Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Os Parças

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
29 de novembro de 2017 3 Mins Read

24169358 1921594527880950 1373488485 o

Nos últimos anos, o cinema brasileiro vem tentando, sem muito êxito, se apropriar dos maiores sucessos da internet. Exemplos não faltam: “É fada” (2016), estrelado por Kéfera Buchmann (canal 5inco Minutos), “Porta dos Fundos: Contrato Vitalício” (2016), inspirado pelo programa online homônimo, e o mais recente “Internet: O Filme” (2017), reunião de inúmeros youtubers. “Os Parças”, estreia da Downtown Filmes e da Paris Filmes desta semana, junta-se a essa lista ao trazer para a grande tela os fenômenos virtuais Whindersson Nunes e Tirullipa, ao lado do humorista Tom Cavalcante – estreante em longas-metragens após a saída da tevê aberta – e do apresentador Bruno de Luca – pela primeira vez protagonista no cinema.

Na comédia produzida pela Formata Produções, de Daniela Busoli e Patrícia Cavalcante, esposa de Tom, o quarteto interpreta um grupo de vigaristas que, depois de fugir da polícia no escritório de Mário (Oscar Magrini), se vê obrigado a organizar uma grande festa de casamento com pouco dinheiro para Cíntia (Paloma Bernardi), filha do criminoso Vacário (Taumaturgo Ferreira). A solução então proposta pelo roteiro de Cláudio Torres Gonzaga (“Vestido para Casar”) é um dos poucos acertos do filme. Toinho (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes), Pilôra (Tirullipa) e Romeu (Bruno de Luca) recorrem à malandragem da conhecida rua paulista 25 de Março, em uma celebração das figuras marginais nela encontradas.

jarrodbryant osparcas 287

Se a premissa parece interessante, o mesmo não se pode dizer a respeito do resultado final. No universo ficcional construído por Gonzaga, as mulheres são a loira burra, a filha do traficante, a stripper. Elas só existem em tela na medida em que são sexualizadas pelas personagens masculinas. As caricaturas construídas por Tom Cavalcante, Whindersson Nunes e Tirullipa quando se travestem respectivamente da professora alemã de dança Helga e de duas dançarinas de boate só reforçam esse caráter misógino do longa-metragem. Os dois últimos revelam ainda a presença de traços de homofobia na produção ao darem vida a dois ridicularizados estilistas (foto acima).

Não bastassem os problemas de roteiro, a direção de Halder Gomes (“Cine Holliúdy”, “O Shaolin Do Sertão”) carece de equilíbrio. Ora os atores se prendem excessivamente aos diálogos e soam artificiais, ora se soltam completamente do contexto narrativo. Gomes e Gonzaga também fracassam quando tentam criar momentos de autorreferência: há uma cena em que o filme fala sobre si mesmo e cita o seu título e outra em que os protagonistas abordam sua própria condição de nordestinos na cidade de São Paulo, mas tudo parece encenado demais para funcionar.

Nessa sucessão de erros, nada realmente contribui para conectar o espectador à história contada. A montagem frenética elimina qualquer possibilidade de ritmo cômico, e o excesso de sons, com uma trilha musical ininterrupta, chega a irritar. A produção tenta então, de forma desesperada, atrair o público com uma série de participações especiais. Milhem Cortaz performa papel idêntico ao de “Tropa de Elite”, Carlos Alberto de Nóbrega vive um contrabandista latino, e até Neymar aparece no final. O apelo popular dos famosos, contudo, obviamente não é o suficiente para salvar um projeto fadado ao fracasso.

“Os Parças”, quando muito, não passa de mais uma tentativa mal sucedida de transpor para o cinema a linguagem do YouTube. Não sabe aproveitar o melhor de seus comediantes e não consegue se adequar ao formato de exibição escolhido. E pior ainda: no lugar de provocar o riso e a diversão esperados, resulta, por seu humor superficial e dependente de estereótipos, em uma experiência extremamente constrangedora e desconfortável para alguns.

* O filme estreia 30 de novembro, quinta-feira.

Reader Rating7 Votes
3.3
1

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema BrasileiroComédiaTom Cavalcantewhindersson nunes

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

katita 00
Anterior

Katita: O Preconceito é um Dragão

Happy end cartaz
Próximo

Crítica: Happy End

Próximo
Happy end cartaz
29 de novembro de 2017

Crítica: Happy End

Anterior
28 de novembro de 2017

Katita: O Preconceito é um Dragão

katita 00

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Imagem promocional para vinda do AC/DC ao Brasil, cartaz em preto com as datas de concerto.
    AC/DC | Haverá Uma Quarta Data no Brasil?
    Cesar Monteiro
    Catherine Laga‘aia como Moana no live action de 2026. Ela está no canto inferior direito tocando o mar que se move até ela como um tentáculo brilhante, ocupando a maior parte da tela.
    Moana | Confira Trailer do Live-Action; Filme Estreia em 2026
    Nick de Angelo
    O Sobrevivente
    O Sobrevivente | Acão e Crítica Social para o Espectador Tiktoker
    Rodrigo Chinchio
    Peirce Brosnan como Senhor Destino em Adão Negro
    Senhor Destino | Pierce Brosnan Pode Interpretar o Personagem Novamente No Futuro
    Amanda Moura
    Claire Danes como Agatha 'Aggie' Wiggs e Matthew Rhys como Nile Jarvis, um ao lado do outro, olhando como se recalculassem a rota, de pé, na frente de um prédio de estrutura clássica na série "O Monstro em Mim".
    O Monstro Em Mim | É a Netflix Acertando Mais Uma Vez no Entretimento Semanal
    Roberto Rezende

    Posts Relacionados

    Catherine Laga‘aia como Moana no live action de 2026. Ela está no canto inferior direito tocando o mar que se move até ela como um tentáculo brilhante, ocupando a maior parte da tela.

    Moana | Confira Trailer do Live-Action; Filme Estreia em 2026

    Nick de Angelo
    17 de novembro de 2025
    O Sobrevivente

    O Sobrevivente | Acão e Crítica Social para o Espectador Tiktoker

    Rodrigo Chinchio
    17 de novembro de 2025
    Peirce Brosnan como Senhor Destino em Adão Negro

    Senhor Destino | Pierce Brosnan Pode Interpretar o Personagem Novamente No Futuro

    Amanda Moura
    17 de novembro de 2025
    Claire Danes como Agatha 'Aggie' Wiggs e Matthew Rhys como Nile Jarvis, um ao lado do outro, olhando como se recalculassem a rota, de pé, na frente de um prédio de estrutura clássica na série "O Monstro em Mim".

    O Monstro Em Mim | É a Netflix Acertando Mais Uma Vez no Entretimento Semanal

    Roberto Rezende
    16 de novembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon