Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): Invasão Zumbi

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
16 de dezembro de 2016 3 Mins Read

Invasão Zumbi PosterNão há outra forma de começar falando de um filme  de zumbi deixando de comentar que o gênero já foi mais do que explorado, já entrou, saiu e voltou a entrar em moda, o que não significa necessariamente que o tema já tenha sido abordado como no suspense sul-coreano Invasão Zumbi (do inglês: Train to Busan/do coreano: Busanhaeng).

A história gira em torno do egoísta Seok-Woo (Gong Yoo – conhecido pelo seu papel em The 1st Shop Of Coffee Prince), um gerente de fundos divorciado e pai distante da pequena Su-an (Kim Su-an). No dia do aniversário de Su-an, Seok decide levá-la de trem para ver a mãe na cidade de Busan como presente de aniversário. No trem eles percebem que as pessoas estão se tornando violentas devido a uma estranha epidemia e são obrigados a lutar pela sobrevivência enquanto enfrentam conflitos com outros passageiros.

Invasão Zumbi é dirigido por Yeon Sang-Ho que também foi o responsável por “Seul Station”, uma animação que se passa no mesmo universo do filme e conta a história de outros sobreviventes da epidemia na cidade de Seoul. E há algo importante a ser salientado sobre seu trabalho neste filme: Yeon dirige uma grande produção que consegue conquistar o mercado ocidental, mas ainda sim traz uma forma de fazer cinema que reflete suas raízes e isso invariavelmente vai de encontro à uma barreira cultural. Podemos observar isso através de personagens que não transmitem malícia e pelo fato deles expressarem emoções com intensidade quase caricata, algo caracteristicamente oriental, o que podem acabar transformando cenas de sofrimento e heroísmo em motivo para dar uma pequena risada. Mas o problema não é a direção e muito menos a atuação, a questão aqui é a diferença na percepção de mundo e sentimentos que tendem a causar certo estranhamento para aqueles que não estão acostumados. Ainda sim, nesse mesmo sentido, é necessário criticar a representatividade feminina que resume a participação das mulheres a serem salvas, chorarem, demonstrarem emotividade irracional e pedirem permissão para falar. Em nenhum caso a diferença cultural se torna uma desculpa para deixar de analisar essa problemática já que no Brasil continuamos aplicando nosso próprios conjunto de valores independente da origem da produção.

oblecn1ygWPBc4u1XIW o

O roteiro até certo ponto transmite originalidade ao equilibrar drama de sobrevivência e ação. Diferente de produções norte-americanas como The Walking Dead e Guerra Mundial Z que, no gênero “zumbi”, desequilibram para um lado ou para outro, respectivamente. O problema é que o filme  é uma grande e longa lição de moral que insiste em ser empurrada goela abaixo do espectador.

O ponto alto do longa é a relação entre os sobreviventes e o que eles são capazes de fazer para se manterem vivos e protegerem aqueles que amam. Não chega a ser uma temática realmente nova, mas sempre que bem explorada consegue dar mais substância à trama. Mesmo assim a substância adquirida não é transferida de forma integral graças à barreira cultural anteriormente mencionada.

A caracterização dos “zumbis” não é de impressionar. E realmente não precisaria ser já que eles não passam de pessoas infectadas. O que chama atenção neles é a falta de explicitação de violência (algo que, provavelmente, é um vício cultural do ocidente). Não ver intestinos expostos, membros sendo arrancados faz um pouco de falta em um filme de zumbi, mas pode ser algo interessante no final das contas.

Invasão Zumbi traz uma história diferente que não envolve a salvação do mundo e que explora os conflitos entre aspectos da natureza humana, produzindo assim, no máximo, uma surpresa sul-coreana em um gênero que já é tão explorado por produções norte-americanas.

Por Raoni Vidal

Reader Rating5 Votes
7.5
4

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

invasão zumbizumbi

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Cartaz Eu Fico Loko Final 697x1024
Anterior

Crítica: Eu Fico Loko

15578371 1626559437638464 1879098092319925931 o
Próximo

Kéfera Quem?

Próximo
15578371 1626559437638464 1879098092319925931 o
16 de dezembro de 2016

Kéfera Quem?

Anterior
16 de dezembro de 2016

Crítica: Eu Fico Loko

Cartaz Eu Fico Loko Final 697x1024

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Greg Gaffin do Bad Religion em palco em show com co-headline do Social Distortion. Ao fundo há uma bateria e o logo da banda em telão. Paleta de cores preta luzes azuis-arroxeadas.
    The Town 2025 | Sex Pistols Cancela Vinda; Bad Religion é Escalado
    Nick de Angelo
    Colagem com Ritchie Blackmore à esquerda e segunda foto com John Bonham nos bastidores de um show do Led Zeppelin.
    O que Ritchie Blackmore, do Deep Purple, Realmente Pensava Sobre John Bonham, do Led Zeppelin
    Cesar Monteiro
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.
    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar
    Roberto Rezende
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".
    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória
    Roberto Rezende
    Colagem de duas fotos com personagem Leonardo Roitman à esquerda (Guilherme Magon) e Ana Clara à direita (Samantha Jones) em novela "Vale Tudo" de 2025.
    Vale Tudo | Entenda a Sequência de Furos Que Está Indignando os Telespectadores
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Liam Neeson vestindo kilt, roupa social e gravata, empunhando um pirulito gigante colorido como se fosse uma arma de arremesso no reboot de 2025 de "Corra Que a Polícia Vem Aí".

    Corra Que A Polícia Vem Aí | Mais Um Reboot/Continuação que Volta Para Desafiar o Tempo e a Memória

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    Fotografia de mural grafitado com criança sorrindo. Na rua uma mulher caminha com a bandeira da Palestina.

    10 Filmes dos Festivais de Cannes, Berlim e Veneza que Queremos Ver na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    27 de agosto de 2025
    Rodrigo Santoro como Crisóstomo, protagonista do longa "O Filho de Mil Homens", destaque da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2025. Ele está maltrapilho, roupas bege, sentado/caído no chão arenoso e com pedras ao fundo. Há uma paisagem com grama em tons marrom ao fundo e uma casinha azul.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo | Conheça os Primeiros Filmes Selecionados

    Rodrigo Chinchio
    25 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon