Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Os Parças

Avatar de Luiz Baez
Luiz Baez
29 de novembro de 2017 3 Mins Read

24169358 1921594527880950 1373488485 o

Nos últimos anos, o cinema brasileiro vem tentando, sem muito êxito, se apropriar dos maiores sucessos da internet. Exemplos não faltam: “É fada” (2016), estrelado por Kéfera Buchmann (canal 5inco Minutos), “Porta dos Fundos: Contrato Vitalício” (2016), inspirado pelo programa online homônimo, e o mais recente “Internet: O Filme” (2017), reunião de inúmeros youtubers. “Os Parças”, estreia da Downtown Filmes e da Paris Filmes desta semana, junta-se a essa lista ao trazer para a grande tela os fenômenos virtuais Whindersson Nunes e Tirullipa, ao lado do humorista Tom Cavalcante – estreante em longas-metragens após a saída da tevê aberta – e do apresentador Bruno de Luca – pela primeira vez protagonista no cinema.

Na comédia produzida pela Formata Produções, de Daniela Busoli e Patrícia Cavalcante, esposa de Tom, o quarteto interpreta um grupo de vigaristas que, depois de fugir da polícia no escritório de Mário (Oscar Magrini), se vê obrigado a organizar uma grande festa de casamento com pouco dinheiro para Cíntia (Paloma Bernardi), filha do criminoso Vacário (Taumaturgo Ferreira). A solução então proposta pelo roteiro de Cláudio Torres Gonzaga (“Vestido para Casar”) é um dos poucos acertos do filme. Toinho (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes), Pilôra (Tirullipa) e Romeu (Bruno de Luca) recorrem à malandragem da conhecida rua paulista 25 de Março, em uma celebração das figuras marginais nela encontradas.

jarrodbryant osparcas 287

Se a premissa parece interessante, o mesmo não se pode dizer a respeito do resultado final. No universo ficcional construído por Gonzaga, as mulheres são a loira burra, a filha do traficante, a stripper. Elas só existem em tela na medida em que são sexualizadas pelas personagens masculinas. As caricaturas construídas por Tom Cavalcante, Whindersson Nunes e Tirullipa quando se travestem respectivamente da professora alemã de dança Helga e de duas dançarinas de boate só reforçam esse caráter misógino do longa-metragem. Os dois últimos revelam ainda a presença de traços de homofobia na produção ao darem vida a dois ridicularizados estilistas (foto acima).

Não bastassem os problemas de roteiro, a direção de Halder Gomes (“Cine Holliúdy”, “O Shaolin Do Sertão”) carece de equilíbrio. Ora os atores se prendem excessivamente aos diálogos e soam artificiais, ora se soltam completamente do contexto narrativo. Gomes e Gonzaga também fracassam quando tentam criar momentos de autorreferência: há uma cena em que o filme fala sobre si mesmo e cita o seu título e outra em que os protagonistas abordam sua própria condição de nordestinos na cidade de São Paulo, mas tudo parece encenado demais para funcionar.

Nessa sucessão de erros, nada realmente contribui para conectar o espectador à história contada. A montagem frenética elimina qualquer possibilidade de ritmo cômico, e o excesso de sons, com uma trilha musical ininterrupta, chega a irritar. A produção tenta então, de forma desesperada, atrair o público com uma série de participações especiais. Milhem Cortaz performa papel idêntico ao de “Tropa de Elite”, Carlos Alberto de Nóbrega vive um contrabandista latino, e até Neymar aparece no final. O apelo popular dos famosos, contudo, obviamente não é o suficiente para salvar um projeto fadado ao fracasso.

“Os Parças”, quando muito, não passa de mais uma tentativa mal sucedida de transpor para o cinema a linguagem do YouTube. Não sabe aproveitar o melhor de seus comediantes e não consegue se adequar ao formato de exibição escolhido. E pior ainda: no lugar de provocar o riso e a diversão esperados, resulta, por seu humor superficial e dependente de estereótipos, em uma experiência extremamente constrangedora e desconfortável para alguns.

* O filme estreia 30 de novembro, quinta-feira.

Reader Rating7 Votes
3.3
1

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Cinema BrasileiroComédiaTom Cavalcantewhindersson nunes

Compartilhar artigo

Avatar de Luiz Baez
Me siga Escrito por

Luiz Baez

Carioca de 25 anos. Doutorando e Mestre em Comunicação e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio.

Outros Artigos

katita 00
Anterior

Katita: O Preconceito é um Dragão

Happy end cartaz
Próximo

Crítica: Happy End

Próximo
Happy end cartaz
29 de novembro de 2017

Crítica: Happy End

Anterior
28 de novembro de 2017

Katita: O Preconceito é um Dragão

katita 00

Sem comentários! Seja o primeiro.

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Publicidade

    Posts Recentes

    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.
    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro
    Nick de Angelo
    The Town 2025 está chegando!
    The Town 2025 | As Ativações Mais Criativas e a Presença das Marcas no Festival
    Nick de Angelo
    Ludmilla de olhos fechados, microfone na mão esquerda, e braços estendidos ao alto semidobrados, em show no The Town 2025.
    The Town 2025 | Ludmilla Encerra o The Town 2025 no The One Com Energia e Coesão
    Nick de Angelo
    J Balvin, camiseta e calça azul, luva preta na mão estendida, óculos escuros, em apresentação no The Town 2025.
    The Town 2025 | J Balvin Faz Baile Latino E Mostra Que Não É One Hit Wonder
    Nick de Angelo
    Foto aérea do show de Camila Cabello no The Town 2025.
    The Town 2025 | Camila Cabello Mostra Que Fez o Duolingo e Se Esforça Para Agradar
    Nick de Angelo

    Posts Relacionados

    Desenho no estilo mural com tons de aquarela azul e amarelo e músicos de uma orquestra em traços de storyboard tocando.

    XI Festival Musimagem Celebra Trilhas Sonoras e Chega em SP em Setembro

    Nick de Angelo
    15 de setembro de 2025
    Atores de "Deuses da Peça" caracterizados em uma das imagens promocionais, com destaque a seus bustos, com várias roupas estereotipicamente teatrais.

    Deuses da Peste | Quando a Ignorância é a Pior das Pragas

    Roberto Rezende
    10 de setembro de 2025
    Mauro Sousa, filho de Maurício de Sousa, interpretando o pai mais jovem, sentado em um banco de madeira pintado em verde, ao lado de um garoto lendo um gibi do Bidu.

    Mauricio de Sousa Celebrado na 49ª Mostra de Cinema em São Paulo

    Rodrigo Chinchio
    8 de setembro de 2025
    Fotografia em preto e branco usada como material promocional para 'Nouvelle Vague', filme de 2025.

    49ª Mostra de Cinema em São Paulo Exibirá os Dois Novos Filmes do Diretor de Antes do Amanhecer

    Rodrigo Chinchio
    5 de setembro de 2025
    • Sobre
    • Contato
    • Collabs
    • Políticas
    Woo! Magazine
    Instagram Tiktok X-twitter Facebook
    Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
    Banner novidades amazon