Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Gringo – Vivo ou Morto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
1 de maio de 2018 3 Mins Read

4433507.jpg r 1920 1080 f jpg q x

“Should Mexico keep us out?” – “Deve o México nos manter fora?” -, estampa a capa de uma revista nas sequências finais de “Gringo – Vivo ou Morto” (Gringo, 2018). A pergunta, propulsora do humor do longa-metragem, inverte a postura segregacionista de Donald Trump, segundo a qual os Estados Unidos deveriam se proteger do país latino com muros. Longe de repetir os chavões do presidente, portanto, o filme abre espaço para uma crítica à sua própria sociedade, a norte-americana. Com isso, os maiores vilões não comandam cartéis clandestinos, e sim luxuosos escritórios em arranha-céus.

Na sala de uma poderosa transnacional em Chicago, o executivo Richard Rusk (Joel Edgerton) atende a um telefonema. Harold Soyinka (David Oyelowo), funcionário responsável por fiscalizar a produção de maconha medicinal no México, sofreu um sequestro. Para resgatá-lo, Rusk e sua sócia e amante, a persuasiva Elaine Markinson (Charlize Theron), precisam desembolsar cinco milhões de dólares. Esse cenário, apresentado já no prólogo, serve de ponto de partida para o roteiro de Anthony Tambakis (“Guerreiro”, “Em Busca da Justiça”) e Matthew Stone (“O Amor Custa Caro”, “Até que a Fuga os Separe”).

Preocupada em surpreender a todo momento o espectador com reviravoltas, a dupla cria difícil missão para o trio de montadores. Reféns de um texto irregular, Luke Doolan (“Reino Animal”, “O Presente”), David Rennie (“A Montanha Enfeitiçada”, “Idiocracia”) e Tatiana S. Riegel (“Eu, Tonya”, “O Verão da Minha Vida”) tampouco emprestam coesão à narrativa. Os múltiplos núcleos parecem, desse modo, desconexos e fragmentários. A história do jovem casal Miles (Harry Treadaway) e Sunny (Amanda Seyfried), em especial, pouco ou nada contribui para o resultado final. De outra forma, suas cenas dificultam a construção de ritmo e obedecem apenas à lógica de improváveis casualidades.

Se falha nesse aspecto, o diretor Nash Edgerton (“O Quadrado”) beneficia-se, no entanto, de um talentoso elenco. Seu irmão, Joel (“O Presente”, “O Grande Gatsby”), equilibra com competência malícia e masculinidade frágil para interpretar um traficante de colarinho branco. Contracenando com ele, a experiente Charlize Theron (“Monster – Desejo Assassino”, “Mad Max – Estrada da Fúria”) mune sua personagem de ímpar sedução para manipular parceiros de negócio. Juntos, eles superam a inconsistência dos diálogos e criam engraçadas caricaturas de uma elite empresária. David Oyelowo (“Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, “Nightingale – Peter e Sua Mãe”), por outro lado, vive com intensidade a “aura de oprimido” do protagonista. Sua descontraída performance, rica em expressividade, garante ao filme um humor sincero.

Os coadjuvantes, contudo, não repetem esse bom desempenho. A Carlos Corona (“A Guerra de Manuela Jankovic”, “Pipoca Mexicana”), por exemplo, falta domínio do tempo cômico no papel de Villegas, traficante apaixonado pelos Beatles. A contradição entre violência e apreço pela música não alcança, assim, todo o potencial satírico, e o esteriótipo do mexicano mafioso não se desfaz completamente. Ao lado dele, porém, coexiste o do americano corrupto, representado por Richard. Aproveitando-se da mão de obra barata e da fiscalização frágil do país vizinho, o empresário estadunidense revela-se o principal vilão da trama. Torna-se coerente, logo, a questão final: “Deve o México nos manter fora?”.

Assistir a “Gringo – Vivo ou Morto” demanda, por fim, um desprendimento do espectador. Em primeiro lugar, ele deve deixar de lado o roteiro falho e o ritmo oscilante. Poderá, somente então, divertir-se por alguns minutos. O talento de Oyelowo, Edgerton e Theron reserva, afinal, momentos de espontaneidade em meio a um todo artificial e genérico.

* O filme estreia dia 3 de maio, quinta-feira.

 

Reader Rating0 Votes
0
4.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AçãoAmanda SeyfriedCharlize TheronComédiaCrimeJoel EdgertonMéxico

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

1082535.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx
Anterior

Crítica: Todos os Paulos do Mundo

31563961 10215418414721113 1472600868250451968 o
Próximo

Resenha: O Medalhão Mágico – O Reino de Damanthian, de Mariana Lucera

Próximo
31563961 10215418414721113 1472600868250451968 o
1 de maio de 2018

Resenha: O Medalhão Mágico – O Reino de Damanthian, de Mariana Lucera

Anterior
30 de abril de 2018

Crítica: Todos os Paulos do Mundo

1082535.jpg r 1920 1080 f jpg q x xxyxx

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Pôster horizontal de "Jujutsu Kaisen: Execução", filme de recapitulação do arco do Incidente de Shibuya de segunda temporada.
    Jujutsu Kaisen: Execução | Filme Ganha Trailer Exclusivo
    Nick de Angelo
    Ac Frehley tocando guitarra em show em 2025. Fumaça de glicerina pode ser vista no palco, ele com um semblante concentrado.
    Ace Frehley: o Homem Que Fez o Rock Soar Como Ficção Científica
    Cesar Monteiro
    Angela Sarafyan, protagonista de "Quase Deserto", de rosto virado, headphones, cabelos ao vento, em cartaz do filme na horizontal.
    “Quase Deserto” | Filme De José Eduardo Belmonte Estreou No Festival Do Rio
    Joanna Colaço
    Fábio Jr. em apresentação no Allure Music Hall em 2025, colagem de duas fotos com cantor no palco.
    Fábio Jr. Chega com Turnê “Bem Mais Que Meus 20 e Poucos Anos” em São Paulo
    Nick de Angelo
    Os três iniciais em "Pokémon: Legends A-Z": Chikorita, Tepig, Totodile, no meio de uma rua em Lumiose.
    Pokémon | Geração 10 e 11 Vaza e Próximo Jogo Será de Mundo Aberto
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Angela Sarafyan, protagonista de "Quase Deserto", de rosto virado, headphones, cabelos ao vento, em cartaz do filme na horizontal.

    “Quase Deserto” | Filme De José Eduardo Belmonte Estreou No Festival Do Rio

    Joanna Colaço
    16 de outubro de 2025
    Protagonista de "Ruídos" (2025), segurando preocupada a cabeça de alguém, de costas para nós. O ambiente está todo escuro.

    Ruídos | A Criatividade Praticamente Sem Limites do Cinema de Terror Asiático

    Roberto Rezende
    12 de outubro de 2025
    Imagem Filme Bugonia

    Bugonia | A América de Alienígenas, Conspiracionistas e CEOs Impiedosos

    Rodrigo Chinchio
    12 de outubro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | O Baiano Tem o Molho!

    Pedro Mesquita
    12 de outubro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon