Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: O filme da minha vida

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
27 de julho de 2017 4 Mins Read

o filme da minha vida selton melloExiste um velho ditado do saber popular que diz que “somos frutos de nossas escolhas”, e nessa visão acabamos por nos tornar aquilo que decidimos ser dia após dia, decisão após decisão, das menores às mais importantes. É bem verdade que em uma visão menos romântica da vida, sabemos que existe um contexto econômico-social que é responsável por quais escolhas podemos desfrutar. No entanto, dentro dessas possibilidades nossas escolhas são sim responsáveis pelo que nos tornamos. Um deslize inconsequente pode mudar para sempre a vida de um indivíduo, uma família, ou mesmo uma comunidade. Sobre o efeito das escolhas no nosso universo (micro mas coletivo) trata o novo trabalho dirigido por Selton Mello. Com olhar pueril “O filme da Minha vida” conta através da história de Tony Terranova a importância dos laços familiares na formação de um ser social.

Marcando mais um passo na carreira de Selton Mello como diretor (que também dirigiu os longas “Feliz Natal” de 2008 e “O palhaço” em 2011), e mais um marco dessa boa fase enquanto ator (depois de “Soundtrack”), este novo trabalho vem sendo considerado (com razão) uma boa aposta para indicação ao Oscar.

O longa baseado no livro “Um pai de Cinema” conta um drama familiar sob a ótica de seu protagonista Tony (Johnny Massaro). Criado em um lar amoroso, filho de um francês com uma brasileira, Tony vive no interior do Rio Grande do Sul, nas Serras Gaúchas da década de 60. Parte então para fazer faculdade na capital, e quando retorna vê seu pai voltar para seu país natal e abandonar a família. Depois de um ano sem notícias, o romântico protagonista – angustiado com a ausência de seu pai e o peso desse vazio em sua casa – vê sua vida estagnada. Professor de francês, no auge de seus 20 e poucos anos, vivencia em meio a um turbilhão de sentimentos que envolvem esta perda, o aflorar do amor.

Luna (Bruna Linzmeyer) é uma jovem estudante apaixonada por fotografia e por Tony. Aos poucos vê este romance ganhando forma. O envolvimento entre os jovens é contado com gentileza, romantismo e reforça a importância de se ter suporte em momentos delicados. Estes personagens (bem como as atuações por trás deles) são cativantes e despertam uma empatia imediata do público, que passa a dividir a delicadeza de uma história de amor lenta e respeitosa.

maxresdefault 6

Uma característica interessante da narrativa é o perfil de cada um dos (poucos) personagens. Se por um lado se tem Tony e Luna trazendo um colorido bucólico à cena, por outro vemos outros personagens com características e índoles distintas e mais densas. A mãe/mulher abandonada Sofia (Ondina Clais) e seu sofrimento por uma vida solitária – sem entender o motivo da partida de seu grande amor. O pai amoroso Nicolas (Vicent Cassel) que decide abandonar o lar, deixando todo o contexto (visual) mais cinza. O amigo da família Paco (Selton Mello) que leva uma vida medíocre e tem em sua ganância rasa sua própria derrocada. E a bela e triste Petra (Bia Arantes) em sua angústia velada. A interação dos personagens e a forma como a história caminha para aproximá-los em diversos níveis é um dos pontos altos do filme. De maneira simples e delicada todas as pontas se amarram, não deixando muitas dúvidas sobre o futuro dessas famílias.

“O filme da Minha vida” também é muito feliz em retratar os costumes da época. Coisas como o sistema de telefonia, os cinemas, o papel do rádio na rotina das famílias e dos jovens, e (talvez o aspecto mais explorado) a iniciação sexual de rapazes em casas de entretenimento adulto. O que hoje soa estranho, era uma atividade comum nos anos 60 e 70: Jovens por volta dos seus 15 anos tendo suas primeiras relações com garotas de programas, quase que com o consentimento da sociedade, a fim de resguardar as damas “de família”. Esse contraponto com a realidade atual é interessante não só pela naturalidade com que é tratada, mas também para mostrar o quanto se avançou enquanto sociedade frente aos limites de sexualidade diferentes para rapazes e moças (e que sigamos nesse caminho, pois ainda é longo!).

O longa tem em todo seu decorrer uma abordagem bucólica. E nesse aspecto as direções de fotografia (Walter Carvalho) e arte (Claudio Amaral Peixoto) fazem um trabalho primoroso. Retratando paisagens lindas, associando a luz ao contexto emocional dos personagens e ampliando o envolvimento empático do público com a história.

Em resumo, é um filme no qual toda equipe foi muito feliz. Vale a visita e a indicação para os amigos!

Reader Rating0 Votes
0
8.9

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

CinemaCinema NacionalSelton Mello

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

HAMLET foto © João Gabriel Monteiro 19
Anterior

Crítica: Hamlet – Armazém Cia de Teatro

11111111
Próximo

Filmes para quem ama gastronomia

Próximo
11111111
27 de julho de 2017

Filmes para quem ama gastronomia

Anterior
26 de julho de 2017

Crítica: Hamlet – Armazém Cia de Teatro

HAMLET foto © João Gabriel Monteiro 19

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Colagem com duas fotos de apresentação do espetáculo "República Lee", em homenagem à obra de Rita Lee.
    República Lee — Um Musical ao Som de Rita | Um Tributo Cinematográfico em Forma de Peça
    Thiago Sardenberg
    Noel Gallagher, camiseta social branca levemente rosada, tocando guitarra em show dia 16 de agosto de 2025 em Dublin. Imagem colorida.
    Noel Gallagher Pode Estar Preparando Novas Músicas em Meio à Retomada Histórica do Oasis
    Cesar Monteiro
    Travis Scott estará no The Town 2025
    The Town 2025 | Travis Scott Estaria Planejando Sua Própria After Party
    Amanda Moura
    Colagem com duas fotos. À esquerda, autora Claire Douglas assinando livro em sessão de autógrafos, cabeça reclinada, escrevendo, com uma blusa rosa claro de tom neutro e jeans em uma mesa de madeira. À direita capa de seu livro "A Outra Irmã", no Brasil pela Editora Trama.
    A Outra Irmã | Best-seller Que Promete Fisgar Fãs de Suspense Chega ao Brasil
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | Saiba Como Baixar o Seu Ingresso
    Amanda Moura

    Posts Relacionados

    Criança de "A Hora do Mal" vista apenas por sua silhueta preta abrindo uma janela de noite, de costas.

    A Hora do Mal | Terror Grotesco Com Julia Garner e Josh Brolin Prende do Início ao Fim

    Pedro Mesquita
    13 de agosto de 2025
    Irmãos de "Faz de conta que é Paris" (2024) de braços dados com o pai fingindo estarem em uma viagem a Paris em um trailer. Estamos diante de uma paisagem campestre.

    Faz De Conta Que é Paris | O Afeto a Partir de Falta Dele

    Roberto Rezende
    13 de agosto de 2025
    Crianças em sala de aula em "A Hora do Mal", de cabeça para baixo. Um garoto, ao fundo, é o único de cabeça erguida, com um sorriso desconcertante e maquiagem à Coringa.

    A Hora do Mal | O Maior Terror É O Desconhecido

    Roberto Rezende
    12 de agosto de 2025
    Protagonistas de "Os Caras Malvado 2" vestidos prontos para o assalto, a maioria deles com roupas ninja.

    Os Caras Malvados 2 | Filme Surpreende na Ousadia do Roteiro e Complexidade dos Conflitos

    Joana D'arc Souza
    12 de agosto de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon