O estande da JBC dessa sexta (02) na CCXP22 compilou algumas das próximas novidades da editora para 2023: novas traduções, continuações, originais e promessas. A empresa, que recentemente passou por fusão com a Companhia das Letras, também anunciou uma surpresa para o dia 13/12 no seu programa JBC Bits de número 100
Continuações
Os títulos a seguir já são publicados pela editora, mas por alguma razão não estão completos e pararam de ser publicados — seja pela publicação contínua da obra, como é em três dos quatro casos, quanto por hiato — “Hunter x Hunter”, dispensa apresentações. Para todo caso, os quatro receberão novos volumes em 2023.
- Hunter x Hunter, de Yoshihiro Togashi
- My Hero Academia, de Kouhei Horikoshi
- Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô, de Masami Kurumada e Chimaki Kuori
- Vigilante: My Hero Academia Illegals, de Kouhei Horikoshi
Lançamentos
Publicados originalmente por editoras nipônicas, estes são títulos inéditos que serão publicados pela primeira vez, ou recompilados em edição de fã. Para aqueles interessados, a nova versão de “Evangelion” pela JBC é a definitiva e contém conteúdos extras. Keito Gaku elogiou as capas adaptadas ao português e agradeceu pelo trabalho.
- Ao Ashi, de Yuugo Kobayashi
- Boys Run the Riot, de Keito Gaku
- Diário dos Gatos: Yon & Mu, de Junji Ito
- Neon Genesis Evangelion [Collector’s edition], de Hideaki Anno
Os seguintes títulos são lançamentos de talentos nacionais. Cah Poszar, aliás, está com sua mesa no Artists Valley nessa edição e inaugurou o primeiro painel do Palco Bentô.
- Como fazer mangá, vol. I, de Raoni Marqs
- Kophee, de Guilherme Match
- Teerra & Windy, de Cah Poszar
“Como fazer mangá” segue a aventura metalinguística de um aspirante a mangaká ao que ensina/dá dicas para leitores de como trilharem este caminho. “Kophee” é um divertido slice of life sobre a reunião de pessoas através da paixão pelo café. “Teerra & Windy”, que merece uma matéria a parte, está com edição completa e cheia de bônus.
Promessas
Sem especificar data ou estágio de produção, as obras a seguir integrarão o catálogo de mangás da editora em algum momento de 2023; o jeito é acompanhar as redes sociais da JBC. Destaques para a obra de Tezuka, pela primeira vez no Brasil (“Fênix”, inclusive, será adaptado pela Disney), a versão definitiva de “Saint Seiya”, repleta de extras, cenas novas e diálogos alterados pelo autor para aprimorá-la, e “Zoom 100“, que receberá adaptação da Netflix.
- Astro Boy, de Osamu Tezuka
- Fênix, de Osamu Tezuka
- Fullmetal Alchemist: 20th anniversary book, de Hiromu Arakawa
- Mermaid Scales and the Town of The Sand, de Yoko Komori
- Saint Seiya: Final Edition, de Masami Kurumada
- The Fable, de Katsuhisa Minami
- Zoom 100: bucket list of the dead, de Haro Aso
Embora a JBC não tenha feito distinção no anúncio, separamos a seguir por acreditarmos ser de bom tom reservar um olhar especial para os títulos nacionais. Atenção para “The Ghost who Lurks“ pois sondam discussões para uma possível adaptação americana.
- Quack: o caminho do vento, de Kaji Pato
- The ghost who lurks, de Amilcar Pinna e Yuri Moraes
- Como fazer Mangá, vol. II, de Raoni Marqs
- Jiraiya: o incrível ninja, de Chris Tex e Santtos
Em produção/aprovação
Não se sabe bem qual (e se há) diferença entre esta categoria e a anterior, entretanto, mantivemos a nomenclatura e os negritos feitos pela JBC em seu painel no Palco Ultra ipsis litteris para que o leitor saiba que também paira um quê de incerteza neste caso.
- Alice in Borderland, de Haro Aso
- Contos macabros, de Kanako Inuki
- Death Note Short Stories, de Tsugumi Ooba
- Doukyusei, de Asumiko Nakamura
- Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki
- Sangatsu no Lion, de Chica Umino
- Shimanami Tasogare, de Yuuki Kamatani
- Sunny Sunny Ann!, de Miki Yakamoto
Quer estar por dentro do que acontece no mundo do entretenimento? Então, faça parte do nosso CANAL OFICIAL DO WHATSAPP e receba novidades todos os dias.