Connect with us

Hi, what are you looking for?

Literatura

Conheça “Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista”

A partir de um roubo de bicicletas, Estudo sobre o fim traz uma trama que apresenta a complexidade da sociedade brasileira nas diversas nuances da onda ultraconservadora que se abateu sobre o País.

A partir de um roubo de bicicletas, Estudo sobre o fim traz uma trama que apresenta a complexidade da sociedade brasileira nas diversas nuances da onda ultraconservadora que se abateu sobre o País.

Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista, novo romance de Paula Fábrio

A partir de um roubo de bicicletas num edifício de classe médiaem São Paulo, Estudo sobre o fim traz uma trama envolvente que apresenta a complexidade da sociedade brasileira na formação e nas diversas nuances da onda ultraconservadora que se abateu sobre o País.
Entregadores de aplicativo, moradores da quebrada, empresas de vigilância, pastores evangélicos, empresários do coco e camelôs são personagens deste romance que marca a força narrativa da premiada escritora Paula Fábrio numa reflexão essencial sobre o Brasil.

Imagem/Divulgação Editora Reformatório

“Quantos mundos (des)humanos existem paralelamente, só perceptíveis uns aos outros por raros segundos e por olhares enviesados e distorcidos? Ou por raros olhares empáticos e doloridos? É preciso uma visão aguda e sensível, capaz de espiar, sem se perder, através dos “buracos negros”, das frestas, das feridas e cicatrizes, para dar-se conta de que existem e compartilham o mesmo espaço. É o que faz Paula Fábrio, desafiando-nos a perceber que todas as vidas são uma só Vida, a sonhar com um só mundo humano e ousar saltar as barreiras que nos separam. Leiam! ”
Maria Valéria Rezende

Leia também: Elas no singular (HBO Max)

“A gente chega a um livro se perguntando: em qual porta eu entrei? Qual céu de qual inferno? E a gente segue os parágrafos sem saber que estamos passando por ruas que conhecemos, pessoas e falas tão reais que parecem ficção. E o nosso Brasil, então, quantas narrativas compõem a sua história? Fiquei eu assim, traçando paralelos e pontes ao dar de cara com esse “Estudo Sobre o Fim” assinado por Paula Fábrio. Mas poderia ser assinado por mim, por você, por qualquer brasileiro e brasileira que acredita no amor. Não se enganem: pode não parecer, mas este estudo é uma história de amor. Tão bem tecida e defendida pela autora de “Desnorteio” no meio de um verdadeiro tiroteio. Pode crer. É o amor possível. Porque a vida é feita de amores possíveis. Duvida? É pagar (e ler) para ver.”
Marcelino Freire

Advertisement. Scroll to continue reading.
Créditos da foto: Viviane Magnon 

Paula Fábrio é doutora em Literatura pela USP. Publicou os romances Desnorteio (Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura), Um dia toparei comigo (Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura) e No corredor dos Cobogós (Melhor livro jovem, escritora revelação (FNLIJ).

  • Serviço:
  • Estudo sobre o fim: bangue-bangue à paulista 
  • Paula Fábrio
  • Editora Reformatório 
  • Romance, 136 páginas 
  • R$ 40,00
  • Disponível no site da editora

Written By

Jessica Cardin é paulistana desde 1991. Escritora de prosa. Formada em Marketing, faz pós-graduação em História da Arte. É apaixonada por música e artes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode ler...

Literatura

A ficção distópica nunca esteve tão em alta, seja no Brasil ou mundo, e não há como ignorar que isso pode estar ligado a...

Literatura

A literatura nacional vive um interessante movimento no gênero fantasia, principalmente as histórias que passam na época medieval. Talvez isso tenha relação com o...

Entrevistas

“Segador” é o primeiro livro de Drak, lançado em junho pela Editora Lograr  Sob o pseudônimo de Drak, Kênia Costa Pereira apresenta seu primeiro...

Literatura

A escritora e youtuber Luara Fonseca também marcou presença na XIX Bienal Internacional do Livro. Luara recebeu os fãs para um meet & greet,...

Advertisement