Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Gosto se discute

Avatar de Convidado Especial
Convidado Especial
30 de outubro de 2017 3 Mins Read
Uma comédia romântica sobre culinária que deixa o espectador sem apetite

22861431 1758460711115002 7644446964149559716 o

Não é de hoje que a culinária brasileira ficou mais requintada a partir do sucesso de programas como “Masterchef”. Aprofundar os conhecimentos na cozinha se tornou mais interessante para o povo brasileiro. Parece bem inteligente quando o cinema nacional se aproveita desse boom gastronômico para lançar “Gosto se discute” estrelado por Cassio Gabus Mendes e Kéfera Buchmann. Porém o resultado final acabou ficando um pouco sem tempero.

O chef (Cassio) de um fino restaurante, que um dia já viveu os seus dias de glória, perde toda sua clientela para um Food Truck concorrente. Para salvar o local, que está prestes a fechar as portas, a auditora do banco investidor (Kefera) entra em cena com o objetivo de revolucionar o cardápio. O chef indisposto a abrir mão do seu trabalho – um tanto quanto ultrapassado – se vê obrigado a aceitar imposições da funcionária e ainda sofre com a pressão das dívidas que só crescem. Em meio a tanto estresse ele perde seu paladar. Um artista da gastronomia sem conseguir sentir o gosto das comidas? Parece um atrativo curioso para quem assiste ao trailer. Mas o filme acaba deixando muito a desejar.

A direção e o roteiro, assinados por André Pellenz – responsável por sucessos como “Minha mãe é uma peça” (2013) e o infantil “Detetives do Prédio Azul” (2016) – se utilizam de uma comédia não necessariamente esdrúxula mas com certeza pouco inteligente para contar esta história. É bem desconfortável ver como a interpretação dos atores é artificial. O veterano Cassio Gabus Mendes é o único com alguma veracidade na forma de dar o texto, mas até ele acaba perdido e pouco aproveitado. O seu personagem carrega o conflito mais atraente de toda a premissa do filme – a perda do paladar – e isso não é aprofundado em momento algum. Ela só cria uma alavanca para a relação amorosa com a personagem de Kefera Buchmann, que, por sua vez, também está a mercê de falas nada naturais.

Todo o elenco se encontra com requintes de caricatura e artificialidade. Salvo alguns personagens secundários que estão um pouco mais interessantes. Como os cozinheiro interpretado por Zéu Britto e os garçons interpretados por Robson Nunes e Ronaldo Reis. A relação entre o chef e a funcionária do banco tinha um potencial que se perdeu nessa forma de interpretação nada verdadeira. Os dois acabam não passando química alguma. Nem quando entram em divergência – o que poderia ser uma tensão poderosa– muito menos quando se entregam ao romance. Tanto a relação entre os dois, como a história contadas não passam da promessa. Não pareceu existir um interesse real em contar esta história.

foto

O conflito entre o chef e o antagonista dono do Food Truck concorrente interpretado por Gabriel Godoy também poderia ser bem interessante. Mas se torna mais um elemento que o roteiro e a direção apenas perpassam sem se aprofundar. As piadas e bordões beiram o padrão “Zorra Total” engraçados na primeira ou no máximo na segunda vez que aparecem. A repetição os torna cansativos.

Um dos trunfos do filme é a forma de inserir um outro grande protagonista: a comida. As sequências do chef na cozinha com a sua equipe são ágeis, com closes estratégicos na comida. Às vezes é possível sentir o cheiro do que está sendo servido. Uma dica aos leitores é não ir ao cinema com fome. Apesar de outros filmes nacionais já terem feito isso melhor como “Estômago” (2007) de Marcos Jorge com sequências muito bem filmadas do processo que é cozinhar, “Gosto se Discute” não desaponta totalmente. Outro ponto positivo é a solução que o chef e a funcionária encontram para transformar o cardápio. É criativo, inteligente, original e bem atraente. Dá uma boa curiosidade de experimentar aqueles pratos em algum restaurante por aí.

Uma obra que poderia ter sido um trunfo gastronômico e cinematográfico do cinema brasileiro acaba entrando para a lista de comédias sem sal. Para os amantes da culinária vale a pena conferir. Mas talvez o ideal seja aguardar a chegada do filme aos serviços de streaming porque ir ao cinema pode ser um pouco frustrante.


Por Rayza Noiá

Reader Rating6 Votes
6.7
5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema NacionalComédiaImagem FilmesKefera

Compartilhar artigo

Avatar de Convidado Especial
Me siga Escrito por

Convidado Especial

Outros Artigos

halloween soul eater 1
Anterior

5 animes para curtir o Halloween

Blade Runner 2049 11
Próximo

Crítica (2): Blade Runner 2049

Próximo
Blade Runner 2049 11
30 de outubro de 2017

Crítica (2): Blade Runner 2049

Anterior
29 de outubro de 2017

5 animes para curtir o Halloween

halloween soul eater 1

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Capa do filme "Ser Feliz Por Nenhum Motivo", com um homem em uma paisagem de planície no pôr-do-sol.
    Ser Feliz Por Nenhum Motivo | A História da Meditação no Brasil em Documentário
    Nick de Angelo
    Gérson Conrad, Willy Verdaguer, Ney Matogrosso, cada um em uma poltrona, conversando e rindo durante filmagem do documentário "Primavera nos Dentes: a História dos Secos & Molhados".
    Primavera nos Dentes | O Melhor Documentário Imperfeito dos Secos & Molhados Que Poderíamos Ter
    Nick de Angelo
    Imagem do filme "Ary", biografia de Ary Barroso, com destaque na foto para personagem retratada por Dira Paes à esquerda em frente a microfone.
    Ary | Um Panorama do Gênio Musical Que Compôs Aquarela do Brasil
    Roberto Rezende
    Painel no Palco Thunder na quinta-feira da CCXP24. Foto para a matéria de acessibilidade na CCXP.
    CCXP25 | O Maior Evento Anual da Cultura Pop no Brasil Está Chegando
    Roberto Rezende
    Pompéia
    Abaixo das Nuvens | A Poesia em Preto e Branco de Pompéia sob o Vesúvio
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    Capa do filme "Ser Feliz Por Nenhum Motivo", com um homem em uma paisagem de planície no pôr-do-sol.

    Ser Feliz Por Nenhum Motivo | A História da Meditação no Brasil em Documentário

    Nick de Angelo
    4 de novembro de 2025
    Imagem do filme "Ary", biografia de Ary Barroso, com destaque na foto para personagem retratada por Dira Paes à esquerda em frente a microfone.

    Ary | Um Panorama do Gênio Musical Que Compôs Aquarela do Brasil

    Roberto Rezende
    3 de novembro de 2025
    Pompéia

    Abaixo das Nuvens | A Poesia em Preto e Branco de Pompéia sob o Vesúvio

    Rodrigo Chinchio
    1 de novembro de 2025
    Blue Moon

    Blue Moon | Lorenz Hart por Richard Linklater

    Rodrigo Chinchio
    31 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon