Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O Conto

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
31 de julho de 2018 3 Mins Read
“Sempre quis ter uma história para contar, mas nada nunca me aconteceu antes.”

1128953.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Em 2008, a documentarista Jennifer Fox (“Beirut – The Last Home Movie”) viajava o mundo para conhecer as histórias de diferentes mulheres. Seu projeto, a minissérie “Flying – Confessions of a Free Woman”, explorava questões como vida e sexualidade femininas nos dias atuais. Entre o conjunto de depoimentos coletados, faltava, no entanto, um de grande importância: o da própria cineasta. Uma década depois, o corajoso longa-metragem autobiográfico “O Conto” (The Tale, 2018), indicado a dois Emmys, investiga esse passado outrora inacessível.

Após voltar de uma filmagem internacional, a adulta Jennifer (Laura Dern), prestigiada diretora e professora, recebe uma preocupada ligação. Sua mãe, Nettie (Ellen Burstyn), havia encontrado um antigo trabalho escolar. Intitulada “O Conto”, a redação narra o envolvimento da menina Jenny (Isabelle Nélisse) com a treinadora de cavalos Sra. G (Elizabeth Debicki) e o treinador de corrida Bill (Jason Ritter), por ela responsáveis durante os fins de semana.

Ao relatar as traumáticas recordações, Fox, documentarista de formação, opta, de outro modo, por um formato ficcional, dividido em duas épocas. Se, por um lado, a recriação dos eventos de 1973 produz chocantes imagens, por outro, a poderosa interpretação de Laura Dern (“Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”) traduz uma personagem em conflito com as próprias memórias. Nesse sentido, importantes recursos marcam a direção. Conforme Jennifer relembra o passado, por exemplo, a jovem Isabelle Nélisse (“Mama”) substitui a mais velha Jessica Sarah Flaum. A pequena Jenny tinha, afinal, apenas treze anos, e não quinze, como antes imaginava a adulta. A fragilidade da miúda atriz, intercalada com dublês de corpo em cenas de estupro, constrói uma desconfortável experiência. Jennifer Fox, definitivamente, não poupa o espectador.

Apesar das encenações, contudo, o filme guarda forte veia documental. Em off, a cineasta, representada pela voz de Dern, interpela as figuras do passado. Dada a impossibilidade de voltar no tempo para entrevistá-las, sugerir respostas revela-se exercício terapêutico. Ilustrativa, uma sequência segue a criança Jenny pelo corredor do colégio enquanto interage com o superego sonoro da madura Jennifer. De início, os diretores de fotografia Denis Lenoir (“Espionagem na Rede”) e Ivan Strasburg (“Domingo Sangrento”) acompanham a conversa em plano fechado. Aos poucos, entretanto, afastam-se: a câmera continua andando, e a menina para. Nesse momento, Jennifer e Jenny finalmente se dissociam. Rompida a relação com seu “eu” infantil, congelado no tempo, a protagonista toma, então, uma corajosa decisão.3017033.jpg r 1920 1080 f jpg q x

Como uma boa documentarista, Fox busca, durante o longa-metragem, não respostas definitivas, mas sim provocadoras questões. Em vez de culpabilizar, portanto, a irresponsável professora, a negligente avó ou a comodista mãe, tenta, antes, entender a conjuntura na qual se inserem aquelas mulheres. “- Eu estava esperando que você me salvasse. De algum modo, na minha cabeça, não poderia ser mais ninguém. Por que você não me salvou? / – Ninguém me salvou.”, sintetiza um comovente diálogo. Em um mundo patriarcal, os verdadeiros vilões são masculinos, e isso Jennifer sabe bem.

Sete meses depois da estreia no Festival de Sundance, “O Conto”, produção original HBO, chega à televisão brasileira no próximo mês. Ainda que difícil, trata-se de uma obra extremamente necessária. A pesada mão de Jennifer Fox justifica-se, enfim, diante da urgência do tema, em voga, principalmente, a partir do movimento #MeToo. À coragem da cineasta soma-se, ainda, uma intensa atuação da indicada ao Emmy Laura Dern. Além da nomeação à categoria de melhor atriz em série limitada ou telefilme, o longa-metragem concorre, merecidamente, ao prêmio de melhor telefilme.

* O filme estreia no canal por assinatura HBO no dia 18 de agosto, sábado, às 22 h.

https://www.youtube.com/watch?v=A9_QoJ4q0cI

 

Reader Rating0 Votes
0
8.5

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

DramaEmmyEmmy AwardsHBOLaura Dern

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

próxima parada apocalipse poster
Anterior

Crítica (2): Próxima Parada – Apocalipse

arrow 1557473 1920
Próximo

Resenha: A Duquesa, de Kira Freitas

Próximo
arrow 1557473 1920
31 de julho de 2018

Resenha: A Duquesa, de Kira Freitas

Anterior
26 de julho de 2018

Crítica (2): Próxima Parada – Apocalipse

próxima parada apocalipse poster

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Luas Olivieri, tronco inclinado em arco, fotografado do busto para cima, posando para foto com braço direito erguido. Arista está em um fundo com tons pastéis entre azul e rosa, e escreveu o livro "Patuá e Pé na Terra".
    “Patuá e Pé na Terra” | Estreia literária de Luas Olivieri chega a sete unidades do Sesc RJ
    Joanna Colaço
    Baekhyun em videoclipe para a canção "Rendez-Vous".
    Ingressos Para Show de Baekhyun no Brasil se Esgotam em Poucas Horas
    Amanda Moura
    Baterista Zak Starkey durante show do The Woo, vestindo uma capa de chuva amarela e com braço direito (nossa esquerda) erguido em 45º segurando as baquetas.
    The Who Demite Baterista Zak Starkey Pela 2ª Vez em Um Mês!
    Amanda Moura
    Missão Impossível
    Missão Impossível | A Evolução da Franquia em 7 Filmes Explosivos
    Aimée Borges
    Imagem com a Viúva Negra (esquerda) e Sentinela (direita) em "Thunderbolts*".
    Sentinela | Quem é Herói De “Thunderbolts*” nas HQs
    Hugo Santiago

    Posts Relacionados

    Missão Impossível

    Missão Impossível | A Evolução da Franquia em 7 Filmes Explosivos

    Aimée Borges
    19 de maio de 2025
    Personagem de Leandro Faria em "Do Sul, A Vingança" com uma arma na cabeça, sendo mantido refém, enquanto amarrado no filme.

    Do Sul – A Vingança | Regionalidade, Corrupção, Poder e Violência na Fronteira

    Roberto Rezende
    19 de maio de 2025
    Heróis do filme "O Quarteto Fantástico" (2025) na rua, uniformizados, observando uma ameaça nos céus.

    Quarteto Fantástico | Galactus Aparece em Primeira Espiada Pela Marvel

    Nick de Angelo
    18 de maio de 2025
    Ralph Fiennes como protagonista Lawrence, em destaque em patio cercado de cardeais no filme "Conclave" (2024). Personagem está com dedos juntos.

    Jogos Vorazes | Ralph Fiennes é Confirmado como Presidente Snow no 6º Filme da Franquia

    Amanda Moura
    17 de maio de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    ECO SHOW AMAZON BANNER