Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): O Doutrinador

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
30 de outubro de 2018 3 Mins Read
“Eu sei o que aconteceu com você, mas isso não justifica o que você está fazendo.”

Miguel (Kiko Pissolato) é o retrato do brasileiro médio. Policial da Divisão Armada Especial (DAE), separou-se de Isabela (Natália Lage) e com ela divide a guarda de Alice (Helena Luz). Ou melhor: dividir, na verdade, não parece o verbo mais adequado. Quando a ex-esposa busca a menina na casa do pai, agradece, afinal, o tempo passado com ela. Em poucas palavras, obrigações parentais convertem-se em favores. Progenitor negligente, como muitos, Miguel ignora as restrições alimentares da filha. Mais grave que comidas com glúten, porém, é o desrespeito à autoridade materna. Apesar de todas as preocupações da ex, o protagonista insiste em levar a filha a um jogo da seleção. No caminho, uma bala perdida atinge Alice. Inconformado com a morte da criança, Miguel desvela mais uma de suas facetas. Além de machista,“O Doutrinador”, encarnação do senso comum nacional, é também truculento.

Mesmo antes da tragédia, a personagem já aspirava à condição de herói. Miguel integra a Operação Linfoma, responsável por investigar o governador Sandro Corrêa (Eduardo Moscovis). Depois de prenderem o político, no entanto, os policiais voltam a lidar com situações corriqueiras, como uma reintegração de posse. Motivo de orgulho da filha, Miguel desdenha esse “trabalho de PM”. A vontade de lutar por algo maior ganha força quando ele perde sua grande admiradora. Com a menina ensanguentada nos braços, uma música exageradamente melodramática pontua a indignação do protagonista. Não há leitos para sua filha. E a culpa é de Sandro Corrêa, agora solto por um habeas corpus.

De forma previsível, então, “O Doutrinador” – codinome para o mascarado “herói” – busca vingança. A primeira vítima, igualmente previsível, é o governador. Movido tanto pelo ego quanto pelo ódio, Miguel não para, contudo, por aí. Prefeito, senador, presidenciável: todos perecem nas suas mãos. Nesse sentido, ele não pode dispensar a parceria de Nina Souza (Tainá Medina). Machista e truculento, como previamente descrito, o policial abusa de sua autoridade para ameaçar a jovem hacker. Nina se vê, assim, obrigada a colaborar, ainda que isso a coloque em risco.

Contraponto ao protagonista, a jovem questiona, durante a maior parte do filme, as suas atitudes. Função semelhante desempenha o policial Edu (Samuel de Assis). Em determinado diálogo, por exemplo, as duas visões contrastam-se. Se, por um lado, Edu defende o imperativo “proteger as pessoas”, Miguel, por outro, acredita no “atirar para matar”. A contestação mais eficaz, no entanto, parte da ex-esposa: “Que bom que a Alice não está aqui para não ver no que o pai dela se transformou”, afirma Isabela. Não obstante essas didáticas falas, porém, o privilégio de um único ponto de vista mantém intacto o “heroísmo” da personagem. Mesmo o voice-over final de Nina reitera essa condição.

0819437.jpg r 1920 1080 f jpg q x

O roteiro, adaptação da HQ homônima de Luciano Cunha, obviamente diz respeito à situação política do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. As referências, demasiadamente explícitas, soam até ingênuas: um governador de iniciais SC, “não seja leviana” durante um debate, entre outras. Nem o product placement, escancarado aos olhos do espectador, escapa da abordagem superficial e preguiçosa. É quase inacreditável, portanto, que o cineasta Gustavo Bonafé tenha também dirigido o bom “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, ainda em cartaz.

“O Doutrinador” merece, por fim, um único elogio: não ter estreado antes das eleições. Tamanha descrença na política e semelhante fé na violência representam, em especial nos dias de hoje, um enorme desserviço.

* O filme estreia dia 1 de novembro, quinta-feira.

 

Reader Rating8 Votes
5.3
1

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CrimeHQHQs NacionaisSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

Inimigos Íntimos 5
Anterior

Crítica: Inimigos Íntimos

podres de ricos
Próximo

Crítica: Podres de Ricos

Próximo
podres de ricos
30 de outubro de 2018

Crítica: Podres de Ricos

Anterior
30 de outubro de 2018

Crítica: Inimigos Íntimos

Inimigos Íntimos 5

3 Comments

  1. Avatar de Frank Castle (Terra-200111) Frank Castle (Terra-200111) disse:
    30 de outubro de 2018 às 15:33

    Crítica horrível e tendenciosa!
    Parece que um lacrador partidário de militância falida escreveu esse texto ridículo!
    Problematizando coisas banais e criticando de forma errônea o descredito na democracia apresentado no filme.
    De longe é uma das piores e mais idiotas críticas que já vi na minha vida!

    Responder
  2. Avatar de Miguel Borges Miguel Borges disse:
    6 de julho de 2019 às 13:21

    Crítica detestável, hora nenhuma criticou a qualidade da direção, roteiro ou produção, apenas perdeu tempo apontando os traços falhos de personalidade de um personagem no qual você não concorda, mesmo o próprio filme fazendo questão de mostrar que o personagem é falho por natureza. Uma crítica infantil, tendenciosa e raza, o roteirista não tem a obrigação de escrever um personagem para agradar o seu ideal de mundo perfeito, embora o filme do Doutrinador não seja perfeito, merece muito mais que isso.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

49049821673 53082b3500 k1
SEGA confirma presença na Brasil Game Show 2026 com estande duas vezes maior
Gabriel Fernandes
O Mandaloriano e Grogu
Star Wars | O Mandaloriano e Grogu Abraça a Nostalgia e Apresenta uma Inovação Impecável
Junior Fernandez
Maricá 212 anos
Maricá 212 Anos | Cidade Celebra com Shows, Desfile Cívico e Programação Especial
Vivian Siqueira Campos
Esta é uma vista exterior do AT&T Stadium em Arlington, Texas, com a escultura "Sky Mirror" de Anish Kapoor em destaque.
Copa do Mundo 2026 | Os Estádios Que Vão Fazer História
Anne Chaves
Novo carregador ultrafino da Xiaomi. Imagem gerada por IA.
Xiaomi Lança Power Bank Magnética Ultrafina de 10.000 mAh Com Carregamento de Até 45W
Gabriel Fernandes

Posts Relacionados

O Mandaloriano e Grogu

Star Wars | O Mandaloriano e Grogu Abraça a Nostalgia e Apresenta uma Inovação Impecável

Junior Fernandez
25 de maio de 2026
Esta imagem é do filme Supergirl: Mulher do Amanhã, que tem estreia prevista para junho de 2026. A atriz Milly Alcock interpreta Kara Zor-El, a Supergirl. Ao lado dela está o cãozinho Krypto.

Supergirl Revela Novas Imagens Inéditas e Destaca Visual da Heroína em Meio ao Caos de Uma Guerra Galáctica

Gabriel Fernandes
23 de maio de 2026
Palma de Ouro

Festival de Cannes 2026 | Conheça o Vencedor da Palma de Ouro

Rodrigo Chinchio
23 de maio de 2026
O Mandaloriano e Grogu

O Mandaloriano e Grogu | Filme Estreia Abaixo de Solo e Acende Alerta Para Star Wars nos Cinemas

Gabriel Fernandes
23 de maio de 2026
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx