Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Anos 90

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
29 de maio de 2019 3 Mins Read
“Muitas vezes, a gente acha que a nossa vida é pior. Mas, se você parar para se colocar no lugar do outro, você não trocaria de vida com ele.”

1320490.jpg r 1920 1080 f jpg q x

A câmera se posiciona em um corredor. Uma criança corre até deparar-se, agressivamente, contra uma parede. A força do impacto a derruba. Já entregue ao chão, o menino sofre, ainda, novos golpes. Desta vez, um adolescente o espanca. Ao fundo, vozes adultas, uma feminina e outra masculina, brigam entre si. Em meio ao caos, portanto, apresenta-se “Anos 90” (Mid90s, 2018), estreia de Jonah Hill na direção.

Stevie (Sunny Suljic), um garoto no início da puberdade, vive com o rebelde irmão, Ian (Lucas Hedges), e a mãe solteira, Dabney (Katherine Waterston), na Los Angeles dos anos 1990. A dinâmica dessa família rapidamente transparece em um jantar comemorativo. Ainda que maltratado, Stevie busca a aprovação do aniversariante Ian: escolhe, carinhosamente, um álbum de músicas para presenteá-lo. A mãe, por outro lado, cujos gritos ouviam-se mais cedo, acredita no sucesso de sua relação com Todd – uma participação especial do cineasta Harmony Korine.

Responsável por obras tão peculiares quanto “Vidas Sem Destino” (Gummo, 1997) e “Spring Breakers – Garotas Perigosas” (Spring Breakers, 2012), Korine tematiza, ao longo de sua carreira, uma certa disfuncionalidade entre a juventude estadunidense. De sua curtíssima aparição, então, pode-se depreender objetivo semelhante de Hill. Falta-lhe a ousadia estética, é verdade, mas a convergência temática é evidente.

O ambiente disfuncional de Stevie aproxima-o de outras singulares figuras: quatro jovens skatistas, reunidos para falar besteira e praticar manobras. Logo aceito e apelidado “Queimadinho”, o pequeno de bochechas rosadas encontra aí uma fuga para o seu sofrido cotidiano. Ruben (Gio Galicia), o primeiro amigo, sofre uma dupla violência: tanto a simbólica do preconceito contra hispânicos, quanto a física das surras promovidas pela mãe, viciada em drogas.

Já Porra-Louca (Olan Prenatt), assim apelidado por reagir com essa expressão a qualquer manobra, parece proceder de uma família abastada. Sua relação com o skate, por isso, trata muito mais de descontração que de esperança, como é o caso de Ray (Na-kel Smith). Líder do grupo, de outro modo, o jovem negro tenta superar, por meio do esporte, a trágica morte do irmão e lograr um improvável sucesso. Essas diferentes posturas evidenciam um acertado recorte do roteiro.

4ª Série (Ryder McLaughlin), cuja curiosa alcunha faz referência à sua idade mental, vem, por fim, de uma família muito pobre. Tão pobre que o pragmatismo da estabilidade financeira está em vias de esmagar o seu maior sonho: tornar-se cineasta. Às dificuldades impostas pela vida real, contudo, Jonah Hill responde com a ficção do cinema. As imagens de textura amadora do fotógrafo Christopher Blauvelt (“A Pé Ele Não Vai Longe”) e a irregular sobreposição de sons equivalem o verdadeiro filme “Anos 90” à obra fictícia “Anos 90“, filmada metalinguisticamente em cena.

0860839.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Se acerta em um tratamento audiovisual “caseiro”, Hill também emprega, no entanto, algumas técnicas mais convencionais. De Pixies a Morrissey, a trilha musical seleciona, entre artistas dos anos 1990, letras sobre um cotidiano de violência para ilustrar a realidade daqueles jovens. De todo modo, há uma reinvenção. Nas cenas de uma agressividade mais explícita – uma batida policial e uma briga de rua, por exemplo -, reduz-se a música e evita-se a espetacularização.

“Anos 90″ é, enfim, um retrato de uma época – ainda recente – pelas lentes de um jovem – seja ele o próprio Hill, seja 4ª Série. Como tal, incorre, evidentemente, em alguns discursos questionáveis. Salva-se, porém, por sua honestidade: não é onisciente e nem pretende sê-lo; trata-se apenas de um filme “caseiro”.

* O filme estreia amanhã, dia 30, quinta-feira.


Imagens e Vídeo: Divulgação/Diamond Films

Reader Rating0 Votes
0
7.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Anos 90ComédiaComédia DramáticaDramaJonah HillKatherine Waterston

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

61504852 1521446467990019 4238496984387813376 o
Anterior

Crítica: Godzilla II – Rei dos Monstros

Game Of Thrones A Última Vigília
Próximo

Crítica: Game of Thrones: A Última Vigília

Próximo
Game Of Thrones A Última Vigília
29 de maio de 2019

Crítica: Game of Thrones: A Última Vigília

Anterior
28 de maio de 2019

Crítica: Godzilla II – Rei dos Monstros

61504852 1521446467990019 4238496984387813376 o

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo
    Foto aérea do show de Camila Cabello no The Town 2025.
    The Town 2025 | Camila Cabello Mostra Que Fez o Duolingo e Se Esforça Para Agradar
    Nick de Angelo
    Katy Perry com sua roupa de ciborgue temática da sua era "143" no palco do The Town 2025, cercada de seus dançarinos.
    The Town 2025 | Katy Perry Encanta Público, Mesmo Com Show Cansado
    Nick de Angelo
    the town casa 4 1536x864 1
    Foo Fighters surpreendem fãs com novo baterista em show intimista
    Cesar Monteiro
    MOTIVA TT25 250913 THEONE OSGAROTIN LALIMOSS 0595
    The Town 2025 | Palco The One no quarto dia de festival
    Joanna Colaço

    Posts Relacionados

    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon