Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Máquinas Mortais

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
10 de janeiro de 2019 3 Mins Read
“Como uma sociedade tão avançada pode ser tão burra?”

5754782.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Na mitologia helênica, uma caixa encerra todos os males do mundo. Não é incidental, logo, o nome de Pandora Shaw, peça-chave na trama de “Máquinas Mortais” (Mortal Engines, 2018). Homônima da mulher grega, a londrina dedica-se a escavações arqueológicas em um mundo pós-apocalíptico. Entre as suas descobertas, um misterioso artefato reforça o paralelo com a Antiguidade Clássica. Diferentemente de sua antepassada, contudo, Shaw não sucumbe à curiosidade. Sabe, afinal, os perigos representados por aquele objeto. A Medusa, uma arma de energia quântica, desperta nela tão somente um ímpeto museológico.

O “grande arqueólogo” Thaddeus Valentine (Hugo Weaving), por outro lado, encarna o sublimado desejo de destruição. Após a “Guerra dos Sessenta Minutos”, a crosta terrestre fragmentara-se em mil pedaços, e tivera início a era das Grandes Cidades Predadoras do Oeste. Nesse cenário, Londres prosperava sob o comando do prefeito Magnus Crome (Patrick Malahide) e sua política de darwinismo municipal. Vivendo como uma Cidade Tração, cujas gigantes rodas possibilitavam um nomadismo, a metrópole extraía seus recursos por meio da incorporação de cidades menores. Contra tal política insurge Valentine. Para ele, o iminente esgotamento do modelo justificaria destruir e cruzar a muralha de Shan Guo, atrás da qual se estabeleciam núcleos de residência fixa, as chamadas “terras além”.

A interessante premissa, baseada nos livros de Philip Reeve, apropria-se da ficção pós-apocalíptica para olhar com aguço o presente. Logo nas primeiras cenas, o humor dita o tom quando os simpáticos minions se apresentam como deidades norte-americanas. Em seguida, no entanto, a sobriedade substitui a descontração, e a ingenuidade predomina sobre a crítica. Ao falar sobre a “Era das Telas”, por exemplo, o jovem Tom (Robert Sheehan) aponta para a regressão na escrita. Se as pessoas realmente desaprenderam a escrever, não há como afirmar. Julgado o roteiro de “Máquinas Mortais”, porém, tal sentença encontra respaldo.

foto

Escrito pelo mesmo trio de “Senhor dos Anéis” – incluindo o aclamado Peter Jackson -, o texto aposta em reviravoltas e frases de efeito. O resultado é uma comicidade não intencional, agravada, ainda, pelo caráter afetado das atuações. Ao interpretar a rebelde Anna Fang, a cantora sul-coreana Jihae (foto), especialmente artificial, é vítima de uma dupla falta de experiência: a sua e a de Christian Rivers, estreante na direção de longas-metragens.

Rivers, um premiado especialista em efeitos visuais, trabalhara com Jackson em muitos de seus filmes – entre eles, “King Kong” (2005), pelo qual venceu um Oscar. Era de se esperar, portanto, uma grande riqueza visual de “Máquinas Mortais”. Não obstante a expectativa, o cineasta fracassa. Ao aventurar-se na direção, a Christian Rivers falta a criatividade de Peter Jackson. Como consequência, o universo imagético aparenta genérico e pouca justiça faz à literatura steampunk de Reeve.

Como um cartão de visitas para a tetralogia de Philip Reeve, “Máquinas Mortais” deixa um gosto amargo na boca. Torna-se improvável, desse modo, até mesmo apostar em uma continuação. Ainda assim, por trás de todos os problemas, gestam boas ideias. Nesse sentido, talvez a estreia de Christian Rivers cumpra uma função: a de chamar atenção para os livros de Reeve. Para um filme que acredita na morte da escrita, já é um grande – e paradoxal – passo.

* O filme estreou hoje, dia 10 de janeiro, quinta-feira.


Fotos e Vídeo: Divulgação/Universal Pictures

Reader Rating3 Votes
4.6
3

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

AçãoAventuraFantasiaFicção Científica

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

unnamed e1548123786841
Anterior

Watain inicia “Furor Diabolicus tour” na América Latina com apresentação no Brasil

DesafioLiterário
Próximo

DESAFIO LITERÁRIO 2019

Próximo
DesafioLiterário
10 de janeiro de 2019

DESAFIO LITERÁRIO 2019

Anterior
8 de janeiro de 2019

Watain inicia “Furor Diabolicus tour” na América Latina com apresentação no Brasil

unnamed e1548123786841

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Katy Perry com sua roupa de ciborgue temática da sua era "143" no palco do The Town 2025, cercada de seus dançarinos.
    The Town 2025 | Katy Perry Encanta Público, Mesmo Com Show Cansado
    Nick de Angelo
    the town casa 4 1536x864 1
    Foo Fighters surpreendem fãs com novo baterista em show intimista
    Cesar Monteiro
    MOTIVA TT25 250913 THEONE OSGAROTIN LALIMOSS 0595
    The Town 2025 | Palco The One no quarto dia de festival
    Joanna Colaço
    MORIVA TT25 20250914 SKYLINE IZA OXIDANY 7082
    The Town 2025 | Iza Mostra Que Quando Quer Entrega Tudo e Mais Um Pouco
    Nick de Angelo
    MORIVA TT25 250913 SKYLINE MARIAHCAREY ALEXWOLOCH 4585
    The Town 2025 | Mariah Carey emociona, mas não surpreende
    Joanna Colaço

    Posts Relacionados

    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    Na esquerda e mais ao fundo: Ben Kingsley e Helen Mirren, que segura o quadro, e à direita do quadro e mais à frente Pierce Brosnan. Atores interpretam seus personagens em "O Clube do Crime das Quintas-feiras", da Netflix, e estão ao lado de um quadro verde com mapa mental para resolução criminal, cheio de colagens, e olham para um mesmo ponto do outro lado da tela.

    O Clube do Crime das Quintas-feiras | Mais Um Filme da Netflix, Dessa Vez Com Um Elenco Estelar

    Roberto Rezende
    1 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon