Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (2): O Rei do Show

Avatar de Mauro Machado
Mauro Machado
25 de dezembro de 2017 3 Mins Read

O Rei do Show 2 1É curioso que o musical seja um gênero do cinema que remete, muitas vezes, ao passado. Talvez por ter estado em alta durante os áureos tempos de uma antiga Hollywood isso aconteça, sabendo  que a indústria sempre gosta de falar de si própria. Exemplos de filmes musicais que sejam de época, então, não faltam: “Os Miseráveis”, “Chicago” ou “Cantando na Chuva” . Até mesmo, o recente sucesso “La La Land”  procura uma estética vintage, buscando homenagear grandes clássicos do gênero, sendo essa característica bem perceptível.

“O Rei do Show” é uma obra que reflete uma quantidade significativa desses aspectos, situada no século XIX. Nos é contada a história de P.T Barnum, homem de origem humilde que passa a gerenciar um circo itinerante, picadeiro que utilizava de animais exóticos e pessoas com identidade física igualmente exóticas para suas apresentações. Barnum passa o roteiro do filme envolvido com a criação e gerenciamento do espetáculo, mas também possui questões familiares complexas, que por vezes esbarram nas profissionais. Não se trata, portanto, de um roteiro denso. Ele é bastante simples e tenta se aproximar de um estudo de personagem, de uma cine-biografia, mas não deixa tão claro aquilo que quer. Existem diversos focos que são interessantes e seriam relevantes para a trama, mas todos são mostrados de forma rasa, o que também acontece com os personagens. Às vezes, parecemos assistir um filme tratando de uma família, outras vezes ele quer abordar o caso dos funcionários do circo, mas também considera necessário fazer um estudo de seu protagonista. Como já mencionado, são vários focos que acabam por desfocar um fio condutor da narrativa, embora nota-se que as ideias são ótimas.

the greatest showman 5120x2880 hugh jackman 2017 hd 4k 8k 10289 e1513807871728

Por outro lado, o longa deixa o espectador verdadeiramente impressionado com o visual que lhe é mostrado. As cenas envolvendo músicas são espetaculares, muito bem coordenadas e coreografadas. A mise-en-scène é muito clara, podemos entender os elementos cênicos com tranquilidade. Ademais, as músicas são boas, envolventes e fazem sentido para a narrativa, não estão ali por estarem. Impressiona o uso de algumas elipses, usadas para que um intervalo de tempo se passa enquanto uma cena se desenrola. Os cortes se mostram muito discretos e combinam com o bom gosto da utilização desse recurso. Ele aparece ainda mais pela preferência do diretor pelos planos longos, permitindo que vejamos a ação com mais continuidade. São fatores que aproximam a abordagem utilizada com a do teatro. Quem brilha, nesses momentos, é Hugh Jackman, protagonista da história, que parece muito a vontade em seu papel e que possui um ótimo histórico de trabalhos com musicais.

A própria figura central representada por ele, no entanto, é bastante questionável. Alguns momentos parecem esbarrar na romantização de um homem que se utilizava de figuras marginalizadas da sociedade para lucrar com isso. É inevitável que isso não atrapalhe no desempenho final apresentado.

Outro aspecto que funciona bem é o das cores. A fotografia contrasta o passado de dificuldades de Barnum que é ilustrado com tons de cinza e escuro com as cores vivas e chamativas das cenas no circo. Parece até haver uma tentativa de emular a técnica do technicolor em tais situações, o que é muito bem-vindo. Somado a isso, o design de som funciona bem e equilibra sons diegéticos e da trilha orquestrada com o que é cantado. Não é um trabalho fácil dado o tipo de filme que estamos tratando, mas a lógica sonora é eficiente, ainda que não atraia grande destaque para si.

Assim, “O Rei do Show” consegue ser um bom filme. Pode não ser o mais memorável deles ou um novo clássico para seu gênero, mas consegue entreter e até surpreender quem o assiste, em pontos mais específicos. Provavelmente, agradará a quem já tiver gosto prévio por esse tipo de obra, mas não cativa quem não tem apreço especial por ela. O que é mais lamentável é o potencial perdido, potencial esse que poderia, quem sabe, até levar a algumas disputas no Oscar.

Reader Rating2 Votes
8.8
7

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Globo de OuroHugh JackmanMusical

Compartilhar artigo

Avatar de Mauro Machado
Me siga Escrito por

Mauro Machado

Ser envolto em camadas de sarcasmo e crises existenciais. Desde 1997 tentando entender o mundo que o cerca,e falhando nisso cada vez mais.

Outros Artigos

thumb 1920 856712
Anterior

Os 5 melhores animes de 2017

Anitta sexy e1480432595528
Próximo

2017 foi o ano da Anitta?

Próximo
Anitta sexy e1480432595528
25 de dezembro de 2017

2017 foi o ano da Anitta?

Anterior
24 de dezembro de 2017

Os 5 melhores animes de 2017

thumb 1920 856712

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Steve Angello Estará Rock in Rio 2026
    Rock in Rio 2026 | Steve Angello Abre o New Dance Order e Traz Para o Rio o Peso de Uma das Maiores Carreiras do Eletrônico
    Gabriel Bizarro
    Copa do Mundo Polêmicas
    Copa do Mundo | As Polêmicas Históricas que Marcaram os Mundiais da FIFA
    Clarice Bezerra
    Paulinho comemorando gol pelo Fluminense em Imagem Gerada Por IA
    Fluminense Goleia Resende por 8 a 0 e Encaminha Vaga no OPG Sub-20
    Gabriel Fernandes
    Ne-yo
    Rock in Rio 2026 | Dono de Hits que Marcaram Gerações, Ne-Yo Está de Volta
    Gabriel Bizarro
    Mick Jagger Keith Richards Rolling Stones PB 1
    O Batismo de Fogo dos Rolling Stones na América: Quando o Caos de San Bernardino Engoliu o Deboche da TV
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Filme Mandy para o Dia dos Namorados

    Dia dos Namorados | 6 Filmes de Terror que Todo Casal Precisa Assistir

    Amanda Moura
    12 de junho de 2026
    Filme Um amor para recordar

    8 Filmes Românticos dos Anos 2000 Para Assistir no Dia dos Namorados

    Jéssica Meireles
    12 de junho de 2026
    Sydney Sweeney

    Sydney Sweeney de Volta ao Perigo: Ator de “Love Story” se Junta à Estrela no Suspense “O Segredo da Empregada”

    Rodrigo Chinchio
    11 de junho de 2026
    O Afinador Turner 1 Filme

    O Afinador | Novo Filme de Diretor Premiado é Uma Proposta Ensurdecedora

    Junior Fernandez
    11 de junho de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx