e fiéis ao livros
Essa categoria parece ser quase impossível. É até compreensível, imagino. Transformar livros de 200, 300, 400 páginas em filmes de mais ou menos 2 horas não deve ser uma tarefa fácil. Na minha concepção, esses dois filmes foram bem adaptados, colocaram toda a essência do livro nas telas, sem desviar muito do enredo principal e nem alucinar em nada. Inclusive, são dois dos meus filmes favoritos!
Diário de uma Paixão
Não senti falta de NADA nessa adaptação. Muito pelo contrário, saí com o coração cheio de alegria. Toda vez assisto o livro ainda me alegro! O romance dos dois foi muito bem retratado, com muito bom gosto e evitando deixar muito piegas! O casting também foi incrível. Os boatos dizem que os atores se odiavam durante as filmagens, mas eles não deixam isso transparecer em momento algum. A química é perfeita!
Orgulho e PreconceitoOrgulho e Preconceito provavelmente é um dos meus livros favoritos e eu estava muito apreensiva em relação ao filme. Sem razão! Ele foi fiel em tudo que eu considerava importante e eternizou ainda mais a história de Mr. Darcy e Lizzie.
Filmes que foram bons, mas não foram fiéis ao livros
Como eu disse anteriormente, é compreensível que os filmes nem sempre sejam 100% fiéis aos livros. Todavia, é muito esquisito quando ele é 90% fiel e em algum momento acontece algo muito estranho nas telonas – totalmente diferente do livro! Foi o que eu senti assistindo Amanhecer, parte 2. Não quero dar spoiler para quem não viu (mas, sinceramente, em que mundo você vive que ainda não viu?), mas eu quase levantei e fui embora na cena da batalha final.
O filme estava indo relativamente fiel ao livro, com uma coisinha ou outra diferente. Nada que mudasse totalmente a história ou deixasse o fandom desolado. Até chegar a cena da batalha final. Eu lembro até hoje do cinema inteiro gritando de horror (eu fui ver na estreia, junto com o fandom todinho). Nessa parte da história, os Volturi (clã vampiro “do mal”) vão até os Cullen conhecer a filha de Bella e Edward (que é um ser híbrido – metade humano, metade vampiro – e, em teoria, muito perigoso). No livro, os dois lados chegam a uma conclusão pacífica. No filme, eles caem na luta, com direito até a mortes! Realmente, eu já estava fora da cadeira, pronta para ir embora. Foi quando algo aconteceu, justificando as cenas e me fez sentar de novo. Depois que o susto passou e, refletindo sobre o assunto, eu até gostei da viajada que eles deram no filme. O livro tinha deixado um pouco a desejar nessa parte…
Filmes que foram tão bons, que acabaram sendo até melhores que o livro
A polêmica maior se instaura nesse tópico! Sabe aquele livro que você leu, achou meio méééh, mas o resto do mundo todo achou o melhor livro do universo? Ele estourou mundialmente e, é claro, virou filme. Você, como apreciador da literatura e do cinema, foi assistir e tcharan! Não é que achou o filme muito melhor que o livro? Não quer dizer que o filme seja bom… Mas melhor que o livro ele é! :p
A culpa é das Estrelas
Eu estou ouvindo os berros daqui, mas verdade seja dita: eu detestei o livro. Foi um dos livros mais chatos que li naquele ano. Não me senti comovida (coração de pedra) e ainda morri de vergonha alheia em diversos trechos! Só fui assistir no cinema para acompanhar uma pessoa que queria muito (e não tinha lido o livro). Adorei o filme! Claro que não é, nem de longe, um dos meus preferidos! Mas não senti vontade de sair da sala tão constantemente quanto eu senti de fechar o livro.
Cinquenta Tons de Cinza
Eu não consegui terminar de ler esse livro. Nem o primeiro. Costumo ler livros do gênero, mas não consegui gostar do enredo criado por E.L. James. Gosto muito da revolução que esse livro trouxe, abrindo o mercado para livros do gênero e ajudando a libertar as mulheres do estigma de “ler livros hot”. Lemos mesmo, no metrô, na sua cara e não estamos nem aí! Infelizmente não era o meu tipo de livro do gênero, mas fui ver o filme mesmo assim. Ainda que a Anastasia seja uma Bella 2.0 (afinal, o livro era uma fanfic de Crepúsculo – e nenhum problema com isso, afinal, sou fã da saga vampiresca), gostei bastante da adaptação.
Filmes que foram tão ruins, que eu queria ter a opção de “desver”
Filmes que, na minha concepção como ser humano, não deveriam nem existir. Eles não são bons nem quando analisados sozinhos, a parte dos livros. A história fica superficial, ou não faz sentido nenhum ou é simplesmente tão ruim que você quer ir embora e pedir o dinheiro do ingresso de volta.
Percy Jackson e O Ladrão de Raios (mas o mesmo se aplica para o segundo filme)
Sou apaixonada pela série do Rick Riordan e minha vontade no cinema era de chorar lágrimas de sangue. Eles erraram tudo na adaptação, mesmo as pequenas coisas, que não fariam a menor diferença fazer do jeito certo (por exemplo: a cor da CAMISA do Acampamento Meio Sangue!!! Custava o que mandar fazer da cor certa, pelo amor de Poseidon?). Não sei nem por onde começar a falar, então simplesmente te convido para ler os livros. O segundo filme é ainda pior que o primeiro (e eu achei que isso não era possível). Faço parte daquela torcida para que alguém recompre os direitos e faça algo digno dos meus Olimpianos favoritos.
Avalon HighSe você é fã do livro e não sabia que existia um filme, pule esse filme e vá direto para o próximo!! Eu não quero ser a portadora de péssimas notícias e nem te levar a ver isso. Eu dei de cara com esse filme acidentalmente, quando estava trocando de canal. O filme é um original do Disney Channel (tipo os dois primeiros High School Musical. Os filmes passam só no canal Disney e não no cinema) e destruiu completamente o enredo de um dos meus livros favoritos da Meg Cabot (como se já não bastasse a adaptação totalmente fora da realidade do livro de Diário da Princesa – que eu amo mesmo assim. Se tivesse classificado nessa lista, ele estaria em “bom, mas não fiel”). O livro é uma releitura da história de Rei Arthur nos tempos de hoje e se passa no Ensino Médio. Para vocês terem uma ideia da maluquice que foi a adaptação: o Arthur não é a mesma pessoa no livro e no filme!!! (!!!) !!! ad eternum
Por fim, mas não menos importante:
Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Essa série de livros é apenas maravilhosa, mas o filme é um daqueles que dá vontade de desver. Não foram pequenos erros que transformaram o filme em algo totalmente a parte dos livros, mas sim mudanças significativas no enredo. Quando a Netflix informou que faria uma série, chorei por dentro e… Erraram de novo! Duas oportunidades de fazer certo e dois erros grotescos! A série ainda é melhor do que o filme, mas está LONGE de contemplar o livro. O jeito é encarar como se fossem duas coisas distintas… Como se a série tivesse uma leve inspiração (e bota leve nisso) nos livros.
Acho que a ideia total é essa, na verdade. Dificilmente os filmes vão conseguir retratar tudo da melhor forma possível. O que nos cabe é tentar separar uma coisa da outra e aproveitar as duas realidades! E vocês? Concordam ou descordam da lista? Quais livros/filmes apontariam para cada categoria? Contem tudo!
Por Clara Savelli
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.