Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Jogador Nº 1

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
26 de março de 2018 3 Mins Read

0695165Ser cinéfilo nos anos oitenta e noventa foi um grande prazer. Nessas décadas surgiram grandes clássicos do cinema pop norte americano que se tornaram sucesso em todo o mundo e criaram uma legião de fãs. Um dos artistas que está no topo dos letreiros de muitos desses filmes é Steven Spielberg. Como diretor, produtor ou roteirista, Spielberg fez com que as pessoas se apaixonarem pela sétima arte e ajudou a formar muitos dos que estão na indústria de Hollywood hoje em dia. O segredo foi carregar seus filmes de emoção e magia em histórias humanas, mas usando a fantasia e a ficção cientifica como agregadores narrativos.

As produções do cineasta são usadas como referência há muito tempo, o que não deixou margem para surpresas quando Ernest Cline lançou seu livro “Jogador Nº 1” em 2011, se apropriando de ícones como “De Volta para o Futuro”, “Gremlins”, etc. Mas, “Jogador Nº 1” não se contenta em Spielberg, também há “King Kong”, “Godzilla”, “O Iluminado” (toda uma importante sequência reverencia Kubrick e Stephen King), entre outros. O cinema não é o único a ser usado como matéria prima, conferindo aos games um papel ainda mais importante para a trama que se passa em 2044, onde Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere o simulador OASIS ao mundo real. Quando o seu criador, o excêntrico James Halliday morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável.

Ninguém mais indicado para dirigir uma adaptação de um livro com essa proposta do que o próprio Spielberg e, sem sombra de duvidas, o homem sabe para onde apontar suas câmeras, mesmo que essas sejam na maior parte do tempo virtuais, emulando um mundo de RPG. Nas mãos de alguém com menos talento, todo o significado além da pirotecnia seria desperdiçado e temas como o isolamento, a amizade e a fuga da realidade perderiam a importância. Realidade distópica em cidades que mais parecem grandes favelas amontoadas em toneladas de lixo. OASIS é o que faz as pessoas fugirem dessa miséria e como os celulares, os aplicativos, as redes sociais e os próprios jogos eletrônicos do ano de 2017, proporciona a fuga em vidas imaginarias na pele de avatares escolhidos pelo jogador. Igualmente como hoje, há as corporações que visam lucrar com a escravização eletrônica dessas pessoas e exploram o que todas elas possuem: seus sonhos.29570439 1761331887260192 2327795417774150039 nUm grupo de jovens às margens lutando contra um vilão maior e poderoso. Com certeza se trata de uma fórmula batida, no entanto, a construção narrativa, como um jogo, pedia que esses personagens subissem de level assim que as fases fossem superadas e que reunissem habilidades para o final apoteótico, ao mesmo tempo em que prestaria homenagem a todas as obras que usaram dessa tal fórmula no passado. Como em “Gonnies”, a aventura dos amigos é perigosa ao mesmo tempo em que diverte a plateia. As batalhas são emocionantes por misturarem tantas figuras nerds conhecidas. Tudo é montado de forma frenética, nunca deixando que a sensação de clímax se esgote.

Se a ação, aliada à trilha sonora com os hits “We’re Not Gonna Take It” do Twisted Sister, “Stayin’ Alive” do Bee Gees e “I Hate Myself For Loving You” de Joan Jett proporcionam frio na espinha, o mesmo pode ser dito da constatação feita pelo roteiro de que a prisão virtual na qual estamos pode ser permanente se caso não buscarmos laços humanos. A integração entre pessoas é primordial em um mundo conectado por telas que projetam o artificial. No terceiro ato isso fica evidente e o chefe final só poderá ser vencido quando o grupo formado por Parzival (Tye Sheridan), Art3mis (Olivia Cooke), Aech (Lena Waithe), Sho (Phillip Zhao) e Daito (Win Morizaki) saberem o momento de jogar e também de desconectar.

 

Reader Rating1 Vote
10
8

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

AventuraCinemaEstreiaFicção CientíficaLivroRio de JaneiroSão PauloSci-fiSteven Spielberg

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Rodrigo Chinchio é colaborador da Woo! Magazine, onde escreve sobre cinema com a autoridade de quem se formou cinéfilo garimpando pérolas nas videolocadoras. Especialista em encontrar filmes que o algoritmo jamais recomendaria, mantém em seu quarto uma coleção de Blu-rays e DVDs que rivaliza com qualquer acervo físico do país, e que ainda o impede de ver a própria cama.

Outros Artigos

hellblade
Anterior

Hellblade: Senua’s Sacrifice será lançado no Xbox One

29665027 1822784724682600 8567282293678961452 o
Próximo

Crítica: 1922

Próximo
29665027 1822784724682600 8567282293678961452 o
26 de março de 2018

Crítica: 1922

Anterior
26 de março de 2018

Hellblade: Senua’s Sacrifice será lançado no Xbox One

hellblade

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Spotify
    Spotify Vai Tirar “Artistas de IA” das Recomendações
    Aimée Borges
    Um Conto de Duas Cidades - Série
    “Um Conto de Duas Cidades” Coloca Kit Harington Entre Amor, Traição e Revolução
    Daniel Gravelli
    Chris Evans
    Chris Evans Revela Arco Cruel de Steve Rogers em Vingadores: Doutor Destino
    Aimée Borges
    Uma Quinta Portuguesa Kajá Filmes 3
    A Quinta Portuguesa | Podia Ser Uma Poda Melhor, Mas o Terreno Verde Enche os Olhos
    Junior Fernandez
    Phantom Blade Zero - State Of Play
    Phantom Blade Zero Ganha State Of Play Com 20 Minutos de Gameplay
    Daniel Gravelli

    Posts Relacionados

    Chris Evans

    Chris Evans Revela Arco Cruel de Steve Rogers em Vingadores: Doutor Destino

    Aimée Borges
    12 de agosto de 2026
    Uma Quinta Portuguesa Kajá Filmes 3

    A Quinta Portuguesa | Podia Ser Uma Poda Melhor, Mas o Terreno Verde Enche os Olhos

    Junior Fernandez
    12 de agosto de 2026
    eventos geeks

    BGS 2026 | Tudo O Que Já Sabemos Sobre A Próxima Edição

    Vivian Siqueira Campos
    12 de agosto de 2026
    Brasil Game Show (BGS 2025) 04

    BGS 2026 Está Chegando | Faltam 60 Dias Para A Maior Feira De Games Da América Latina

    Gabriel Fernandes
    11 de agosto de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx