Quem não conheceu o quarteto humorístico mais famoso do Brasil? Didi, Dedé, Mussum e Zacarias arrancaram muitas risadas nas décadas de 70, 80 e 90, o time era sucesso de bilheteria com comédias que encantavam todo a família. Em 1981, lançaram o filme que veio a se tornar um clássico, “Os Saltimbancos Trapalhões”. Hoje, 36 anos depois, o filme ganhou uma nova versão “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood” com Didi (Renato Aragão) e Dedé (Manfried Sant’Anna), continuando a tragetória dos eternos trapalhões.
No filme, o Grande Circo Sumatra está em meio a uma crise financeira, o Barão (Roberto Guilherme), dono do circo, acaba aceitando emprestar o espaço circense para leilões de gado e eventos políticos, realizados pelo prefeito da cidade Aurélio Gavião (Nelson Freitas) como uma solução para seus problemas financeiros. No entanto, Didi e Karina (Letícia Colin) têm a ideia de realizar um musical o qual os atores se fantasiam de animais para voltar a atrair o público. Mas não será tarefa tão fácil assim, pois terão que enfrentar o arrogante gerente do circo, Assis Satã (Marcos Frota) e Tigrana (Alinne Moraes).
O filme traz um roteiro bem musical com grandes clássicos de Chico Buarque interpretados pelo elenco. O roteirista Mauro Lima (de Tim Maia) faz uma releitura da obra clássica, nos remetendo aos tempos atuais. Didi dá o tom lúdico ao filme ao ter as ideias para o musical que salvará o circo da falência, através de seus sonhos com animais falantes.
O figurino é impecável, composto por muitas cores, sempre bem vibrantes caracterizando fielmente o mundo circense. A caracterização do elenco, interpretando o musical vestidos de animais, também é outro ponto positivo, junto com a fotografia que nos remete verdadeiramente ao picadeiro.O diretor João Daniel Tikhomiroff (de Besouro) conseguiu, na medida certa, unir ao clássico o musical, a comédia de Didi e Dedé, e ainda dar o toque essencial de emoção e saudosismo, que pode ser conferido em destaque na cena final do longa, que foi dedicado logicamente aos incríveis Mussum e Zacarias.
O filme peca na escolha do título que diz, rumo a Hollywood, tema que não é explorado o suficiente na trama. Acompanhamos apenas alguns flashs durante os sonhos de Didi, que remetem a tal, sendo desnecessário o complemento do mesmo. Todavia as cenas iniciais, as quais revelam esse detalhe, são responsáveis por boas risadas.
Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood tem estreia prevista para dia 19 de janeiro.
Por Bruna Tinoco
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.