Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Infiltrado na Klan

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
26 de outubro de 2018 3 Mins Read

Infiltrado na Klan 4Quem melhor para falar sobre questões sociais e raciais do que Spike Lee? O Cineasta discute esses assuntos desde o início de sua carreira com obras como “Faça a Coisa Certa”, “Malcolm X”, entre outros. Além disso, ele vive em um dos países mais preconceituosos do mundo, que tem como presidente um sujeito antiprogressista e racista. Esses são os fatores que o habilitam a fazer filmes no qual um personagem ou toda uma comunidade negra sofre com agressões ou segregações.  Após os confrontos sangrentos acontecidos em 2017 na cidade de Charlottesville, o clima de tensão voltou aos EUA. Negros e brancos ficaram cada vez mais distantes e organizações como a Ku Klux Klan aproveitaram para abrir suas asas, sem nenhum sinal de repúdio por parte do governo. Lee não poderia ficar calado frente a essa situação que afeta a comunidade e envergonha toda a nação. Decidiu então filmar “BlacKkKlansman”, uma sátira feroz contra os  supremacistas brancos. “Infiltrado na Klan” é o título capenga dado aqui no Brasil, não traduzindo as verdadeiras intenções do filme e fazendo com que os desavisados pensem que se trata de uma produção nos moldes das comédias pastelão dos irmãos Wayans.

“BlacKkKlansman” conta a história de Ron Stallworth (John David Washington) o primeiro negro a tornar-se policial em Colorado Springs no ano de 1978. Ele começa a trabalhar nos arquivos da delegacia até ser designado a se infiltrar no discurso de um dos líderes do grupo Panteras Negras em visita à cidade (sequência lindamente montada com os rostos das pessoas da plateia encantadas com o discurso sendo lançadas na tela preta). Com uma escuta, consegue gravar todo o discurso que possui momentos de pregação violenta contra as autoridades e ainda conhece uma das presidentes do movimento, a bela Patrice (Laura Harrier). Após bom desempenho na sua primeira missão, é promovido para a ociosa inteligência da divisão. Em um dia típico, ao ler o jornal, encontra um anúncio com o telefone para novas ingressões na KKK da região e, seguindo o impulso do momento, liga para o número. Fazendo “voz de branco”, ele ganha a confiança do homem com quem tem a primeira conversa e rapidamente é marcado um encontro para que Ron receba os formulários de inscrição e faça uma entrevista. Evidentemente, o agente branco e judeu Flip (Adam Driver) é enviado em seu lugar para iniciar a investigação sobre possíveis atos violentos.

Infiltrado na Klan 6

Com humor, o roteiro do longa retrata enfaticamente os membros da KKK como caipiras ignorantes, manipulados por notícias falsas relacionados a ataques de negros contra brancos (muito similar a um certo país da América do sul). Há muitos momentos de risadas durante a projeção, principalmente nas conversas por telefone que são hilárias ao trazerem seres surreais em suas falas ridículas.

Lee amplia a discussão sobre outros tipos de discriminações baseadas em visões deturpadas: Patrice é convicta em dizer que todo policial é racista e abusador, sem saber que Ron é um deles, a KKK também odeia judeus, e as mulheres do grupo são relegadas ao segundo escalão.

No entanto, contra toda essa onda preconceituosa, apresenta um personagem principal que se demonstra superior em suas atitudes diplomáticas. Ron não possui características violentas e, exceto em uma cena que serve de homenagem ao Blaxploitation, não é mostrado portando armas de fogo. Mesmo quando recebe a estapafúrdia ordem de fazer a segurança do líder da Klan, ele consegue uma atitude louvável (e provocadora) de, mesmo sendo constantemente humilhado, tirar uma foto abraçando um dos ofensores e o tal líder.

O ódio é combatido sem que nenhum tiro seja disparado, bem diferente do discurso belicista de Donald Trump. Esse que, inclusive, é lembrado com menções indiretas a seus slogans de campanha e diretamente em imagens da entrevista dada por ele depois dos ocorridos em Charlottesville. Há uma última aparição simbólica de Trump quando a bandeira norte-americana é mostrada de ponta cabeça e enchendo a tela. Suas cores fortes estão presentes, até que começam lentamente a dar lugar ao preto e branco.

Essa crítica faz parte da cobertura da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo

 

Reader Rating0 Votes
0
9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

ComédiaDramaEstreiaFestivalMostra SPSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

O Anjo 7
Anterior

Crítica: O Anjo

doutri4poster
Próximo

CRÍTICA: O DOUTRINADOR

Próximo
doutri4poster
26 de outubro de 2018

CRÍTICA: O DOUTRINADOR

Anterior
26 de outubro de 2018

Crítica: O Anjo

O Anjo 7

One Comment

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Pôster horizontal de divulgação da DLC "Mega Dimension" de "Pokémon: Legends Z-A". A nova personagem Ansha pode ser vista com um Hoopa. No canto inferior estão os protagonistas, à esquerda Paxton com um Mega Meganium, e à direita Harmony com um Mega Emboar, ambos com expressão de surpresa, bem no fundo estão Taunie e Urban, um de cada lado, ele com um Mega Feraligatr. Harmony tem um Mega Emboar. À esquerda, superior esquerdo, Korrina aparece com nova vestimenta e com seu Lucario. Personagens estão em fundo cromático, como um portal para uma nova dimensão, ao centro na parte de cima há uma bola prata em alusão às mega evoluções.
    Pokémon Mega Dimension | Novas Mega Anunciadas: Chimecho, Baxcalibur e Mais
    Nick de Angelo
    No Other Choice
    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada
    Rodrigo Chinchio
    O Agente Secreto
    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância
    Rodrigo Chinchio
    No Caminho
    No Caminho | Um Romance Homoafetivo em Meio à Violência dos Cartéis
    Rodrigo Chinchio
    Foi Apenas um Acidente
    Foi Apenas um Acidente | Vingança Contra o Estado Torturador
    Rodrigo Chinchio

    Posts Relacionados

    No Other Choice

    No Other Choice | O Homem Comum em uma Jornada Criminosa Macabrabramente Bem Humorada

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    O Agente Secreto

    O Agente Secreto | Quando o Estilo Grita Mais Alto que a Substância

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    No Caminho

    No Caminho | Um Romance Homoafetivo em Meio à Violência dos Cartéis

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    Foi Apenas um Acidente

    Foi Apenas um Acidente | Vingança Contra o Estado Torturador

    Rodrigo Chinchio
    5 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon