Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): Ciganos da Ciambra

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
3 de maio de 2018 4 Mins Read

30171252 1835100643451008 2491765917953355258 oUm dos primeiros marcos do cinema italiano foi o neorrealismo, um estilo que visava capturar as condições precárias das classes mais baixas pós-Segunda Guerra. O movimento morreu na década de 50, mas a sua influência se mantém presente até hoje, como exemplificado por “Ciganos da Ciambra”, o segundo filme do diretor italiano Jonas Carpignano. Um tipo de continuação sutíl para o seu trabalho anterior, “Mediterranea” (2015), a produção busca mostrar, através de uma ficção com um sombrio aspecto de veracidade, a vida de um jovem em uma periferia na região da Calabria, no sul do país. Objetivo que alcança de maneira efetiva e melancólica.

A produção se passa no município Gioia Tauro, onde existem vários grupos étnicos: os romani, os refugiados africanos e os italianos locais. É nesse cenário que é apresentado o protagonista Pio (Pio Amato), um adolescente de 14 anos que mora com a sua numerosa família em uma comunidade cigana e que idolatra o seu irmão mais velho, Cosimo (Damiano Amato), que ganha dinheiro realizando furto de carros para uma máfia local. Quando, em uma operação policial, tanto Cosimo quanto seu pai são presos, Pio se sente na obrigação de prover para sua família em seu lugar, e decide continuar o trabalho que faziam, com a ajuda de Ayiva (Koudous Seihon), um refugiado de Burkina Faso.

Com produção executiva de ninguém menos que Martin Scorsese, não é surpresa que o longa consiga captar muito bem o lado mais “sujo” e obscuro do país, o que também é crédito da excelente fotografia. Geralmente quando se pensa em Itália, se imagina paisagens deslumbrantes e vivas, mas o trabalho de Tim Curtin busca expressar justamente o oposto: o fotógrafo capta ambientes de modo mais sombrio, com alto contraste, e até mesmo os planos gerais com belos cenários se tornam melancólicos com o uso de tons mais neutros e frios.

Também é destaque a direção de Carpignano, que busca retratar as situações de maneira real, com o uso predominante de câmera na mão, quase como se fosse um documentário sendo gravado. Ao mesmo tempo, o diretor também aborda a trama com um olhar intimista, já que toda a produção se passa no ponto de vista de Pio, elemento que os enquadramentos são eficazes em representar: grande parte do longa são close-ups do protagonista e planos nos quais a câmera permanece em suas costas, o seguindo enquanto toma decisões e mostrando a sua visão dos eventos que ocorrem.22712565 1984104345166989 7196442787090205909 o

Toda a naturalidade que a parte técnica passa seria desperdiçada se ela não fosse igualmente presente em seu elenco, o que, felizmente, não é o caso de “Ciganos da Ciambra”. Como era costumeiro no neorrealismo italiano dos anos 40, a maior parte do elenco não é composta por atores profissionais, o que torna suas “performances” muito mais genuínas. O maior exemplo disso no longa é a gigantesca família de Pio, que é representada nas telas pelos próprios familiares do ator, tornando a sua interação tão real que em momentos dá a impressão de ser um registro documental daquele grupo de pessoas. O próprio Pio Amato não decepciona nas cenas com caráter menos improvisado, passando perfeitamente seus conflitos internos para o espectador. Característica forte nas cenas que estabelecem a amizade com Ayiva, que também contam com uma boa atuação de Koudous Seihon, reprisando seu papel de Mediterranea.

Todos esses aspectos indicam que o longa é uma “história de amadurecimento” (o clássico coming-of-age story) e o roteiro é justamente isso. Escrito também por Jonas Carpignano, ele se preocupa menos em estabelecer uma trama complexa cheia de reviravoltas e se foca mais em retratar o cotidiano de Pio e como ele se relaciona com o ambiente e as pessoas de sua vida. O script evita tanto clichês e cenas óbvias que pode até parecer um pouco anticlimático quando, após tomar uma decisão difícil e crucial no fim do longa, as consequências diretas de tal ato não são vistas. O roteirista também não usa de diálogos expositivos, e muito do que o protagonista faz deve ser entendido somente pelo visual, já que não tem falas explicando. Porém, enquanto esse recurso funciona muito bem durante quase todo o filme, ele também deixa algumas sequências um tanto confusas.

“Ciganos da Ciambra” foi a escolha de 2017 da Itália para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas não chegou a concorrer. É uma pena que não tenha recebido nem a indicação, pois é uma produção atual, que retrata a realidade, tanto dos ciganos quanto dos refugiados, de forma bruta e verossímil, e que por mais que não seja um longa muito alegre, é uma boa experiência cinematográfica.

Reader Rating1 Vote
8.5
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaCinema Italiano

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

31888965 1839134069714332 6475823179192336384 o
Anterior

Coringa aparece em Gotham, no primeiro vídeo liberado

16A45B57 DF09 4876 855E F956D7AFE77E 316 000000879700C27F
Próximo

Resenha: Hippie, de Paulo Coelho

Próximo
16A45B57 DF09 4876 855E F956D7AFE77E 316 000000879700C27F
3 de maio de 2018

Resenha: Hippie, de Paulo Coelho

Anterior
2 de maio de 2018

Coringa aparece em Gotham, no primeiro vídeo liberado

31888965 1839134069714332 6475823179192336384 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner
    Banner
    Banner

    Posts Recentes

    Menos é mais grupo foto 002
    Menos é Mais Promete Quatro Horas de Pagode e Convidados Surpresa no “Churrasquinho” em Paulínia
    Vivian Siqueira Campos
    Rock in Rio 2026
    Rock In Rio 2026 na Sky+ Terá Mais de 100 Shows ao Vivo
    Daniel Gravelli
    Rock in Rio 2026
    Rock In Rio 2026 Reforça Relação Com o Rio e Amplia Experiência Gastronômica
    Daniel Gravelli
    Palco Mundo Rock in Rio 2026
    Rock in Rio 2026 | Previsão do Tempo Indica Sol na Abertura e Chuva no Fim de Semana
    Cesar Monteiro
    Rock in Rio 2026
    Rock In Rio 2026 Mexe na Grade e Antecipa Elton John em Mais de Uma Hora
    Daniel Gravelli

    Posts Relacionados

    Espermagedom

    Espermagedom Coloca o Porta dos Fundos na Corrida Mais Absurda do Cinema

    Daniel Gravelli
    3 de setembro de 2026
    Sonho para a Mostra

    A Lista dos Sonhos | 7 Filmes de Cannes e Veneza que Precisam Chegar à Mostra de SP 2026

    Rodrigo Chinchio
    3 de setembro de 2026
    Pressão Pressure Filme Universal Pictures 6

    Pressão | O Dia em que o Clima Mudou a História

    Junior Fernandez
    1 de setembro de 2026
    Gal Gadot - Alerta Vermelho

    Gal Gadot Passou Seis Meses Blindando Atuação Contra a IA

    Aimée Borges
    1 de setembro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx