Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Acrimônia

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
7 de agosto de 2018 3 Mins Read
“Quando uma mulher negra tem raiva, é um estereótipo.”

2245338.jpg r 1920 1080 f jpg q x

“Amargura”, “raiva”, “maldade”. A partir dessas definições, Tyler Perry (“O Halloween de Madea”) apresenta o substantivo “Acrimônia”, título de seu novo filme (Acrimony, 2018). Presença recorrente no Framboesa de Ouro (Razzie Awards), o comediante estadunidense tenta, agora, a sorte em outro terreno, o drama. Conta, para isso, com a parceria da indicada ao Oscar Taraji P. Henson (“O Curioso Caso de Benjamin Button”), forte nome do gênero. O esforço da dupla, reunida mais uma vez após “I Can Do Bad All by Myself” (2009), certamente não passará despercebido. Filmado em apenas oito dias, o infame longa-metragem abre duas possibilidades de reconhecimento. Por um lado, premiações paródicas devem preencher as estantes de Perry. Por outro, a presença em listas de piores do ano – e quiçá da história – pode atrair um inesperado público, como aconteceu com “The Room” (2003).

Explicada no começo, a palavra “acrimônia” descreve Melinda (Henson / Ajiona Alexus, quando jovem). Obrigada pela justiça a consultar uma psicóloga para controlar sua raiva, a protagonista rememora a relação com Robert (Lyriq Bent / Antonio Madison, quando jovem). O cafajeste ex-marido, conta ela, aproveitou-se da herança da então esposa – 350 mil dólares deixados pela mãe – para investir em um projeto pessoal fadado ao fracasso. A Força de Vento Gayle, uma bateria recarregável, nunca chamava a atenção do potencial investidor, o milionário Sr. Prescott (Douglas Dickerman). Enquanto Melinda custeava estudo, moradia, alimentação e transporte, Robert devotava-se a aprimorar o protótipo. Um dia, contudo, eventos surpreendentes despertaram a acrimônia da personagem.

Como em seus outros filmes, Perry parece preocupado com a questão da representatividade. A trilha musical – repleta de canções de Nina Simone – e a composição do elenco indicam o espaço reservado a talentosos artistas negros. Em termos narrativos, no entanto, o cineasta toma caminhos tortuosos. Se, de início, Melinda contesta o estereótipo da mulher negra raivosa, ao fim, entrega-se a todos os preconceituosos sensos comuns. Se, ainda, as poucas personagens brancas tentam, a princípio, se aproveitar das negras, o cenário muda com uma improvável redenção.

Além dessas contradições, o diretor e roteirista peca também por um didatismo excessivo: a incessante narração de Henson repete os diálogos, que, por sua vez, explicitam as imagens. Em tom novelesco, a voz da atriz declama memoráveis frases como “A verdade sempre chega quando um homem goza” (“The truth always comes when a man cums”) – jogo com a sonoridade dos verbos ingleses to come (chegar) e to cum (gozar). Outro recurso questionável, cartelas introduzem verbetes. Ao já mencionado “acrimônia”, somam-se “romper”, “lástima”, “desvairado”, “inexorável”. É possível imaginar Perry folheando um dicionário em busca dos termos. Ao acreditar-se, enfim, mais inteligente que o público, o norte-americano alcança um indesejado humor, ausente em suas comédias.

Contemporâneo de campanhas como #OscarsSoWhite e #TimesUp, o longa-metragem demonstra particular falta de sintonia. Sua irresponsável abordagem prova, afinal, que protagonismo negro e feminino não garante quebra de estereótipos. Tyler Perry, conhecido por caracterizações machistas na série “Madea”, não esconde, mais uma vez, sua perspectiva misógina: as personagens femininas são paranoicas, e as masculinas, mal interpretadas.

Transitando entre o “tão ruim que é bom” e o ofensivamente ruim, “Acrimônia” suscita, por fim, distintas reações. Parte do público debochará das situações inverossímeis, dos diálogos absurdos e das interpretações excessivas. Impressionados com o monumental fracasso, entretanto, os desavisados sairão do cinema incrédulos.

* O filme estreia dia 9, quinta-feira.

 

Reader Rating0 Votes
0
1

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

DramaSuspense

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

1291991369 drax the destroyer guardians of the galaxy 34248
Anterior

James Gunn – Ator de “Guardiões da Galáxia” está revoltado com a disney

38493468 10216127162319360 9088620989880729600 o
Próximo

Resenha: Os Mistérios de Warthia – A Profecia de Midria, de Denise Flaibam

Próximo
38493468 10216127162319360 9088620989880729600 o
7 de agosto de 2018

Resenha: Os Mistérios de Warthia – A Profecia de Midria, de Denise Flaibam

Anterior
6 de agosto de 2018

James Gunn – Ator de “Guardiões da Galáxia” está revoltado com a disney

1291991369 drax the destroyer guardians of the galaxy 34248

One Comment

  1. Avatar de Areli Pereira Areli Pereira disse:
    6 de novembro de 2018 às 16:23

    Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood, como Taraji P. Henson. A vi recentemente em Proud Mary, também têm uma grande equipe e é uma atriz muito professional, que as pessoas amaram atuação dele. Eu estou olhando que na televisão vai ser transmitido em HBO e eu fiquei muito contente por ter esse serviço de streaming. Eu não posso esperar para assistir novamente. Eu acho que vai ser uma estreia. Os filmes de ação há alguns anos tem sido bacanas. Eu gosto muito de assistir as estreias porque eu adoro os efeitos especiais que têm.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

Pôster horizontal de "Jujutsu Kaisen: Execução", filme de recapitulação do arco do Incidente de Shibuya de segunda temporada.
Jujutsu Kaisen: Execução | Filme Ganha Trailer Exclusivo
Nick de Angelo
Ac Frehley tocando guitarra em show em 2025. Fumaça de glicerina pode ser vista no palco, ele com um semblante concentrado.
Ace Frehley: o Homem Que Fez o Rock Soar Como Ficção Científica
Cesar Monteiro
Angela Sarafyan, protagonista de "Quase Deserto", de rosto virado, headphones, cabelos ao vento, em cartaz do filme na horizontal.
“Quase Deserto” | Filme De José Eduardo Belmonte Estreou No Festival Do Rio
Joanna Colaço
Fábio Jr. em apresentação no Allure Music Hall em 2025, colagem de duas fotos com cantor no palco.
Fábio Jr. Chega com Turnê “Bem Mais Que Meus 20 e Poucos Anos” em São Paulo
Nick de Angelo
Os três iniciais em "Pokémon: Legends A-Z": Chikorita, Tepig, Totodile, no meio de uma rua em Lumiose.
Pokémon | Geração 10 e 11 Vaza e Próximo Jogo Será de Mundo Aberto
Nick de Angelo

Posts Relacionados

Angela Sarafyan, protagonista de "Quase Deserto", de rosto virado, headphones, cabelos ao vento, em cartaz do filme na horizontal.

“Quase Deserto” | Filme De José Eduardo Belmonte Estreou No Festival Do Rio

Joanna Colaço
16 de outubro de 2025
Protagonista de "Ruídos" (2025), segurando preocupada a cabeça de alguém, de costas para nós. O ambiente está todo escuro.

Ruídos | A Criatividade Praticamente Sem Limites do Cinema de Terror Asiático

Roberto Rezende
12 de outubro de 2025
Imagem Filme Bugonia

Bugonia | A América de Alienígenas, Conspiracionistas e CEOs Impiedosos

Rodrigo Chinchio
12 de outubro de 2025
O Agente Secreto

O Agente Secreto | O Baiano Tem o Molho!

Pedro Mesquita
12 de outubro de 2025
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
Banner novidades amazon