Woo! Magazine

Menu

  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar

Siga nas Redes

Woo! Magazine

A imaginação ao seu alcance

Digite e pressione Enter para pesquisar

Woo! Magazine
  • Home
  • Editorias
    • Filmes
    • Séries/TV
    • Música
    • Geek
    • Literatura
    • Espetáculos
  • Especiais
    • SpotLight
      • Lollapalooza
      • D23
      • CCXP
      • Mostra SP
      • Festival do Rio
      • Rock in Rio
      • The Town
      • Bienal do Livro
      • Game XP
    • Entrevistas
    • Premiações
  • Streamings
    • Netflix
    • Amazon Prime Video
    • HBO Max
    • Disney+
    • Apple TV+
  • Listas
  • Colunas
    • Curiosidades
    • Terror
    • Internet
    • Business
    • Tecnologia
    • Esportes
    • Gravellizar
Instagram Tiktok X-twitter Facebook Pinterest
CríticaFilmes

Crítica: Upgrade

Avatar de Oswaldo Marchi
Oswaldo Marchi
23 de agosto de 2018 3 Mins Read

Upgrade posterUm gênero cinematográfico que parecia já estar esgotado em 2018 é a ficção científica, principalmente por causa de uma grande quantidade de produções medíocres lançadas direto para serviços de streaming. A Blumhouse, produtora famosa por seus filmes de terror, decidiu responder a isso com “Upgrade”, um longa com temática e visual familiares, mas que impressiona por sua técnica e roteiro.

Dirigido e escrito por Leigh Whannel – conhecido pelos os fãs de terror como o roteirista da série “Sobrenatural” e dos primeiros “Jogos Mortais” –, o longa é sobre Grey Trace (Logan Marshall-Green), um homem antiquado que vive com sua esposa Asha (Melanie Vallejo) em um mundo que está descobrindo novas tecnologias. Uma noite, ao retornar para casa, o casal é atacado por um grupo de mercenários que assassinam a mulher e deixam o protagonista tetraplégico. Eron Keen (Harrison Gilbertson), o chefe de uma empresa de inovações científicas, convence Grey a testar STEM, um chip experimental que lhe dá de volta o controle de seu corpo, e, após o implante,  o convence a buscar vingança dos assassinos que mataram sua esposa.

Partindo dessa premissa, o roteiro de Whannel mistura ficção científica com body horror, investigação e ação, contando a história com um ritmo ágil e um humor negro pontual. Porém, um dos maiores acertos do script é a construção de um bom personagem principal e de um mundo crível, que é uma transição entre a coloquialidade do presente e a grandiosidade dos sci-fi, sem cair em crítica social rasteira. Isso não significa que ela não esteja presente, já que a comparação nada sutil de “viciados em Realidade Virtual” com usuários de drogas chega a ser canastrona e um pouco desnecessária, mas que se prova útil antes do rolar dos créditos.

Os próprios elementos científicos não são exibidos gratuitamente, sem impacto na trama – como o filme da Netflix “Mudo” faz -, mas sim incorporados na investigação de Grey. Sua presença no universo também é consolidada por um design de produção certeiro que representa bem o estado experimental e transitório da tecnologia. Desse modo, o carro automático da esposa do protagonista se destaca em meio a uma rua de automóveis comuns, assim como uma “mesa-computador” se torna um elemento estranho  em uma casa cheia de eletrodomésticos antiquados.

Esses designs são traduzidos para a tela através de uma mistura ótima de efeitos digitais com efeitos práticos, esses últimos que se destacam na maquiagem de implantes cibernéticos e nas cenas grotescas de assassinato. O visual do filme também é elevado pela fotografia vibrante de Stefan Duscio, a montagem ágil de Andy Canny e a direção precisa de Leigh Whannel, que é um destaque a parte.Upgrade 01

Durante as várias etapas da história, a câmera sempre acompanha a mobilidade do protagonista, portanto, quando o mesmo está confinado a uma cadeira de rodas os enquadramentos são distantes e estáticos, porém, após Grey fazer o implante, eles ficam fixos em suas costas – onde o chip foi posto – e imitam os seus movimentos. Isso é particularmente notável nas sequências de ação, quando STEM assume o comando do corpo e passa a se mover em velocidades extremas, com coreografias impressionantes, parecidas com algo visto em “De Volta Ao Jogo”.

Quem também impressiona é Logan Marshall-Green na sua interpretação do personagem principal, tanto pelo equilíbrio de tragédia e humor que consegue dar a Grey – o que é muito bem-vindo após produções como “TAU” e “Anon”, em que todos parecem entediados – quanto pela sua presença corporal. Após receber o chip que o cura, todos os seus movimentos se tornam robóticos e em cenas nas quais o computador assume, é possível ver seu corpo realizando uma ação enquanto seu rosto demonstra uma emoção completamente diferente.

“Upgrade” é uma agradável surpresa após a onda de mediocridade que assolou o gênero de ficção científica em 2018. Não é uma produção perfeita, já que seu roteiro tem reviravoltas bem óbvias e diálogos expositivos, mas a sua técnica e o seu conceito são bons e originais o suficiente para colocá-lo em um nível acima dos demais.

https://www.youtube.com/watch?v=-T_GmJKEke0

Reader Rating6 Votes
9.2
8

Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso  CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.

Tags:

Ficção Científica

Compartilhar artigo

Avatar de Oswaldo Marchi
Me siga Escrito por

Oswaldo Marchi

Publicitário formado no Rio de Janeiro, tem mais hobbies e ideias do que consegue administrar. Apaixonado por cinema e música, com um foco em filmes de terror trash e bandas de heavy metal obscuras. Atualmente também fala das trasheiras que assiste em seu canal do Youtube, "Trasheira Violenta".

Outros Artigos

39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n
Anterior

Crítica: Te Peguei!

the big bang theory 01 G0oAPKC
Próximo

‘The Big Bang Theory’ – Série chegará ao fim na 12ª Temporada

Próximo
the big bang theory 01 G0oAPKC
23 de agosto de 2018

‘The Big Bang Theory’ – Série chegará ao fim na 12ª Temporada

Anterior
22 de agosto de 2018

Crítica: Te Peguei!

39913627 1949880488405330 5936020251933147136 n

One Comment

  1. Avatar de Luquinhas Luquinhas disse:
    25 de setembro de 2018 às 13:46

    Seu canal no Youtube “Trasheira Violenta” é muito bom!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Posts Recentes

As Guerreiras do K-Pop no Fortnite
As Guerreiras do K-Pop Chegaram ao Fortnite
Amanda Moura
Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra
Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber
Rodrigo Chinchio
Filme Jogo Sujo do Prime Video
Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025
Amanda Moura
Kool & The Gang se apresentando no Ultimate Disco Cruise em 2025. Palco está iluminado com luzes verdes.
Quando o Kool & The Gang Abriu Para o Van Halen – e Surpreendeu Todo Mundo
Cesar Monteiro
Em sentido horário: capas de Chappell Roan, Sabrina Carpenter, fotografia dos Deftones, e capa de Chromakopia, do Tyler the Creator.
Lollapalooza 2026 | Veja a Line-up Completo Por Dia
Nick de Angelo

Posts Relacionados

Ingressos e Pacotes para a 49ª Mostra

Ingressos e Pacotes da 49ª Mostra de Cinema: Tudo o que Você Precisa Saber

Rodrigo Chinchio
1 de outubro de 2025
Filme Jogo Sujo do Prime Video

Prime Video: confira o que chega ao catálogo em outubro de 2025

Amanda Moura
1 de outubro de 2025
Prêmio Cinema LGBTQIA+

49ª Mostra Anuncia o Prisma Queer, Prêmio Dedicado ao Cinema LGBTQIA+

Rodrigo Chinchio
30 de setembro de 2025
Foto em preto e branco com Dalai Lama abraçando um homem em seus ombros. Foto do filme "A Sabedoria da Felicidade".

A Sabedoria da Felicidade | Filme com Dalai Lama Tem Estreia no Festival do Rio

Nick de Angelo
29 de setembro de 2025
  • Sobre
  • Contato
  • Collabs
  • Políticas
Woo! Magazine
Instagram Tiktok X-twitter Facebook
Woo! Magazine ©2024 All Rights Reserved | Developed by WooMaxx
Banner novidades amazon