Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Lojinha
Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Banquete

Luiz Baez
11 de setembro de 2018 3 Mins Read
“Isso não é um jantar, querido. Isso é um verdadeiro banquete. Você não imagina.”

1346442.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Falecido recentemente, Otávio Frias Filho enfrentou, durante a década de 1990, um inusual processo. O ex-presidente Fernando Collor de Mello acusou de calúnia três jornalistas da Folha de S. Paulo, veículo que dirigia, após a publicação de um par de notas. Pela primeira vez, um chefe do Estado brasileiro processava um órgão de imprensa durante o mandato. A resposta não tardou. No dia 25 de abril de 1991, o então editor-chefe redigiu uma incisiva carta aberta, cujo texto aproximava o governo Collor da experiência ditatorial anterior: “eu defendo para cada um a possibilidade de expressar o que pensa sem ir para a cadeia por isso, enquanto o sr. se agarra à lei de imprensa do regime militar”, escreveu Frias Filho. Vinte e sete anos, cinco presidentes e dois impeachments mais tarde, a cineasta Daniela Thomas retoma a noite da publicação no longa-metragem “O Banquete” (2018), estreia desta semana.

Personagem criada a partir do jornalista da Folha, o introspectivo Mauro (Rodrigo Bolzan) comemora aniversário de casamento com a extrovertida Beatriz (Mariana Lima). Para celebrar, a amiga e sócia Nora (Drica Moraes) organiza um refinado jantar, com comidas afrodisíacas e vinho italiano. O clima festivo, no entanto, rapidamente dá lugar à tensão. Enquanto Plínio (Caco Ciocler), marido de Nora e advogado de Mauro, tenta reverter um mandato de prisão, desvela-se um antigo caso entre sua mulher e seu cliente.

Confinada em uma mesa de jantar, toda a ação depende do elenco para não resultar enfadonha. Nesse sentido, pode-se afirmar que as atuações sustentam o filme – Drica Moraes (“Getúlio”, “Bruna Surfistinha”), em especial, destaca-se com uma assertiva interpretação. Além de uma competente diretora de atores, Daniela Thomas (“Terra Estrangeira”, “Linha de Passe”) demonstra, contudo, igual domínio dos recursos audiovisuais. Exemplo disso, a trilha musical, composta por Antonio Pinto (“Cidade de Deus”, “A Hospedeira”), referencia os clássicos detetivescos ao construir um misterioso clima com batidas de jazz. A fotografia do peruano Inti Briones (“Pequeno Segredo”, “Vazante”), por sua vez, não só aproveita a intensidade dramática dos closes, mas também cria interessantes jogos com espelhos. Esses reflexos, imagens tão idênticas quanto distorcidas, ilustram a dinâmica das personagens, para as quais atuar é uma “questão de sobrevivência” – vide a profissão de Bia, atriz de teatro.BOLZAN DT 03

Se a vivacidade da direção dribla o esgotamento da fórmula, o elogio não se repete, porém, em relação ao roteiro. Em uma mesma obra, Thomas tenta abarcar temas complexos como a política e o amor. Como resultado, nem a inspiração histórica da resistência contra a ditadura nem a filosófica d’O Banquete de Platão se desenvolvem plenamente. Torna-se tarefa difícil entender, assim, os motivos por trás das referências e, consequentemente, as atitudes das personagens.

Cruelmente expostos, os convidados para “O Banquete” de Daniela Thomas transitam entre uma moralidade duvidosa, uma filosofia de botequim e muitas piadas constrangedoras. Aos poucos, o texto cansa o espectador e promove pouquíssima – ou nenhuma – reflexão. No fim, nem mesmo as ótimas atuações, favorecidas pelos perspicazes usos da fotografia e da música, mantêm constante o interesse do público. Resta, de outro modo, a lamentação por uma obra que nunca alcança, ao longo de suas quase duas horas, a grandiosidade prometida por seus temas.

* O filme estreia dia 13, quinta-feira.

 

 

Reader Rating1 Vote
9.9
5.5

Entre na comunidade da Woo! Magazine no WhatsApp

Tags:

Caco CioclerDramaMariana LimaSuspense

Compartilhar artigo

Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

a freira
Anterior

‘A Freira’ lidera a bilheteria em sua primeira semana

mulher mais assassinada do mundo poster
Próximo

Crítica: A Mulher Mais Assassinada do Mundo

Próximo
mulher mais assassinada do mundo poster
13 de setembro de 2018

Crítica: A Mulher Mais Assassinada do Mundo

Anterior
11 de setembro de 2018

‘A Freira’ lidera a bilheteria em sua primeira semana

a freira

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Iron Maiden tour
    Iron Maiden amplia passagem pelo Brasil e confirma show em Curitiba em outubro
    Cesar Monteiro
    Neymar em partida falando com câmera apontando papel, com expressão de deboche. Imagem gerada por IA.
    Neymar é Substituído por Engano e Santos Vive Caos Contra o Coritiba
    Gabriel Fernandes
    Arvo Festival
    Do Entardecer à Madrugada | O Que Foi Viver o ARVO Festival na Sua 10ª Edição
    Nina Tobal
    Utena e Anthy, à esquerda, meio a um campo de rosas com pétalas esvoaçantes em um fim de tarde no anime "Shoujo Kakumei Utena".
    Animes Clássicos | Shoujo Kakumei Utena (1997)
    Nick de Angelo
    vexames da Copa do Mundo
    Os Maiores Vexames da Copa do Mundo | derrotas que viraram trauma
    Marco Leal

    Posts Relacionados

    Javier Bardem

    Javier Bardem em Cannes |  Ator Critica Trump, Associa Masculinidade Tóxica a Conflitos Globais e Alerta para Crise na Mídia

    Rodrigo Chinchio
    17 de maio de 2026
    Fica Comigo Esta Noite

    Fica Comigo Esta Noite | Como o Silêncio Desgasta o Amor

    Ithalo Alves
    16 de maio de 2026
    Filme Michael

    Michael | Como o Filme Reacendeu o Legado de Michael Jackson Através dos Fãs

    Jéssica Meireles
    16 de maio de 2026
    James Bond

    Quem Será o Próximo James Bond? | Diretora de Elenco Revela os Requisitos Cruciais para o Papel

    Rodrigo Chinchio
    16 de maio de 2026
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 - 2026 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx