Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Exorcismos e Demônios

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
1 de abril de 2018 3 Mins Read
“Exorcismos e Demônios” é mais um filme que não faz jus ao reconhecimento que o gênero terror merece

6KWaspLcgYT9MrUk6uyy8l9I5KwOdiado por alguns, amado por outros, o gênero terror vem sendo menosprezado ao longo da história e ao mesmo tempo vem conquistando grandes bilheterias – mas como isso faz sentido? Existe um certo fascínio do público na adrenalina de levar um baita susto, por isso a procura por estes filmes é grande, porém, questione-se, qual foi a última vez que assistiu a uma obra do gênero que tivesse qualidade de fato? Um bom roteiro, um bom plot point, um final surpreendente… Parece raro, mas não é! Muitos filmes de terror são verdadeiras obras-primas da arte cinematográfica, como, por exemplo, o vencedor de melhor roteiro original do Oscar: “Corra!” . Todavia, “Exorcismos e Demônios” não é uma delas.

O longa inspirado em uma história real – de um padre sentenciado à prisão após a morte de uma freira em que praticou um exorcismo – é roteirizado por Chad e Carey Hayes (“Invocação do Mal“). A trama é liderada pela protagonista Nicole Rawlins (Sophie Cookson –“Kingsman”) uma jornalista investigativa – totalmente cética – que se esforça para desvendar se de fato o padre assassinou uma mulher com doenças mentais ou se perdeu uma batalha contra uma força demoníaca.

Para começar, é bem difícil se manter concentrado ouvindo o péssimo sotaque americano de Sophie – a atriz é na verdade britânica – apesar dela estar relativamente bem em cena, os outros atores com quem contracena não trazem nada de relevante. Além disso, em pleno século XXI, o roteiro se baseia no velho estigma da pessoa descrente, libidinosa que, por conta disso, é o alvo perfeito para o demônio e suas maldades.  O ceticismo da protagonista se dá por um trauma gerado pela morte da mãe – que desistiu de lutar contra um câncer para se ancorar apenas na fé – e todos os personagens tem como objetivo transformar Nicole numa pessoa temente a Deus, o que parece mais um roteiro fanático do que um filme de terror . Por conta desse maniqueísmo ridículo o espectador é obrigado a assistir os diálogos mais sofríveis da história, com direito a justificativa mais clichê que uma ateia poderia utilizar: “Livre arbítrio.” – se tratando de uma jornalista investigativa ela teria argumentos melhores na manga, certo?

Exorcismos e Demônios6

No que se refere a assustar ele é bem fraco, todas as cenas que deveriam amedrontar são excessivamente sublinhadas antes de acontecerem. Uma luz se apaga… Ela levanta… Uma porta abre… Continua batendo… E vai… E volta… E vai…E volta… Ao mesmo tempo em que a trilha vai se tornando cada vez mais intensa… Prever que algo vai acontecer beira o ridículo de tão óbvio. A trama vai sendo contada como se Nicole fosse desvendar um grande mistério, flashbacks mostram que cada acontecimento marcante faz parte de um grande desfecho – inclusive a morte da mãe que nem aparece, coitada – Contudo, reflita sobre a premissa: Uma mulher cética questionando a veracidade de uma possessão demoníaca – Quem será a pessoa a ser possuída no final? Mas isso não é permitido revelar, seria spoiler.

O ambiente em que se insere, uma pequena vila na Romênia, carrega uma atmosfera medieval que é tão inverossímil que chega a ser um pouco hilário. A forma como os habitantes falam, se vestem e agem parece um estereótipo daquelas pessoas que vivem em cidades mal assombradas das estórias que crianças ouvem.  A verdade é que apesar de bem filmado, com atores razoáveis, o roteiro é tão ruim que nem Meryl Streep conseguiria salvar. O filme todo se sustenta com um número exagerado de jump scare – é a técnica que filmes, jogos e mesmo músicas aperfeiçoaram ao longo das décadas para dar um susto em sua audiência. Além disso, não é inovador em nada, assisti-lo só faz sentindo se você for um fanático por filmes de possessão demoníaca, caso contrário, pode pular porque não há nada nele que você já não tenha assistido por aí.


Por Rayza Noiá

Reader Rating1 Vote
5
2

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaTerror

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

aaaaaaaaa
Anterior

“Shadowhunters”: melhores momentos e acontecimentos do segundo episódio da terceira temporada

Com amor simon 6
Próximo

Crítica: Com Amor, Simon

Próximo
Com amor simon 6
1 de abril de 2018

Crítica: Com Amor, Simon

Anterior
1 de abril de 2018

“Shadowhunters”: melhores momentos e acontecimentos do segundo episódio da terceira temporada

aaaaaaaaa

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount
    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028
    Amanda Moura
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.
    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 
    Roberto Rezende
    Pôster com autor Ricardo Cappra em matiz sépia segurando livro "Híbridos" em lançamento.
    Híbridos: o Futuro do Trabalho Entre Humanos e Máquinas Definindo a Sociedade | O Lançamento do Livro em São Paulo
    Roberto Rezende
    Carolina Kasting em Terra Nostra
    Terra Nostra | Resumos dos Capítulos de 01/12 a 06/12
    Amanda Moura
    Slash ao centro em estrutura do show da nova turnê do Guns n' Roses em seu primeiro show em Riade, Arábia Saudita.
    Guns N’ Roses revela preços dos ingressos e detalhes dos shows no Brasil em 2026
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    Sonic e Tartarugas Ninja de volta ao cinema em 2028 com a Paramount

    Paramount Anuncia Filmes Sonic e Tartarugas Ninja Para 2028

    Amanda Moura
    1 de dezembro de 2025
    Imagem do filme "A Garota Artificial", com uma parede com informações cheia de informações, post-its, dados, como próprio de investigação.

    A Garota Artificial | Suspense Eletrizante e Uma Obra Criativa Sobre a IA Que nos Cerca 

    Roberto Rezende
    1 de dezembro de 2025
    Isabelle Huppert em "A Mulher Mais Rica do Mundo"

    Isabelle Huppert Revela à Woo! Que Personagem Ainda Faria

    Cesar Monteiro
    28 de novembro de 2025
    Jonathan Bailey (esquerda) e Ariana Grande (direita) como Fiyero e Glinda na segunda parte de "Wicked" (2025). Eles estão num cortejo em Oz, na frente de um boneco de vime ao fundo. Eles se olham.

    Wicked: Parte 2 | Sequência Enche os Olhos, Mas Sofre dos Mesmos Problemas de Antecessores

    Nick de Angelo
    18 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon