Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
Crítica de TeatroEspetáculos

Crítica: Hamlet – Armazém Cia de Teatro

Avatar de Lorena Freitas
Lorena Freitas
26 de julho de 2017 4 Mins Read

Levar aos palcos os trabalhos densos outrora escritos pelo (talvez mais) famoso dramaturgo inglês William Shakespeare, nunca é uma tarefa trivial. Adaptações de suas obras ao teatro e ao cinema, no geral, são sinônimos de desafio, mas também de boa receptividade do público. Contudo, considerando que suas obras datam dos idos 1500/1600, dar um ar diferenciado às montagens embute uma provocação à criatividade. No entanto, mentes atentas e (porque não) a frente de seu tempo, conseguem trazer à cena uma nova roupagem e, com isso, encantam quem assiste. Assim é a montagem de “Hamlet” encenada pela Armazém cia de teatro. Dirigida pelo perspicaz Paulo de Moraes, o espetáculo brinca com a história sem dela perder a fidelidade.

A tragédia Shakespeariana, escrita entre 1599 e 1601, narra a busca de um príncipe dinamarquês por vingar a honra de seu pai. Este, envenenado pelo próprio irmão retorna enquanto espectro para contar a seu filho a verdade sobre sua morte. Hamlet então descobre que não somente seu tio traiu seu pai, como sua própria mãe, uma vez que mantinha relações com o cunhado e o ajudou no plano de envenenamento. Quando percebe a veracidade dos fatos narrados pelo espírito de seu pai, o príncipe decide vingá-lo em um plano que mistura loucura e tortura psicológica. O decorrer da trama se torna difícil separar a loucura encenada da loucura real, escancarando como uma traição deste calibre pode ser devastadora. A tragédia trata de temas tão antigos quanto o mundo… Mas infelizmente atuais, como corrupção, traição e vingança.

DBwZEhfWAAAMWRI
Imagem: Divulgação

Na montagem dirigida por Paulo de Moraes a loucura encenada por Hamlet vai além do personagem, atingindo toda atmosfera do teatro. Já de início a cia insere todos os presentes no contexto da festa que inicia o número, aproximando a plateia da narrativa.

Como é natural à visão do diretor, nesta montagem o trabalho não se atém aos padrões convencionais, conseguindo escancarar de forma tragicômica o peso do incesto que corrói as bases familiares e psicológicas do reino dinamarquês. Os diálogos pomposos se mantêm, mas com um ar irônico que por vezes chegam à comicidade, por outras satirizam temas de forma quase cruel. Ainda que mantendo características clássicas, o espetáculo tem pequenas doses atuais em cena, que passeiam por textos, gestos e figurinos. Desta forma se consegue manter características importantes do clássico, sem torná-lo enfadonho ao público atual. E assim, as mais de duas horas de espetáculo transcorrem incitantes.

HAMLET
Foto: Divulgação / João Gabriel Monteiro

A dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça, somada a direção e ao impecável trabalho dos atores trazem um produto visceral de muitas formas. É possível experimentar o medo, os arrependimentos, as dores e (principalmente) a loucura que envolvem os personagens na medida em que a verdade começa a surgir naquele contexto familiar. Hamlet é o personagem mais intenso, e exibe-se forte em sua loucura (cada vez mais intensa e fora de controle); mas todos os personagens são interpretados exatamente no lugar que lhes compete (guardando os possíveis pudores).

Os figurinos auxiliam nesta proposta, ajudando a descrever a personalidade dos personagens. Para isso não segue o padrão de dresscode da época, mesclando referências clássicas e atuais harmoniosamente.

O personagem principal é vivido pela (incrível) Patrícia Selonk. A atriz dá vida a um personagem intenso em uma versão marcante. O fato de ser uma mulher na pele do príncipe é uma abordagem interessante, não só por brincar com as questões de gênero, mas por trazer protagonismo ao feminino mesmo ao tratar de obras desenvolvidas em épocas em que isso não era uma pauta latente.

O Cenário traz ao espetáculo diversas possibilidades, e é utilizado de maneira inteligente. É responsável por criar relações de proximidade e distância (que acontecem no visual e na acústica) estabelecendo limites nas relações tanto entre atores quanto com o público. A iluminação associada ao cenário cria efeitos que explicitam relações e (novamente) a personalidade dos personagens. Ou seja, tudo funciona de forma consonante para um resultado final de bom gosto.

HAMLET foto © João Gabriel Monteiro 17
Foto: Divulgação / João Gabriel Monteiro

O espetáculo conta com projeções que mostram com potência o que passa na cabeça do protagonista. O trabalho audiovisual é incrível não só pelos efeitos, mas pela atuação e pelo encaixe certeiro ao longo do espetáculo.

Uma crítica que pode ser feita é a utilização de outro idioma na composição da trama. Em um breve momento a personagem Ofélia canta e fala em inglês, em uma cena bela e com mensagem que deveria ser entendida por todo público. Neste ponto o espetáculo poderia ser mais acessível (e porque não: menos elitista).

A montagem vem sendo muito elogiada e está concorrendo ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2017 em 6 categorias (inclusive como melhor espetáculo). E fica no Rio até o dia 06 de agosto. Depois partem para Curitiba, onde se apresentam em curtíssima temporada. Daqui fica nossa recomendação: Se conseguir comprar ingressos = VÁ!

HAMLET foto © João Gabriel Monteiro 19 e1501031162745
Crítica: Hamlet – Armazém Cia de Teatro
Sinopse
Prós
Contras
4.5
Nota

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Armazém Cia de TeatroCCBBTeatro

Compartilhar artigo

Avatar de Lorena Freitas
Me siga Escrito por

Lorena Freitas

Geógrafa por formação, bailarina por amor e crespa por paixão, Lorena é uma estudante carioca que passa a vida em busca de soluções capazes de melhorar a qualidade de vida. Como boa taurina: é boa de garfo (e como come!) e amante das artes. Por isso se aventura em danças e circos para deixar a vida mais leve! Tem uma cabeça grande que nunca para de trabalhar e divide aqui na WOO suas loucuras e delícias.

Outros Artigos

02 Silva e Marisa Monte foto Miguel Vassy
Anterior

Precisamos falar do Silva cantando Marisa

o filme da minha vida selton mello
Próximo

Crítica: O filme da minha vida

Próximo
o filme da minha vida selton mello
27 de julho de 2017

Crítica: O filme da minha vida

Anterior
26 de julho de 2017

Precisamos falar do Silva cantando Marisa

02 Silva e Marisa Monte foto Miguel Vassy

3 Comments

  1. Avatar de Ederson Nunes Ederson Nunes disse:
    18 de novembro de 2018 às 16:17

    Ei moça, as projeções não são o que se passa na cabeça do Hamlet, são o fantasma do pai dele. A história só existe pq existe o fantasma

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

Luas Olivieri, tronco inclinado em arco, fotografado do busto para cima, posando para foto com braço direito erguido. Arista está em um fundo com tons pastéis entre azul e rosa, e escreveu o livro "Patuá e Pé na Terra".
“Patuá e Pé na Terra” | Estreia literária de Luas Olivieri chega a sete unidades do Sesc RJ
Joanna Colaço
Baekhyun em videoclipe para a canção "Rendez-Vous".
Ingressos Para Show de Baekhyun no Brasil se Esgotam em Poucas Horas
Amanda Moura
Baterista Zak Starkey durante show do The Woo, vestindo uma capa de chuva amarela e com braço direito (nossa esquerda) erguido em 45º segurando as baquetas.
The Who Demite Baterista Zak Starkey Pela 2ª Vez em Um Mês!
Amanda Moura
Missão Impossível
Missão Impossível | A Evolução da Franquia em 7 Filmes Explosivos
Aimée Borges
Imagem com a Viúva Negra (esquerda) e Sentinela (direita) em "Thunderbolts*".
Sentinela | Quem é Herói De “Thunderbolts*” nas HQs
Hugo Santiago

Posts Relacionados

Donna, vestida com uma jardineira, e amigas no primeiro filme de "Mamma Mia", dançando pelas ruas acompanhadas de uma multidão.

Por que “Mamma Mia!” Ainda Faz Tanto Sucesso (Mesmo Depois de Tantos Anos)?

Joanna Colaço
6 de maio de 2025
Beth Goulart como Clarice Lispector na peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector", caracterizada como a autora, com um vestido vermelho, saia e sapatos escuros, pernas cruzadas, e segurando um cigarro.

Simplesmente Eu, Clarice Lispector | Espetáculo Encerra Temporada e Já Tem Retorno Confirmado

Joanna Colaço
30 de abril de 2025
Teatro lotado para apresentação da peça "É disso eu que tô falando", do humorista Marco Luque.

Marco Luque: É Disso que Eu Tô Falando | Peça Resgata o Melhor da Carreira do Humorista em 4 “Atos”

Roberto Rezende
13 de março de 2025
Foto de carro alegórico da escola de samba "Acadêmicos de Niterói", campeã da Série Ouro do Carnaval do Rio 2025. Há um galo gigante em destaque na frente.

Carnaval 2025 | Acadêmicos de Niterói é a Campeã da Série Ouro do Rio de Janeiro

Amanda Moura
6 de março de 2025
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
ECO SHOW AMAZON BANNER