Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Não Me Toque

Avatar de Rodrigo Chinchio
Rodrigo Chinchio
2 de novembro de 2018 3 Mins Read

Não Me ToqueA sobrevivência da espécie humana depende principalmente de sua capacidade em se relacionar emocionalmente e fisicamente com seus iguais. Essa necessidade não é apenas pela procriação, mas também para fugir da solidão que destroi sua função social. Um indivíduo alheio ao contato físico renega qualquer tipo de afetividade. No filme ganhador do Urso de Ouro no festival de Berlim em 2018, “Não Me Toque”, a diretora Adina Pintille discorre sobre humanos que precisam reaprender a se conectar, e faz isso de forma totalmente incomum ao misturar metalinguagem, e ficção.

A trama acompanha inicialmente Laura (Laura Benson), uma mulher de meia idade que procura várias formas de conseguir contato físico novamente. Ela contrata “especialistas” pela internet que possam ajudá-la no processo. Todos os encontros são filmados por uma equipe de cinema coordenada por uma diretora. Também tenta respostas ao observar sessões de terapia feitas por pessoas com inúmeros tipos de deficiência. Elas são incentivadas a ficarem em duplas e a se tocarem, fazendo comentários posteriores sobre os sentimentos gerados por esses atos. Os diálogos nesses momentos são longos, com inúmeras pausas contemplativas. O uso de atores amadores, que provavelmente dão depoimentos reais, oferece substância para as cenas.

Mesmo com tudo isso, Laura segue isolada, e a câmera reforça esse estado com planos fechados em suas expressões melancólicas ou que excluem a profundidade de campo ao deformar os ambientes ao seu redor. A montagem e o design de som adicionam tensão na vida da mulher quando uma cena silenciosa é cortada a partir do som alto da batida de uma porta, chegando a assustar o espectador. Ela passa do repouso na primeira cena para o movimento urgente da segunda, mas continua sozinha nas ruas vazias.

 

Não Me Toque 4Depois de algumas sequências na clínica para pessoas com deficiência, Tomas (Tomas Lemarquis), um de seus membros, passa a ganhar destaque. Ele é um homem que perdeu todos os pelos do corpo e ainda é apaixonado pela ex-namorada, adepta do sadomasoquismo, e a persegue pelas ruas. Direcionar um pouco as atenções a Tomas é interessante por mostrar seus delírios e angústias e também por que conta com a transição entre cenas mais bonita do filme. Nela, a câmera se aproxima de seu corpo nu até mostrar em detalhe seus poros lisos, após isso, ela se afasta novamente e revela o corpo da mulher que ele persegue. A rima visual é clara em transformar esses dois seres em um, mesmo que estejam afastados fisicamente.

Laura e Tomas se encontram e tentam superar suas angústias juntos, mesmo que para ela sejam quase intransponíveis ao ficar claro que sofreu algum tipo de abuso físico ou emocional no passado. Esta constatação vem nas cenas em que ela visita seu suposto marido em estado vegetativo no mesmo hospital onde conheceu Tomas. O desprezo que ela sente por aquele homem é palpável e parece extremamente doloroso todas as vezes que ela o vê. Laura se deixa abalar e se tranca ainda mais em sua prisão. A única forma de se libertar é quando ela entender que não se trata de deixar o que está fora entrar e sim deixar o que está dentro sair.

Esta crítica faz parte da cobertura da 42ª Mostra de Cinema de São Paulo.

 

 

Reader Rating0 Votes
0
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

DicasDramaFestivalMostra SPSão Paulo

Compartilhar artigo

Avatar de Rodrigo Chinchio
Me siga Escrito por

Rodrigo Chinchio

Formou-se como cinéfilo garimpando pérolas nas saudosas videolocadoras. Atualmente, a videolocadora faz parte de seu quarto abarrotado de Blu-rays e Dvds. Talvez, um dia ele consiga ver sua própria cama.

Outros Artigos

A Casa que Jack Construiu 10
Anterior

Crítica: A Casa que Jack Construiu

agret4
Próximo

3 Dicas para ver na Netflix

Próximo
agret4
2 de novembro de 2018

3 Dicas para ver na Netflix

Anterior
1 de novembro de 2018

Crítica: A Casa que Jack Construiu

A Casa que Jack Construiu 10

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".
    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla
    Roberto Rezende
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.
    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos
    Roberto Rezende
    Ryan Gosling como protagonista de "Devoradores de Estrelas", da Sony, em que ele é visto atrás de um vidro, flutuando no espaço com uma camiseta de corrida branca. Ele olha para o outro lado com fascínio.
    Devoradores de Estrelas – Trailer | Ryan Gosling No Espaço, Sozinho e Tentando Salvar a Humanidade
    Roberto Rezende
    Ozzy Osbourne em show
    5 Histórias de Ozzy Osbourne Que Parecem Mentira (Mas São Verdade)
    Amanda Moura
    Ozzy Osbourne em um avião, segurando um Lulu da Pomerânia, posando como se estivesse com repulsa. Foto em preto e branco. Músico está com seus tradicionais óculos redondos.
    Saiba Quantas Músicas Ozzy Osbourne Deve Cantar em Seu Show de Despedida
    Cesar Monteiro

    Posts Relacionados

    John Cena (esquerda e atrás) e Idris Elba (direita e frente), escondidos atrás de um muro vestindo ternos na comédia "Chefes de Estado".

    Chefes de Estado | Ação e Diversão Literalmente Em Dose Dupla

    Roberto Rezende
    8 de julho de 2025
    Glen Powell em "O Concorrente", remake de 2025. Ele está de terno e gravata, óculos e bigode, e uma expressão de angústia.

    O Concorrente (2025) – Trailer | Refilmagem do Sucesso de Arnold Schwarzenegger Volta Atualizada e Mais Energética para Os Novos Tempos

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    Ryan Gosling como protagonista de "Devoradores de Estrelas", da Sony, em que ele é visto atrás de um vidro, flutuando no espaço com uma camiseta de corrida branca. Ele olha para o outro lado com fascínio.

    Devoradores de Estrelas – Trailer | Ryan Gosling No Espaço, Sozinho e Tentando Salvar a Humanidade

    Roberto Rezende
    6 de julho de 2025
    Julian McMahon como Jess LaCroix, seu personagem em "FBI: Os Mais Procurados", fardado e frente a um fundo cinza com luz irradiando atrás dele.

    Morre Julian McMahon, Astro de “Quarteto Fantástico”, Aos 56 Anos

    Hugo Santiago
    5 de julho de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER