Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica (3): O Cidadão Ilustre

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
16 de junho de 2017 3 Mins Read

O Cidadão Ilustre Cartaz 03O premiado filme argentino “O cidadão ilustre” estreou nos cinemas do Brasil no mês passado. Dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn, e escrito por Andrés Duprat, o filme mostra por que o cinema argentino continua sendo um dos melhores do mundo. Nota-se no cartaz os inúmeros prêmios que o mesmo já recebeu. Um filme que não deixa o bom humor de lado, mas acerta também sua crítica contra a sociedade.

A história conta a vida do escritor Daniel Mantovani (Oscar Martínez) que recebe o prêmio Nobel de Literatura, mas que toma isso como um atestado de sua decadência. Dentre tantos convites e prêmios que receberia depois, um se sobressai: de ser cidadão ilustre de sua cidade natal.

De alguma maneira, tudo no plot inicial é bem clichê. Desde que a ficção existe, o retorno à casa é tema recorrente. Aqui não é diferente, depois de quarenta anos vivendo na Europa, o escritor premiado resolve encarar sua cidade pequena onde nasceu. Com uma estética ridícula de viagens e uma congruente do povoado de Salas do protagonista, o espectador entra não só numa espécie de cidade perdida no tempo, mas da comicidade de uma cultura interiorana. Tudo é levado com muito bom humor a princípio, fato que custa ao escritor ranzinza realizar, no entanto é claro, o embate de alta e baixa cultura em seu interior.

A iluminação é bem feita, principalmente nos ambientes noturnos, onde parece que há uma mão mais solta para criar. Há movimentos de câmeras interessantíssimos ao redor do protagonista. E o figurino não deixa nada a escapar do embate Europa x América do Sul. Cada personagem é uma espécie de arquétipo da cidade. Como no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, cada pecado ou fraquezas humanas se personificam na comunidade de Salas de maneira curta por vezes, mas dando o contexto necessário para entender a atmosfera.

18209129 1686545408306533 7979564201959710093 o

Dentro desta trama que procura trazer Daniel Mantovani à sua cidade natal, há uma espécie de busca por humildade que fraqueja por muitas vezes. Ele, afinal, representa o máximo da literatura, da criatividade, da arte humana e aquele povoado é para ele uma tribo isolada da cultura. Por certo, outras tantas vezes desce de seu cavalo e consegue dialogar, mas principalmente ser humano. Falta-lhe a empatia necessária para tocar as pessoas e é disso que o filme trata em suas tantas camadas: como a cultura nos isola e como nos torna inumanos.

No entanto, o que o filme procura mostrar também, como poucas vezes feito e pouquíssimas ainda mais bem feito no cinema, é a trajetória do autor. Primeiro, com sua decadência, seu assumir de que tudo o que escreve se tornou algo confortável ao mundo, quando o papel do artista é simplesmente o de fazê-lo tremer e reinterpretá-lo. Como Mantovani diz, seus personagens nunca saíram de Salas e ele nunca retornou. Era a hora de tal reencontro com sua fonte para criar novamente, mas principalmente encarar o destino de cada autor: o tema da morte.

De modo direto e sucinto, o filme também mostra o que é ser um leitor, mas principalmente o que é ser um bom leitor. Diversas vezes o escritor é acusado de trair sua cidade por falar mal de seus cidadãos, quando claramente é possível ver que tais leitores não distinguem realidade de ficção. São como aqueles que brigam com atores de novela na rua, pensando ser os próprios personagens. Não deixa de ser uma espécie de analfabetismo funcional. No entanto, não se restringe aos cidadãos da pequena vila, mas também à própria mídia que instiga tal visão na massa, não vendo a obra como obra, mas uma extensão do autor.

Por Paulo Abe

Reader Rating1 Vote
7.9
8.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

CinemaCinema ArgentinoO Cidadão Ilustre

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

Chef 2 Crenn 00816R1.0.01
Anterior

Chef’s Table: a comida como obra de arte

creative commons
Próximo

Você sabe (realmente) o que é Creative Commons?

Próximo
creative commons
16 de junho de 2017

Você sabe (realmente) o que é Creative Commons?

Anterior
15 de junho de 2017

Chef’s Table: a comida como obra de arte

Chef 2 Crenn 00816R1.0.01

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade
    Banner

    Posts Recentes

    Os Garotin - Rock in Rio 2026
    Rock In Rio 2026 | O Sunset Vira Baile de Gala Com Os Garotin e Duquesa
    Daniel Gravelli
    Junior Rostirola - Café Com Deus Pai
    Junior Rostirola Faz a Bienal Trocar o Like Pela Fila do Autógrafo
    Daniel Gravelli
    Chocolate Quente Selene Diaz Autora 2
    Uma Conversa Quentinha com Selene Diaz e “Chocolate Quente”, Seu Novo Romance
    Lipe Machado
    Rock in Rio 2026 Ivete Sangalo 1
    Ivete Sangalo | Raízes latinas e Trono Assegurado no Palco Mundo no Rock in Rio 2026
    Cesar Monteiro
    Rock in Rio 2026 Joelma Viviane Batidão 2
    Rock in Rio 2026 | Pará faz História com Joelma e Viviane Batidão Incendiando o Palco Sunset
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    A Ilha Esquecida Forgotten Island Filme Dreamworks 1

    A Ilha Esquecida | O Triunfo da Memória Sobre o Esquecimento

    Junior Fernandez
    13 de setembro de 2026
    The Legend of Zelda A Lenda de Zelda Nintendo Português 1

    The Legend of Zelda: Ocarina of Time Ganha Trailer e Filme Revela Pôster

    Hugo Santiago
    13 de setembro de 2026
    Da magia à sedução: feitiço do amor - Sandra Bullock e Nicole Kidman

    Da Magia à Sedução: Feitiço de Amor | Bruxaria ou Nostalgia, Quem Sustenta Essa Franquia?

    Junior Fernandez
    11 de setembro de 2026
    X-Men

    X-Men Encontra Seu Anjo em Asa Germann, Astro de Gen V

    Daniel Gravelli
    10 de setembro de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx